Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá , gostaria de saber se o cooler box da Intel dos processadores de 11° Geração,  são suficientes na solução térmica.

Estou pensando em um i5 com gráfico onbord,  mas tenho lido que o cooler que vêm é muito ruim. Pesquisando Air coolers e achei muito caros os bons, também não sei qual o mais indicado. Preciso também de placa  mãe,  memória DDR4, HD, fonte, SSD fica fora do orçamento e ainda tenho de ver se meu gabinete Cooler Master 450 Silêncio,  antigo, vai servir.

Acho que tenho de comprar mais um fan frontal compatível com esse gabinete, fora cabos. Os itens estão muito caros e se tiver que comprar cooler para CPU mais gabinete,  vai ficar inviável.

Agradeço desde já quem possa ajudar.

Postado
1 hora atrás, Bel1964 disse:

Preciso também de placa  mãe,  memória DDR4, HD, fonte, SSD fica fora do orçamento e ainda tenho de ver se meu gabinete Cooler Master 450 Silêncio,  antigo, vai servir.

Qual o orçamento, alias, orçamento para o PC inteiro?

Como você não pretende comprar GPU, já pensou em pegar o Ryzen 5 5600g? 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Bel1964 disse:

Olá , gostaria de saber se o cooler box da Intel dos processadores de 11° Geração,  são suficientes na solução térmica.

Estou pensando em um i5 com gráfico onbord,  mas tenho lido que o cooler que vêm é muito ruim. Pesquisando Air coolers e achei muito caros os bons, também não sei qual o mais indicado.

Para uso diário, para internet e documentos do office, o cooler box é mais que suficiente. Para games, render 3D, photoshop, edição de vídeo, não é recomendável manter o cooler stock por não ser capaz de manter a mesma performance em boost prolongado. Você perderia performance nesse caso. Se é para atividades mais intensas como as citadas, recomendo um bom air cooler, podendo ser desde os mais simples de 100 reais até os mais robustos de 300+ reais. Os que indico deixo listados abaixo, com atenção especial para o Scythe Fuma 2 e Ninja 5, que além de muito robustos (muito melhores do que a maioria dos WCs de 800 reais para baixo), ainda custam pouco e cabem em praticamente qualquer gabinete.

Air Cooler bons vão custar a partir de 190 reais, como a série master air, e os excelentes à partir de 300 como os Scythe que citei. Apenas os melhores vão custar de 800 para cima, e isso são os Noctua e alguns passivos. Se você está preocupado com temperaturas, essas faixas de preço são mais que justas. Mesmo com os melhores, e mais caros, WCs de 360mm você não vai passar muito desse nível de arrefecimento. Assista este vídeo para entender melhor.

• CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    DeepCool Gammaxx 400 V2 - 155mm
    DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
    Scythe Ninja 5 - 155 mm
    Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
    Scythe Mugen 5 - 154,5 mm
1 hora atrás, Matheus Dutra disse:

Ia perguntar a mesma coisa. Para quem quer jogar jogos de vez em quando, usar programas de edição de imagem ou vídeo, ou até fazer lives, 5600G é bem mais interessante do que a maioria da competição, especialmente a falida 11ª geração Intel que deveria chamar "fiasco lake". Não recomendo 11ª geração, não importando o quanto a pessoa tem de dinheiro para queimar. 

Preciso também de placa  mãe,  memória DDR4, HD, fonte, SSD fica fora do orçamento e ainda tenho de ver se meu gabinete Cooler Master 450 Silêncio,  antigo, vai servir.

Acho que tenho de comprar mais um fan frontal compatível com esse gabinete, fora cabos. Os itens estão muito caros e se tiver que comprar cooler para CPU mais gabinete,  vai ficar inviável.

Isso recomendo que você pondere antes, pois realmente dá para montar muita coisa melhor do que 11ª geração como já mencionei. Se quiser realmente o melhor pelo seu dinheiro, nos diga quanto pretende gastar no total com o PC e qual será seu uso principal, assim poderemos ajudar melhor.

Exemplo:

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, Matheus Dutra disse:

Já, mas fica mais caro, não têm placas-mãe boas e queria comprar tudo numa loja pelo frete que encarece

As melhores opções estão na Kabum.

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Para uso diário, para internet e documentos do office, o cooler box é mais que suficiente. Para games, render 3D, photoshop, edição de vídeo, não é recomendável manter o cooler stock por não ser capaz de manter a mesma performance em boost prolongado. Você perderia performance nesse caso. Se é para atividades mais intensas como as citadas, recomendo um bom air cooler, podendo ser desde os mais simples de 100 reais até os mais robustos de 300+ reais. Os que indico deixo listados abaixo, com atenção especial para o Scythe Fuma 2 e Ninja 5, que além de muito robustos (muito melhores do que a maioria dos WCs de 800 reais para baixo), ainda custam pouco e cabem em praticamente qualquer gabinete.

