Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Estou querendo trocar os fans do meu gabinete por modelos mais silenciosos e com controle de velocidade, aí dei uma pesquisada e encontrei algumas coisas, mas não entendo muito sobre isso, então queria perguntar pra vcs pra não comprar errado...

Hoje meu gabinete tem 5 fans, 1 traseiro que é mais fraco e q não faz muito barulho que já veio com o gabinete, e 4 mais barulhentos, 2 na frente e 2 em cima. Todos eles são ligados direto na fonte.

Pelo que entendi eu deveria liga-los na porta PWM que é onde hoje fica ligado o cooler da CPU, e pra isso eu precisaria comprar uma plaquinha/adaptador que dê pra ligar os 5 fans + o cooler nessa PWM, é isso mesmo? Se sim, poderiam me dar recomendações de placas/adaptadores pra fazer isso?

Minha placa-mãe é uma A520M-PLUS.

Pretendo comprar fans desse modelo: https://m.kabum.com.br/produto/104390/cooler-fan-scythe-kaze-flex-120-pmw-120mm-su1225fd12m-rhp

Ou se vcs tiverem alguma recomendação de algum outro modelo de fan na mesma faixa de preço que seja melhor e/ou mais silencioso eu também agradeço!

EDIT: Depois de postar achei o manual da placa e a foto dela(abaixo) na internet, próximo ao cooler traseiro tem uma porta CHA_FAN_1, e em cima da porta do cooler da CPU tem a CHA_FAN_2, então eu poderia só comprar um adaptador pra 4 fans como esse aqui né? https://www.pichau.com.br/controladora-deepcool-fh-04-4xfan-pwm-dp-f04pwm-hub?gclid=Cj0KCQiAq7COBhC2ARIsANsPATGeoD0E-G1jo5zhnN0IWcVhZKAAfEig2I3CvlOK9eHkpxPhLlF9xZMaArg-EALw_wcB

ryj8wwu60iotu8qj_setting_xxx_0_90_end_10

Postado

Não coloque nenhuma ventoinha que não seja do cooler da CPU na porta do cpu fan de sua motherboard, alí deve ser instalado somente o cooler da cpu. Use os conectores para fans do gabinete (chassi fans) para conectar as ventoinhas do gabinete. Dá para usar mais de uma ventoinha em cada conector, mas precisa de um adaptador para ligar os fans de forma serial, e você não conseguiria controlar a velocidade individualmente, normalmente você só teria leitura do primeiro fan para controlar a velocidade. Eu não recomendaria instalar mais de dois fans em um header, para não sobrecarregar o mesmo.

Outra coisa é você verificar se os fans do seu gabinete são do tipo PWM ou DC, você até pode ligar fans de um tipo em controladores do outro tipo, mas não vai ter o controle de velocidade dos fans.

Postado
3 horas atrás, Caiosw disse:

Pelo que entendi eu deveria liga-los na porta PWM que é onde hoje fica ligado o cooler da CPU

Entendeu errado nesse trecho.

Qualquer conector de fan na placa-mãe com 4 Pinos já tem a função do PWM.

Você pode comprar qualquer hub de fans e ligar os fans nesse hub e colocar conectado na placa-mãe que vai funcionar.

O CPU_FAN é apenas para o cooler do processador, que deve ser usado quando se usa o fan original do processador, ou Aircooler, ou até colocar a bomba do Water Cooler.

Postado
9 horas atrás, Caiosw disse:

Pretendo comprar fans desse modelo: https://m.kabum.com.br/produto/104390/cooler-fan-scythe-kaze-flex-120-pmw-120mm-su1225fd12m-rhp

Ou se vcs tiverem alguma recomendação de algum outro modelo de fan na mesma faixa de preço que seja melhor e/ou mais silencioso eu também agradeço!

Eu sempre indico ventoinhas da Scythe, mas o preço praticado não é condizente com o que você vai ganhar. Recomendo que pondere sobre mudar para modelos mais simples. Se forem de qualidade e você usar controle de velocidade, mesmo as ventoinhas mais baratas serão satisfatórias. O que recomendo hoje é parear um conjunto de ventoinhas XPG vento, que tem rolamentos de qualidade, com os FH-04 que você mencionou. Lembrando que o ideal é sempre ter número de ventoinhas "par", para destinar o mesmo número de ventoinhas para intake e outtake de ar. Você vai precisar de um FH-04 para cada quatro ventoinhas e sua placa-mãe vai suportar um FH-04 para cada uma SYS_FAN da placa-mãe. Se a foto que mostrou for da sua placa-mãe, o conector extra de controle para bomba de water cooler também pode ser usado para mais um FH-04, isso se já não estiver em uso.

