Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tudo bem?

Preciso de uma ajuda. Estava muito descontente com o desempenho da minha internet no meu quarto (aqui em casa, o modem/roteador fica na sala), mas deixo bem claro que a casa é pequena e esses dois cômodos são próximos.

Comprei uma unidade do roteador da Tenda Mw6 pra ver se resolveria o meu problema, não mudou absolutamente nada. A partir disso, decidi mudar de provedor. O resultado é praticamente o mesmo, o sinal do 5ghz no meu quarto fica oscilando e quando faço os testes de velocidade acabo perdendo bastante poder em relação ao que foi contratado. No meu quarto, o máximo de velocidade que atingo é de 145mb, enquanto perto do roteador na sala fico muito perto dos 300mb contratados.

Existe algo que eu possa fazer sem ser envolver cabeamento para o meu quarto? Existe um roteador mais adequado para o meu caso? 

O que vcs fariam?

Postado
6 minutos atrás, heitoormartins disse:

Existe algo que eu possa fazer sem ser envolver cabeamento para o meu quarto?

pra rede 5ghz q tem um alcance menor, a solucao é colocar ela melhor posiciona possível dentro da casa, evitando muitas paredes e obstáculos.. talvez comprando repetidores você melhore as coisas, porém nem todos os repetidores contam com a banda 5ghz presente.. esse é o problema

7 minutos atrás, heitoormartins disse:

Existe um roteador mais adequado para o meu caso? 

depende de quanto você gastou e pretende gastar, alem da sua area q pretende cobrir.. hj, eu iria de rede mesh.. q nada mais é do que roteadores q servem como se fossem repetidores com a vantagem de manter a rede unica, sem você ter q se desconectar de um pra conectar no outro, a rede vira uma coisa só e com bom sinal numa area razoavelmente boa

eu mesmo investi 370 reais num roteador da huawei comprado no aliexpress no fim do ano passado q tem essa tecnologia e pretendo em breve comprar outra unidade pra fazer uma cobertura excelente aqui no meu apto, sem maiores transtornos, configuracoes complicadas e outros impecilhos

ha solucoes mesh aqui no BR q ja contam com 2 ou 3 pontos extras de melhora do sinal, porém acho um tanto salgado.. exemplos

https://www.amazon.com.br/DECO-E4-ROTEADOR-WIRELESS-AC1200/dp/B07TV5WQ78/ref=asc_df_B07TV5WQ78/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379793402630&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=2897213375759617009&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001625&hvtargid=pla-812326415030&psc=1

https://www.amazon.com.br/Roteador-Intelbras-Unidades-Twibi-Giga/dp/B09311KVZF/ref=asc_df_B09311KVZF/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379794926600&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=2897213375759617009&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001625&hvtargid=pla-1244081605866&psc=1

https://www.amazon.com.br/D-Link-COVR-1102-Roteador-Repetidor-unidades/dp/B08KSQRR82/ref=asc_df_B08KSQRR82/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=424864279594&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=2897213375759617009&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001625&hvtargid=pla-979513541496&psc=1

https://www.amazon.com.br/Roteador-Wi-Fi-Nova-MW6-1200Mbps/dp/B078MZTRBS/ref=asc_df_B078MZTRBS/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379817877038&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=11178679665439461137&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001625&hvtargid=pla-563099580454&psc=1

você pode se inteirar desse assunto dos roteadores mesh pesquisando no youtube, tem muitos videos de canais bons explicando a tecnologia e como implementa-la da melhor forma possível.. alem de testes feitos tb

• Membro VIP
Postado

@heitoormartins Antenas maiores (mas se o aparelho não tiver potência não mudará nada). Colocar em 2.4GHz que possui maior range (e maior interferência se você morar em prédio por exemplo), aproximar o roteador do seu cômodo, tacar um repetidor no meio, ou finalmente conexão cabeada que seria o correto em desktops e custa quase nada, só dá trabalho pra passar na tubulação. Coloca a preguiça de lado, pega um final de semana e faça direito.

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

eu mesmo investi 370 reais num roteador da huawei comprado no aliexpress no fim do ano passado q tem essa tecnologia e pretendo em breve comprar outra unidade pra fazer uma cobertura excelente aqui no meu apto, sem maiores transtornos, configuracoes complicadas e outros impecilhos

Esse roteador é o AX3? Porque eu estou de olho nele... Só não sei se faria alguma diferença na intensidade do sinal, já que o Tenda Mw6 não foi capaz de fazer diferença...

26 minutos atrás, Phoenyx disse:

Colocar em 2.4GHz que possui maior range (e maior interferência se você morar em prédio por exemplo), aproximar o roteador do seu cômodo, tacar um repetidor no meio

você acha que um repetidor seria uma melhor solução em relação a pegar um roteador "melhor" do que a operadora oferece?