Air Cooler bons vão custar a partir de 190 reais, como a série master air, e os excelentes à partir de 300 como os Scythe que citei. Apenas os melhores vão custar de 800 para cima, e isso são os Noctua e alguns passivos. Se você está preocupado com temperaturas, essas faixas de preço são mais que justas. Mesmo com os melhores, e mais caros, WCs de 360mm você não vai passar muito desse nível de arrefecimento. Assista este vídeo para entender melhor.

• CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    DeepCool Gammaxx 400 V2 - 155mm
    DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
    Scythe Ninja 5 - 155 mm
    Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
    Scythe Mugen 5 - 154,5 mm

Ia perguntar a mesma coisa. Para quem quer jogar jogos de vez em quando, usar programas de edição de imagem ou vídeo, ou até fazer lives, 5600G é bem mais interessante do que a maioria da competição, especialmente a falida 11ª geração Intel que deveria chamar "fiasco lake". Não recomendo 11ª geração, não importando o quanto a pessoa tem de dinheiro para queimar. 

Isso recomendo que você pondere antes, pois realmente dá para montar muita coisa melhor do que 11ª geração como já mencionei. Se quiser realmente o melhor pelo seu dinheiro, nos diga quanto pretende gastar no total com o PC e qual será seu uso principal, assim poderemos ajudar melhor.

Exemplo:

Não vou poder comprar placa de vídeo,  muito caras.  Orçamento em torno de 4 mil reais.

Postado

@Bel1964 A menos que você faça alguma mágica, sempre vai pagar mais caro comprando em apenas uma loja. Se observar as promoções, provavelmente economizará pelo menos 100 reais comprando em duas lojas diferentes isso mesmo com o frete adicional. Claro que você tem que saber pesquisar os componentes. Se quiser que ajudemos a fazer o orçamento de acordo com o que você precisa, nos diga quanto deseja gastar, quais componentes já tem e qual é a finalidade do PC.

Postado
22 minutos atrás, Bel1964 disse:

Já, mas fica mais caro, não têm placas-mãe boas e queria comprar tudo numa loja pelo frete que encarece

As melhores opções estão na Kabum.

Não vou poder comprar placa de vídeo,  muito caras.  Orçamento em torno de 4 mil reais.

O Scythe Fuma 2 - 154,5 mm, está quase 400 reais, muito caro.

13 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Bel1964 A menos que você faça alguma mágica, sempre vai pagar mais caro comprando em apenas uma loja. Se observar as promoções, provavelmente economizará pelo menos 100 reais comprando em duas lojas diferentes isso mesmo com o frete adicional. Claro que você tem que saber pesquisar os componentes. Se quiser que ajudemos a fazer o orçamento de acordo com o que você precisa, nos diga quanto deseja gastar, quais componentes já tem e qual é a finalidade do PC.

Uso doméstico, não jogo, mas gosto de vídeos e poder instalar Windows 11. Sempre têm aplicativo pesado, o Libre Office é um deles. Os browsers e outros App. estão ficando pesados. Se pegar um conjunto fraco fica naquele horror de espera. Se abrir vários aplicativos, antivírus, etc. demora muito. Um SSD ajudaria, mas o preço por um de 1Tb está fora de questão e se comprar um de 120Mb, mais um HD, também fica honeroso.

Postado

@Bel1964 Seu uso é leve. Libre office deixaria uma CPU mediana atual com menos de 20% de uso mesmo na situação mais extrema. Se fosse uma CPU bem fraca, aí talvez tivesse breves picos de 60% de uso, mas nunca mais que isso. 

Windows 11 vai lhe trazer muita dor de cabeça, pois ainda está em estágio de correções e a Microsoft já deixou bem claro que vai fazer tudo o mais lentamente possível. Seja como for, a escolha é sua.

Se abrir vários aplicativos, antivírus, etc. demora muito. Um SSD ajudaria, mas o preço por um de 1Tb está fora de questão e se comprar um de 120Mb, mais um HD, também fica honeroso.

Você provavelmente está acostumado com PCs bem fracos, provavelmente celerons ou notebooks antigos. Os padrões de capacidade de processamento hoje são bem diferentes disso, sendo que um processador mediano atual, como o i5 10400F ou o Ryzen 5 3600, terão desempenho muitas vezes acima do que tínhamos alguns anos atrás. Além disso, tempo de carregamento de aplicativos era limitado pelo HDD, não pelo processador, e um SSD de qualidade solucionará isso tranquilamente. Entenda que você está colocando desempenho efetivo e tempo de carregamento na mesma categoria como se fossem a mesma coisa. Saiba que não são, e que muita gente comprou processadores muito caros achando que isso iria mudar o tempo de carregamento, o que não muda, enquanto quem investe em um processador simples e um SSD de qualidade gastará menos e terá essa "percepção de desempenho" muito mais satisfeita. 

Desempenho efetivo é você realizar uma atividade intensa, que requer cálculos complexos, como renderização 3D ou codificação de vídeo. 