As posições de instalação ideais são primeiro a ventoinha de trás, jogando ar para fora, sendo ela a mais importante, em segundo lugar as três do painel frontal (preferindo instalar mais embaixo) que precisam jogar ar para dentro, e por último duas ou três em cima (preferindo sempre instalar mais ao fundo do gabinete), sempre jogando ar para fora.

Abaixo você vê as posições e orientações corretas.

image.thumb.png.b1ca002c1ee0679d80a709b04f775adf.pngimage.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

@Marco Tada Na verdade cada conector de ventoinha da MB suporta até quatro ventoinhas com segurança. Mais do que isso é desaconselhável. A saída para o cooler da CPU também pode ser usada dessa forma, o único problema é que todas as ventoinhas ali conectadas ficarão subordinadas ao controle de velocidade da CPU. Igualmente a de waterpump pode ser usada para ventoinhas do gabinete sem problemas, só que mais uma vez ficará vinculada a um controle diferente das SYS_FAN, o que não vejo problema algum nesse caso, já que não estarão vinculadas à velocidade do cooler da CPU.

7 horas atrás, Marco Tada disse:

Outra coisa é você verificar se os fans do seu gabinete são do tipo PWM ou DC, você até pode ligar fans de um tipo em controladores do outro tipo, mas não vai ter o controle de velocidade dos fans.

Nada a ver isso. Todo conector de placa-mãe de quatro pinos suporta PWM, mas se conectar uma ventoinha de três pinos ainda conseguirá controlar do mesmo jeito. A questão é que nesse caso você vai ter que mudar a forma de controle na BIOS. Todo conector de placa-mãe de quatro pinos suporta controle tanto por PWM (4 pinos) quanto por DC (3 pinos). A opção pode ser alterada na BIOS e mesmo ventoinhas de quatro pinos podem ser usadas em conectores de quatro pinos sem problemas. Observe que a chave/guia de instalação é a mesma e não impede a instalação de um em outro. A posição dos fios é a mesma.

A vantagem de PWM é apenas de maior linearidade no controle, onde o ajuste é mais fino e gradual, mas isso não quer dizer que controle por DC é ruim, jamais.

9 horas atrás, Caiosw disse:

Pelo que entendi eu deveria liga-los na porta PWM que é onde hoje fica ligado o cooler da CPU, e pra isso eu precisaria comprar uma plaquinha/adaptador que dê pra ligar os 5 fans + o cooler nessa PWM, é isso mesmo? Se sim, poderiam me dar recomendações de placas/adaptadores pra fazer isso?

O FH-04 pode ser conectado em conectores de placa-mãe de 4 ou 3 pinos e pode receber ventoinhas tanto de 4 quanto de 3 pinos, como mencionei acima. Os dois formatos são intercompatíveis.

Postado
6 horas atrás, WOZ Dods disse:

Nada a ver isso. Todo conector de placa-mãe de quatro pinos suporta PWM, mas se conectar uma ventoinha de três pinos ainda conseguirá controlar do mesmo jeito. A questão é que nesse caso você vai ter que mudar a forma de controle na BIOS. Todo conector de placa-mãe de quatro pinos suporta controle tanto por PWM (4 pinos) quanto por DC (3 pinos). A opção pode ser alterada na BIOS e mesmo ventoinhas de quatro pinos podem ser usadas em conectores de quatro pinos sem problemas. Observe que a chave/guia de instalação é a mesma e não impede a instalação de um em outro. A posição dos fios é a mesma.

Sim, na placa-mãe é possível alterar, mas ele mencionou comprar um controlador de ventoinha, pensei que ele estivesse pensando em comprar um controlador para ligar na fonte.

Postado
17 horas atrás, Marco Tada disse:

Sim, na placa-mãe é possível alterar, mas ele mencionou comprar um controlador de ventoinha, pensei que ele estivesse pensando em comprar um controlador para ligar na fonte.

O HUB Deepcool FH-04 serve para conectar quatro ventoinhas à placa-mãe, permitindo que ela controle as velocidades todas pela BIOS. Muita gente chama de controladora (incluindo a própria loja), mas é o mesmo que um splitter.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...