Postado
1 hora atrás, heitoormartins disse:

Esse roteador é o AX3? Porque eu estou de olho nele.

sim, o ax3 quad core.. porque tem os mais baratos vendidos principalmente aqui no BR q sao dual core, e dizem q a versão dual não é estão boa.. entao peguei a versão quad core mesmo.. e pra mim, melhorou muito.. isso sem rede mesh ainda

com meu roteador antigo, tinha q usar repetidor de todo jeito pra lugares ate proximos como cozinha ou banheiro.. agora não preciso mais, so preciso realmente criar a rede mesh comprando outro pra poder dar um sinal mais forte e estavel pros ultimos comodos do meu apto q ficam apos o banheiro e q ja não tem uma intensidade estão boa assim.. mas se considerar q 1 apenas já cobriu o meu apto de 100m² todo, pra mim é o melhor roteador q ja usei ate entao

1 hora atrás, heitoormartins disse:

você acha que um repetidor seria uma melhor solução em relação a pegar um roteador "melhor" do que a operadora oferece?

particularmente nunca usei a funcao roteador dos modems das operadoras, meu modem atual da oi até tem dual band 2.4 e 5ghz mas preferi desativar o wifi dele e usar com meu proprio roteador, assim eu tenho possibilidades de configurar como quero, de posicionar onde eu quero, de ter o aparelho q eu quero, etc, etc, etc

pode ser q resolva um repetidor, mas é como falei.. repetidor com banda 5ghz é meio difícil de achar e normalmente sao bem caros.. 

Postado

@heitoormartins

Cara, acredito que a melhor solução para você seria MESH e não MU-MIMO. A tecnologia WiFi Mesh é muito mais inteligente porque calcula qual é o melhor "NÓ"/satélite para se conectar a qualquer momento de acordo com o status dos outros "NÓS" com os dispositivos conectados. Cada "NÓ" calcula automaticamente e simultaneamente a distância de cada um dos "NÓS", forçando a potência do sinal em cada um deles onde estiver mais dispositivos conectados.

Já indicaram aqui a opção do COVR-1102, este bichinho "buuuunitinho"...rsrs é muito BRUTO!!! 2 pontos COVR cobrem até 325 m² e com sinal Wi-Fi estável. E isso é real, já fiz instalações com estes equipamentos.

Você tb poderá configurar nele as VLANs da sua operadora e eliminando o roteador da mesma. Pois os roteadores das operadoras há limitações, eles usam o seu próprio firmware limitando d+ o rendimento do roteador do fabricante.

Você poderá fazer isso nos seguintes cenários:

Cenário 1: Vivo por exemplo usa um roteador (HGU) + ONT integrada, neste cenário que você irá configurar as VLANs em qualquer “NÓ” COVR... Irá deixar o roteador da Vivo em BRIDGE apenas como ONT e o seu COVR roteador irá fazer todo o processamentos de dados e roteamento DHCP e tb radiar o sinal WiFi. Apenas faça o login PPPoE no COVR roteador que configura automaticamente.

Cenário 2: Operadora instala ONT + roteador separados fisicamente, neste caso você irá apenas "espelhar" todas as configurações VLANs que estão no roteador da operadora para o COVR roteador como VLANS tb.

Realizando estas configurações e investimento, irá explorar todo o rendimento do equipamento COVR e de sua fibra.

Pontos importantes a serem destacados:

Sempre usar cabos GIGABITs (cat5e é suficiente para residência), CAT6 é indicado apenas para cabeamento superior a 100 metros(empresas).

ESPELHOS na residência: Este é o maior VILÃO do WiFi, pois as ondas eletromagnéticas do wifi sempre irá rebotar quando encontrar com um espelho no caminho, e é MUITO, + muito pior que paredes. Como a construção do espelho é feita de vidro e recoberto com uma lâmina de metal, isso acaba interferindo nas ondas eletromagnéticas. Portanto, a recomendação é, quanto menos espelhos em casa, MELHOR!!! E se tiver um espelho, telefone sem fio ou qualquer equipamento que opere na mesma frequência dos roteadores (2,4 GHz e 5 GHz), mude de local o roteador ou os causadores que estão estragando o sinal do WiFi.

• Membro VIP
Postado

@Infotec-Net Espelhos, paredes/lajes e encanamentos de água. Sim, a água tmb interfere no sinal.

Ele não quer passar cabo, tá com leve preguiça.

@heitoormartins Primeira coisa que eu faria é mudar a frequência para 2.4GHz. Se não melhorar o sinal, ou sofrer interferências (outros roteadores, telefones fixos sem fio, etc) mude seu roteador de local, deixe mais próximo do seu cômodo, ache um meio termo para dar cobertura onde você queira. Só depois daí, destes passos, é que eu pensaria em um repetidor.

O correto mesmo seria um roteador em cada cômodo, mas com cabos interligando-os. Ou a proposta acima que os colegas citaram, rede wifi mesh, que é bem carinha.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...