Sobre a questão de custo, se você não souber equilibrar sua configuração para seu uso, certamente será muito mais oneroso já que você terá uma máquina com desempenho muito abaixo de suas expectativas ou do que poderia ter gastando o mesmo ou menos. Meu ramo de atuação é justamente conciliar o que pessoas como você precisam e o que o mercado oferece, algo que faço aqui no fórum sem qualquer remuneração, de boa vontade. Se não quiser a ajuda de pessoas que trabalham na área e compreendem o mercado, oferecida gratuitamente aqui pelo fórum, então lamento muito.

Postado

Orçamento em torno de 4 mil reais.

Ryzen 5 5600g R$1.624,90

Gammaxx 400 V2 R$127

A520m DS3H R$560

2x8GB Crucial Ballistix 3600mhz CL16 R$270 * 2 = R$540

SN550 500gb R$335

4xFAN DeepCool RF120 F2 R$30 * 4 = R$120

FH-04 R$32

Seasonic Core GC-500 R$380

Galax Nebulosa R$300

Total: R$4022.

@Bel1964 Acredito que essa seja a melhor configuração em torno de R$4000.

Colegas, se tiverem alguma sugestão, suas opiniões são bem vindas. 

• Obrigado 1
Postado

@Matheus Dutra Trocaria o Galax Nebulosa por um Aerocool Hive, mas fora isso excelente orçamento. Tem que ver se vai atender ao que o colega precisa dentro do que pode pagar. No geral um PC com esses componentes duraria uns bons 5 a 8 anos se bem cuidado, ainda com bom desempenho, certamente muito acima do que qualquer coisa que o mercado comum oferece hoje.

• Obrigado 1
Postado

1 hora atrás, Matheus Dutra disse:

Ryzen 5 5600g R$1.624,90

Gammaxx 400 V2 R$127

A520m DS3H R$560

SN550 500gb R$335

FH-04 R$32

Galax Nebulosa R$300

Aerocool Hive R$320

Certo, troque o Galax Nebulosa pelo Aerocool Hive R$320, ficando um total de: R$4042

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Matheus Dutra disse:

Certo, troque o Galax Nebulosa pelo Aerocool Hive R$320, ficando um total de: R$4042

Se comprar Mad Ryzen, o cooler box não é suficiente?

Queria ver se pegava uma placa Atx, as mAtx   não têm entradas e conectores que posso precisar.

Postado

Não vou poder usar meu gabinete? Ele já têm o Driver de DVD. Minha última configuração tem um Core i5 de 4° Geração.

As peças estão velhas, inclusive com vídeo offboard, bem ruim porquê me venderam "gato por lebre". Quando minha VGA queimou e 2 HD de 500gb, um que troquei naquela pseudo assistência técnica nem é Sata 3. Memória DDR3 de 4Gb kingston, placa-mãe ASUS B 85 Plus, Fonte corsair 450w. 

17 horas atrás, Matheus Dutra disse:

Ryzen 5 5600g R$1.624,90

Gammaxx 400 V2 R$127

A520m DS3H R$560

SN550 500gb R$335

FH-04 R$32

Galax Nebulosa R$300

Na configuração acima, faltou a fonte, por isso trocar de gabinete e ter que comprar um driver externo de DVD, fica muito caro , gostaria de 16gb de RAM, mas também sobe muito, fico com 8gb.

Postado

Não vou poder usar meu gabinete? Ele já têm o Driver de DVD.

Não recomendo, ele é muito ruim, no quesito de refrigeração. 

15 horas atrás, Bel1964 disse:

Queria ver se pegava uma placa Atx, as mAtx   não têm entradas e conectores que posso precisar.

Se for pegar uma placa-mãe ATX, vai passar do seu orçamento, quais entradas e conectores seriam esses? Você pode comprar eles a parte, para colocar no Pci. 

Postado
Em 29/12/2021 às 06:42, Bel1964 disse:

Não vou poder usar meu gabinete? Ele já têm o Driver de DVD. Minha última configuração tem um Core i5 de 4° Geração.

As peças estão velhas, inclusive com vídeo offboard, bem ruim porquê me venderam "gato por lebre". Quando minha VGA queimou e 2 HD de 500gb, um que troquei naquela pseudo assistência técnica nem é Sata 3. Memória DDR3 de 4Gb kingston, placa-mãe ASUS B 85 Plus, Fonte corsair 450w. 

Se eu pegar o Ryzen ainda vou precisar de cooler para cpu?

Em 29/12/2021 às 06:42, Bel1964 disse:

Posso pegar essa memória: 

Memoria Kingston Fury Beast, 4GB (1x4GB), DDR4, 2666MHz, C16, Preto, KF426C16BB/4

https://www.pichau.com.br/memoria-kingston-fury-beast-4gb-1x4gb-DDR4-2666mhz-c16-preto-kf426c16bb-4

tensão 1,2V.

Esse gabinete é bom: GABINETE GAMER MANCER TYPHOON LATERAL DE VIDRO PRETO, MCR-TPN-BL01

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-mancer-typhoon-lateral-de-vidro-preto-mcr-tpn-bl01

KIT VENTOINHA TGT MIRAGE, 5X120MM, LED RGB, TGT-MRG120-RGB5

https://www.pichau.com.br/kit-ventoinha-tgt-mirage-5x120mm-led-RGB-tgt-mrg120-rgb5

não sei se dá para comprar o kit e instalar nos espaços reservados do gabinete  acima.

Pichau Kit upgrade, AMD Ryzen 5 5600G, X570 DDR4

SKU: Pichau-KIT-27886

Processador:1 x Processador AMD Ryzen 5 5600G, 6-Core, 12-Threads, 3.9GHz (4.4GHz Turbo), Cache 19MB, AM4, 100-100000252BOX R$ 1.707,37

placa-mãe :1 x placa-mãe ASUS TUF GAMING X570-PLUS/BR DDR4 Socket AM4 Chipset AMD X570 R$ 1.540,86.

Fonte Corsair CX Series CX550 80 Plus Bronze 550W PFC Ativo, CP-9020121,

SSD WD Blue SN550 500GB M.2 2280 NVMe, WDS500G2B0C.

O Cooler cpu acho que o do Ryzen vai ser sufuciente.

Em 28/12/2021 às 13:57, WOZ Dods disse:

@Matheus Dutra Trocaria o Galax Nebulosa por um Aerocool Hive, mas fora isso excelente orçamento. Tem que ver se vai atender ao que o colega precisa dentro do que pode pagar. No geral um PC com esses componentes duraria uns bons 5 a 8 anos se bem cuidado, ainda com bom desempenho, certamente muito acima do que qualquer coisa que o mercado comum oferece hoje.

Sempre procuro os drives dos fabricantes, salvo o que não têm.

Em 28/12/2021 às 13:30, Matheus Dutra disse:

Ryzen 5 5600g R$1.624,90

Gammaxx 400 V2 R$127

A520m DS3H R$560

SN550 500gb R$335

FH-04 R$32

Galax Nebulosa R$300

Realmente 4 mil reais, nem sonhando, Com sorte  4.650 reais.

Postado
59 minutos atrás, Bel1964 disse:

Memoria Kingston Fury Beast, 4GB (1x4GB), DDR4, 2666MHz, C16, Preto, KF426C16BB/4

https://www.pichau.com.br/memoria-kingston-fury-beast-4gb-1x4gb-DDR4-2666mhz-c16-preto-kf426c16bb-4

tensão 1,2V.

Esse gabinete é bom: GABINETE GAMER MANCER TYPHOON LATERAL DE VIDRO PRETO, MCR-TPN-BL01

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-mancer-typhoon-lateral-de-vidro-preto-mcr-tpn-bl01

KIT VENTOINHA TGT MIRAGE, 5X120MM, LED RGB, TGT-MRG120-RGB5

https://www.pichau.com.br/kit-ventoinha-tgt-mirage-5x120mm-led-RGB-tgt-mrg120-rgb5

não sei se dá para comprar o kit e instalar nos espaços reservados do gabinete  acima.

Memória de 2666 e 4 GB?!?! péssima escolha. Olhe estas: Memória DDR4 Geil Evo Potenza, 8GB, 3600MHz, Red, GAPR48GB3600C18BSC - R$ 269,90

O gabinete parece razoável, mas eu confiaria mais em um aerocool hive.

As ventoinhas não recomendo. Se vai gastar com RGB, compre algo de qualidade e durável. Essas ventoinhas não são nem um nem outro. Kits de qualidade RGB são os Deepcool RF120 RGB de 3 e 5 ventoinhas. O preço é bem mais alto, então recomendo que compre ventoinhas normais e depois, quando tiver dinheiro sobrando, compre as RGB se fizer questão. Se quiser pode pegar um kit de 3 agora e outro depois, fica a seu critério.

59 minutos atrás, Bel1964 disse:
  1. Pichau Kit upgrade, AMD Ryzen 5 5600G, X570 DDR4
    SKU: Pichau-KIT-27886
    Processador:1 x Processador AMD Ryzen 5 5600G, 6-Core, 12-Threads, 3.9GHz (4.4GHz Turbo), Cache 19MB, AM4, 100-100000252BOX R$ 1.707,37
    placa-mãe :1 x placa-mãe ASUS TUF GAMING X570-PLUS/BR DDR4 Socket AM4 Chipset AMD X570 R$ 1.540,86.
  2. Fonte Corsair CX Series CX550 80 Plus Bronze 550W PFC Ativo, CP-9020121,
  3. SSD WD Blue SN550 500GB M.2 2280 NVMe, WDS500G2B0C.
  4. O Cooler cpu acho que o do Ryzen vai ser sufuciente.
  1. Se você está regulando grana de outros componentes, não faz sentido gastar 1200 a 1300 em uma MB como nesse kit. Tem placa-mãe de qualidade que custa 500 a 600 reais, metade do que você gastaria nesse kit.
  2. Pegue a Seasonic Core 550 gold full modular na terabyteshop
  3. Bom SSD se o preço estiver abaixo de 500 reais ou próximo.
  4. Sim, por hora ele é suficiente.
1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Bom SSD se o preço estiver abaixo de 500 reais ou próximo.

Vi o preço agora. 370 reais?!?! Que preço ótimo!!! Compre antes que acabe! :P

Postado
6 horas atrás, WOZ Dods disse:

Memória de 2666 e 4 GB?!?! péssima escolha. Olhe estas: Memória DDR4 Geil Evo Potenza, 8GB, 3600MHz, Red, GAPR48GB3600C18BSC - R$ 269,90

O gabinete parece razoável, mas eu confiaria mais em um aerocool hive.

As ventoinhas não recomendo. Se vai gastar com RGB, compre algo de qualidade e durável. Essas ventoinhas não são nem um nem outro. Kits de qualidade RGB são os Deepcool RF120 RGB de 3 e 5 ventoinhas. O preço é bem mais alto, então recomendo que compre ventoinhas normais e depois, quando tiver dinheiro sobrando, compre as RGB se fizer questão. Se quiser pode pegar um kit de 3 agora e outro depois, fica a seu critério.

1. Se você está regulando grana de outros componentes, não faz sentido gastar 1200 a 1300 em uma MB como nesse kit. Tem placa-mãe de qualidade que custa 500 a 600 reais, metade do que você gastaria nesse kit.
  2. Pegue a Seasonic Core 550 gold full modular na terabyteshop
  3. Bom SSD se o preço estiver abaixo de 500 reais ou próximo.
  4. Sim, por hora ele é suficiente.

Vi o preço agora. 370 reais?!?! Que preço ótimo!!! Compre antes que acabe! :P

Podes me indicar os fans, se tiver na pichau seria melhor 

Acho que placa-mãe é tão importante, investir em micro-Atx, com os modelos que olhei, não acho bom. Não faço questão alguma em RGB, só escolhi aquele modelo, por ter 5 fans.

Postado
15 horas atrás, Bel1964 disse:

Acho que placa-mãe é tão importante, investir em micro-Atx, com os modelos que olhei, não acho bom. Não faço questão alguma em RGB, só escolhi aquele modelo, por ter 5 fans.

Não entendi sua frase. O que lhe digo é que para sua escolha de MB é mais importante você se atentar à qualidade do que à aparência ou utilidade teórica. X570 é voltado para OC, esse é o diferencial dela. Aqui no Brasil raramente vale a pena fazer OC por causa do alto custo de componentes adequados (fonte, MB e RAM adequados). O valor que você gasta a mais só na placa-mãe já daria para aumentar o desempenho com um modelo superior de CPU, que seria MUITO mais interessante e terá um desempenho e durabilidade efetivamente maiores em relação a qualquer OC doméstico.

Repito, A520M DS3H ou uma das B550 abaixo, sendo que B550, por ter sido lançado depois de X570 e junto com a 5ª geração de Ryzen, geralmente é um chipset mais maduro e comumente superior em vários aspectos aos X570.

• ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    Gigabyte B550M Aorus Elite
    Gigabyte B550 Aorus Elite V2
    Gigabyte B550M DS3H
    MSI MAG B550M Bazooka

Nem sempre o "mais caro" ou "mais propagandeado" é de fato o melhor.

Nota.: A B550 Aorus Elite V2 é cotada como superior a muitas X570. Ainda sim não há diferença de durabilidade ou desempenho entre ela e as demais da lista.

16 horas atrás, Bel1964 disse:

Podes me indicar os fans, se tiver na pichau seria melhor 

A única que eu indicaria lá abaixo de 40 reais é a Deepcool RF120 de cores fixas, mas ela não vale os 32 reais cobrados lá. A Cooler FAN Deepcool XFan 120, 120mm, Preto - DP-FDC-XF120 - R$ 18,90 é tão boa quanto e custa 18,90. Mesmo pagando frete adicional ficará mais barato dependendo da quantidade que comprar.

Postado

Escolhi as peças, algumas indicadas em falta e acabei fazendo besteira ao colocar um SSD de 120Gb, não sei se vai dar para o Windows 10 mais aplicativos. Coloquei um HD de 1Tb.

Na terabyte segui a configuração para montarem, mas acho que não instalam os fans de gabinete, pois comprei separado do Desktop Plataforma AMD full custom, pois naõ tinha esse item na escolha de peças.

Vou ter que atualizar a BIOS e comprei na Kabum mais itens que faltaram.

·   PC Gamer Plataforma AMD Ryzen 5000 (FULL CUSTOM) Terabyteshop:

- Processador AMD Ryzen 5 5600G 3.9GHz (4.4GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4, Com vídeo integrado (x1)
- placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus , Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4 (x1)
- Memória DDR4 Geil Evo Potenza, 8GB, 3200MHz, Red, GAPR48GB3200C16BSC (x1)
- Fonte Seasonic Core GC-500, 500W, 80 Plus Gold (x1)
- Gabinete Gamer Galax Nebulosa, Mini Tower, Vidro Temperado, Sem Fan, Black, Sem Fonte, GX700 (x1)
- HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB, ST1000DM010 (x1)
- SSD Gigabyte, 128GB, M.2 2280, NVMe, Leitura 1550MBs e Gravação 550MBs (x1).

Kabum:

Gravador Externo ASUS Dvd Sdrw-08d2s-u/blk - 1

Cabo de Força MD9 1.5M 3X0,50 - 1

Cabo HDMI PIX 2m 2.0 4K 19 Pinos - 1

Agora é esperar se tudo da certo e se os itens não vão dar problema.

Não sei como instalar as ventoinhas e só tem 2 conectores nessa placa-mãe, comprei 3 fans, e preciso colocar um HD  antigo de 500gb Sata, com backup de meus arquivos, incluindo os drives da nova placa-mãe, não sei como instalar.

Postado
55 minutos atrás, Bel1964 disse:
  1. ·   PC Gamer Plataforma AMD Ryzen 5000 (FULL CUSTOM) Terabyteshop:
  2. - Processador AMD Ryzen 5 5600G 3.9GHz (4.4GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4, Com vídeo integrado (x1)
  3. - placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus , Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4 (x1)
  4. - Memória DDR4 Geil Evo Potenza, 8GB, 3200MHz, Red, GAPR48GB3200C16BSC (x1)
  5. - Fonte Seasonic Core GC-500, 500W, 80 Plus Gold (x1)
  6. - Gabinete Gamer Galax Nebulosa, Mini Tower, Vidro Temperado, Sem Fan, Black, Sem Fonte, GX700 (x1)
  7. - HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB, ST1000DM010 (x1)
  8. - SSD Gigabyte, 128GB, M.2 2280, NVMe, Leitura 1550MBs e Gravação 550MBs (x1).
  1. Hummmm... Sério que comprou pronto??? Vai lhe trazer mais dores de cabeça do que se deixasse uma criança montar, mas vamos lá...
  2. Ok, boa CPU para quem não quer gastar com o absurdo de GPUs hoje.
  3. Boa MB, ok.
  4. Tem memórias com preço próximo disso a 3600 MHz, ideal para Ryzen. Pesquise nessa mesma loja e verá.
  5. Ok, boa fonte, tem opção full modular pela mesma faixa de preço, até com potência superior por um pouquinho mais. Montei centenas de PCs sem modularidade, não pretendo cometer esse erro novamente.
  6. Não recomendo esse gabinete. Compre um Aerocool Hive, de mesmo valor, na kabum ou outra loja, mas não o nebulosa. A restrição de espaço custa caro nas temperaturas. Dá para fazer o nebulosa funcionar bem, mas é mais fácil com um gabinete mid ATX... bem mais fácil.
  7. Western Digital dura mais, Toshiba também, mas durar 5 anos, no mínimo, já é bom e a Seagate provê pelo menos isso... ao menos em teoria.
  8. Ok, mas 256 custa quase o mesmo. Entenda que em NVMe a velocidade teórica é irrelevante para uso doméstico. Você não atingirá quase nunca a velocidade teórica, pois essa é destinada a servidores e leitura/escrita de grande volumes de arquivos, ou de arquivos de grande volume, regularmente, o que simplesmente NÃO ACONTECE domesticamente. Se quer gastar bem, tem SSDs da linha WD custando o mesmo com mais capacidade. Observe que 120 GBs é MUITO para colocar só o windows, mas a durabilidade de SSDs está intimamente ligada à sua capacidade. Se quer algo mais durável, compre algo de pelo menos 256 GBs que é a norma de custo/benefício atual.
  1. Gravador Externo ASUS Dvd Sdrw-08d2s-u/blk - 1
  2. Cabo de Força MD9 1.5M 3X0,50 - 1
  3. Cabo HDMI PIX 2m 2.0 4K 19 Pinos - 1
  1. Mídia morta. Se quer fazer valer a pena, jogue seus DVDs REALMENTE importantes na nuvem. Depender de mídias ópticas hoje é andar para trás. 
  2. Ok, mas a especificação ideal seria 0,75, jamais 0.50...
  3. 2.0 é legal, perfeito até, só não conheço nem confio na marca. Hoje temos poucas opções, espero que essa seja funcional, mas se quiser realmente fazer seu dinheiro valer mais, pelo menos pesquise a marca antes de comprar. Melhor gastar 50% a mais no preço agora do que passar raiva com cabos de má qualidade como TANTO ocorre aqui nesse fórum. ;)

Agora é esperar se tudo da certo e se os itens não vão dar problema.

Não sei como instalar as ventoinhas e só tem 2 conectores nessa placa-mãe, comprei 3 fans, e preciso colocar um HD  antigo de 500gb Sata, com backup de meus arquivos, incluindo os drives da nova placa-mãe, não sei como instalar.

Para cada 4 ventoinhas você pode usar um FH-04, algo que foi insiste e sabiamente indicado pelo colega @Matheus Dutra. Se usar dois FH-04, sua MB que tem apenas dois SYS_FAN passa a suportar oito ventoinhas. Se tiver mais um conector de CPU_OPT, normalmente destinado a water coolers, ainda terá mais quatro. 

Recomendo que jamais deixe esse HD instalado na nova máquina quando for instalar o seu windows. Se quer uma instalação funcional e sem stress posterior, com mínima e rápida manutenção, leia atentamente esse meu tópico e consulte nossa comunidade (e/ou a mim) se tiver dúvidas:

Postado
19 horas atrás, WOZ Dods disse:
  1. Hummmm... Sério que comprou pronto??? Vai lhe trazer mais dores de cabeça do que se deixasse uma criança montar, mas vamos lá...
  2. Ok, boa CPU para quem não quer gastar com o absurdo de GPUs hoje.
  3. Boa MB, ok.
  4. Tem memórias com preço próximo disso a 3600 MHz, ideal para Ryzen. Pesquise nessa mesma loja e verá.
  5. Ok, boa fonte, tem opção full modular pela mesma faixa de preço, até com potência superior por um pouquinho mais. Montei centenas de PCs sem modularidade, não pretendo cometer esse erro novamente.
  6. Não recomendo esse gabinete. Compre um Aerocool Hive, de mesmo valor, na kabum ou outra loja, mas não o nebulosa. A restrição de espaço custa caro nas temperaturas. Dá para fazer o nebulosa funcionar bem, mas é mais fácil com um gabinete mid ATX... bem mais fácil.
  7. Western Digital dura mais, Toshiba também, mas durar 5 anos, no mínimo, já é bom e a Seagate provê pelo menos isso... ao menos em teoria.
  8. Ok, mas 256 custa quase o mesmo. Entenda que em NVMe a velocidade teórica é irrelevante para uso doméstico. Você não atingirá quase nunca a velocidade teórica, pois essa é destinada a servidores e leitura/escrita de grande volumes de arquivos, ou de arquivos de grande volume, regularmente, o que simplesmente NÃO ACONTECE domesticamente. Se quer gastar bem, tem SSDs da linha WD custando o mesmo com mais capacidade. Observe que 120 GBs é MUITO para colocar só o windows, mas a durabilidade de SSDs está intimamente ligada à sua capacidade. Se quer algo mais durável, compre algo de pelo menos 256 GBs que é a norma de custo/benefício atual.
  1. Mídia morta. Se quer fazer valer a pena, jogue seus DVDs REALMENTE importantes na nuvem. Depender de mídias ópticas hoje é andar para trás. 
  2. Ok, mas a especificação ideal seria 0,75, jamais 0.50...
  3. 2.0 é legal, perfeito até, só não conheço nem confio na marca. Hoje temos poucas opções, espero que essa seja funcional, mas se quiser realmente fazer seu dinheiro valer mais, pelo menos pesquise a marca antes de comprar. Melhor gastar 50% a mais no preço agora do que passar raiva com cabos de má qualidade como TANTO ocorre aqui nesse fórum. ;)

Para cada 4 ventoinhas você pode usar um FH-04, algo que foi insiste e sabiamente indicado pelo colega @Matheus Dutra. Se usar dois FH-04, sua MB que tem apenas dois SYS_FAN passa a suportar oito ventoinhas. Se tiver mais um conector de CPU_OPT, normalmente destinado a water coolers, ainda terá mais quatro. 

Recomendo que jamais deixe esse HD instalado na nova máquina quando for instalar o seu windows. Se quer uma instalação funcional e sem stress posterior, com mínima e rápida manutenção, leia atentamente esse meu tópico e consulte nossa comunidade (e/ou a mim) se tiver dúvidas:

Agora já comprei, o HD que pretendo instalar é com backup dos dados, o tamanho só cabe em HD, comprar mais um externo fica muito caro. Também acho o gabinete pequeno, mas esqueci do hive e nem sei se tinha. Minhas mídias de CD incluem preciosidades inclusive da Deutsche grammophon. Agora vinil voltou na moda. Nem conseguiria fazer upload de tanta coisa é nem espaço em nuvem que não seja pago, teria. Comprei só 3 fans. Meu orçamento estourou.

• Curtir 1
Postado

@Bel1964 Pensou em converter esses CDs para FLAC? Lembre-se de que CDs tem vida útil limitada e que quando degradarem ficarão inúteis. Muita gente guarda enormes acervos dessas mídias por anos e só descobre que degradam o dia que vão tentar usar.

Postado
2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Bel1964 Pensou em converter esses CDs para FLAC? Lembre-se de que CDs tem vida útil limitada e que quando degradarem ficarão inúteis. Muita gente guarda enormes acervos dessas mídias por anos e só descobre que degradam o dia que vão tentar usar.

O que é flac?

A propósito o cabo de força 75mm, só tem da duex e difícil de achar.

A razão porquê preferi montado é que em Florianópolis não conheço nenhuma assistência técnica que não me cause grandes problemas. Não tem uma que eu tenha precisado que deixou de causar mais perdas que ganhos.

O Hive teria que ter pego na Kabum. Não entendo de montagem, nem tenho uma visão boa para encaixar tudo no seu devido lugar. Me perdi no SSD, porquê quando escolhia uma peça, no final faltava a peça é assim por diante. Quanto a gabinete em mesh são bem raros de achar.

Obrigada. 

• Curtir 1
Postado

O que é flac?

Free Lossless Audio Codec

É basicamente a máxima qualidade de áudio que você pode ter hoje. Os arquivos ficam grandes, mas creio que bem menores do que o tamanho de cada CD. A média que encontrei é de 250 a 450 MB por arquivo. Pessoalmente eu prefiro MP3 com máxima qualidade, o que caberia na nuvem sem problema algum. Seja como for minha recomendação permanece a mesma: se quiser preservar seu acervo a única saída é fazer backups redundantes, começando pela nuvem. Planos da google hoje custam bem barato por mês. Meu acervo de CDs hoje se resume a duas edições importadas de álbuns que tem significância especial para mim, mas tenho certeza que em pouco tempo vou jogá-los fora, pois já terão falhas de leitura. Cada um tem pelo menos 20 anos de idade.

A razão porquê preferi montado é que em Florianópolis não conheço nenhuma assistência técnica que não me cause grandes problemas. Não tem uma que eu tenha precisado que deixou de causar mais perdas que ganhos.

Acredite, montar é mais fácil do que LEGO para a maioria. Basicamente 99% de tudo dentro do PC só tem um lugar para encaixar. Você só precisa se informar um pouco para agilizar o processo e não errar no manuseio. Seja como for, se já está montado, ok.

O Hive teria que ter pego na Kabum. Não entendo de montagem, nem tenho uma visão boa para encaixar tudo no seu devido lugar. Me perdi no SSD, porquê quando escolhia uma peça, no final faltava a peça é assim por diante. Quanto a gabinete em mesh são bem raros de achar.

Nem tanto. A questão de encaixar você pode pesquisar no youtube, seja na forma de um vídeo de montagem completo e comentado ou de peça por peça se tiver dúvida. Vemos gente que nunca colocou a mão em peça nenhuma fazerem a primeira montagem com tutoriais hoje e é bem raro dar algo errado. Sobre os gabinetes, é por isso que eu mantenho uma listinha com os mais fáceis de achar.

Seja como for, procure saber sobre converter os CDs. Vai valer a pena.

Postado
Em 03/01/2022 às 09:40, WOZ Dods disse:

Free Lossless Audio Codec

É basicamente a máxima qualidade de áudio que você pode ter hoje. Os arquivos ficam grandes, mas creio que bem menores do que o tamanho de cada CD. A média que encontrei é de 250 a 450 MB por arquivo. Pessoalmente eu prefiro MP3 com máxima qualidade, o que caberia na nuvem sem problema algum. Seja como for minha recomendação permanece a mesma: se quiser preservar seu acervo a única saída é fazer backups redundantes, começando pela nuvem. Planos da google hoje custam bem barato por mês. Meu acervo de CDs hoje se resume a duas edições importadas de álbuns que tem significância especial para mim, mas tenho certeza que em pouco tempo vou jogá-los fora, pois já terão falhas de leitura. Cada um tem pelo menos 20 anos de idade.

Acredite, montar é mais fácil do que LEGO para a maioria. Basicamente 99% de tudo dentro do PC só tem um lugar para encaixar. Você só precisa se informar um pouco para agilizar o processo e não errar no manuseio. Seja como for, se já está montado, ok.

Nem tanto. A questão de encaixar você pode pesquisar no youtube, seja na forma de um vídeo de montagem completo e comentado ou de peça por peça se tiver dúvida. Vemos gente que nunca colocou a mão em peça nenhuma fazerem a primeira montagem com tutoriais hoje e é bem raro dar algo errado. Sobre os gabinetes, é por isso que eu mantenho uma listinha com os mais fáceis de achar.

Seja como for, procure saber sobre converter os CDs. Vai valer a pena.

Problema é que tenho péssima agilidade manual e os medicamentos para neuralgia pós herpética de anos embaçam minha visão e também minha capacidade de concentração e memória .

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...