Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Senhores, bom dia!

Instalei o roteador MESH DECO da TL-Link mas ele está setado no canal 44. Não consegui identificar como trocar o canal nesse roteador.

Como faço para trocar o canal no roteador MESH?

Desde já, muito obrigado.

Postado

@Dudu Baptista O melhor seria verificar qual o "gateway do roteador", acessar ele pelo navegador e procurar nas configurações onde fica a opção de mudar o canal já que normalmente roteador vem em "modo automático".

Porém, oTp-Link ele possui um APP para celular chamado TETHER, você pode baixar ele e com seu celular conectado no Wi-Fi acessar o roteador e trocar o canal, talvez essa seja a forma mais fácil/prática para você.

• Membro VIP
Postado

Luis, boa tarde.

Inicialmente, obrigado pelo retorno.

O app Tether é para roteadores e repetidores Wi-Fi. O meu roteador é MESH e o app correto é Deco. Eu tenho o app Deco instalado no meu celular mas não encontrei nenhuma opção para trocar o canal. Quando instalei o roteador ele automaticamente se conectou ao canal 44 (verifiquei pelo app Wifi Analyzer) e eu gostaira de trocá-lo, mas como citei, não encontrei esse opção no app da TP-LINK Deco. 

Postado

@Dudu Baptista Pesquise por CMD e abra ele > Digite ipconfig > Procure por "gateway padrão" e anote o IP que é mostrado ali.

> Abra seu Navegador e digite o IP DO GATEWAY e dê ENTER

> Vai abrir a tela de login do roteador veja no equipamento se ele possui algum login/senha especifico, caso não tenha deve ser Login: admin | Senha: admin

> Procure por ali alguma informação que diga a respeito das redes WI-FI e por ali você vai encontrar algo relacionado ao canal da rede.

• Membro VIP
Postado

Luis, bom dia.

Essa informação que você passou eu usava entrando no modem da NET diretamente e lá eu trocava os canais das redes 2.4Ghz e 5Ghz. 

O que estou precisando é saber como trocar o canal do roteador MESH Deco da TP-Link porque não encontrei essa opção no app do próprio roteador. Moro em um prédio onde há várias redes Wi-Fi configuradas e por isso gostaria de colocar em um canal distante das outras redes.

Em um roteador Wi-fi, por exemplo da própria TL-Link, também é fácil trocar o canal, basta entrar no setup do roteador. 

Antes de instalar esse roteador MESH eu entrava no setup no modem da NET e trocava de canal, mas, como citei, não acho essa opção usando o roteador MESH. 

É possível trocar o canal?

Como faço isso?

Postado
14 horas atrás, Dudu Baptista disse:

Essa informação que você passou eu usava entrando no modem da NET diretamente e lá eu trocava os canais das redes 2.4Ghz e 5Ghz.

Exato, porém em vez de entrar nas configurações do MODEM você vai entrar nas configurações do ROTEADOR DECO.

• Membro VIP
Postado

Meu camarada, bom dia.

Eu já acesso o rotador DECO pelo app da TP-Link Deco. O que preciso saber é como mudar o canal que ele se conecta automaticamente. 

Fiz um cold reset e novamente ele se conectou no mesmo canal de antes, canal 44 na rede 5G, mas eu gostaria de mudar para outro canal mais distante, mas ele não permite que seja feita essa mudança. Não há essa opção no app.

Cheguei a mudar o modo de operação de roteador wireless para access point, mas novamente ele se conectou o canal 44.

• 2 semanas depois...
Postado

Boa tarde, então já usei varias soluções mesh, inclusive o Deco, e todas elas não deixam mudar canal, é bem engessado as configurações e ele pega tudo automático, ele mesmo faz o scan das redes e seta o canal que ele achar melhor, a melhor solução que já testei mesh que é do mesmo nível do Deco foi o Twibi da intelbras, ele também é bem travado mas faz um scan muito bom da rede e sempre colocou os melhores canais, já o deco parece que coloca uma canal aleatório sem necessariamente ser o melhor, resumindo, não é possível colocar o canal manualmente. 

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, UylianK disse:

Boa tarde, então já usei varias soluções mesh, inclusive o Deco, e todas elas não deixam mudar canal, é bem engessado as configurações e ele pega tudo automático, ele mesmo faz o scan das redes e seta o canal que ele achar melhor, a melhor solução que já testei mesh que é do mesmo nível do Deco foi o Twibi da intelbras, ele também é bem travado mas faz um scan muito bom da rede e sempre colocou os melhores canais, já o deco parece que coloca uma canal aleatório sem necessariamente ser o melhor, resumindo, não é possível colocar o canal manualmente. 

Camarada, boa noite.

Muito obrigado pelo retorno. Eu já imaginava isso e a sua resposta veio ratificar.

Muito obrigado mais uma vez.

Abs,

• 6 meses depois...
Postado
Em 09/01/2022 às 11:09, Dudu Baptista disse:

Senhores, bom dia!

Instalei o roteador MESH DECO da TL-Link mas ele está setado no canal 44. Não consegui identificar como trocar o canal nesse roteador.

Como faço para trocar o canal no roteador MESH?

Desde já, muito obrigado.

Boa noite, Dudu Baptista. 

Também uso o Deco M5 e de uns tempo pra cá, meu celular, do nada fica conectado mais sem Internet. Verificando melhor, percebo que todas as vezes que fica sem conexão com a Internet, o celular está no canal 44 da rede 5ghz. Na imagem, perceba que é como se ele travasse a conexão. Como eu sei que fiquei sem Internet nessa imagem? A latência fica N/A. Então, tento navegar e o resultado é sem acesso, mesmo estando conectado na WiFi. Essas duas imagens são de momentos diferentes. Já fiz os testes e isso afeta somente o meu celular e só acontece na rede Deco. Vou entrar em contato com a TP-Link pra relatar isso. 

Screenshot_2022-07-27-17-35-05-605_com.pzolee.wifiinfoPro.jpg

Screenshot_2022-07-27-17-48-25-418_com.pzolee.wifiinfoPro.jpg

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Rogério Porto disse:

Boa noite, Dudu Baptista. 

Também uso o Deco M5 e de uns tempo pra cá, meu celular, do nada fica conectado mais sem Internet. Verificando melhor, percebo que todas as vezes que fica sem conexão com a Internet, o celular está no canal 44 da rede 5ghz. Na imagem, perceba que é como se ele travasse a conexão. Como eu sei que fiquei sem Internet nessa imagem? A latência fica N/A. Então, tento navegar e o resultado é sem acesso, mesmo estando conectado na WiFi. Essas duas imagens são de momentos diferentes. Já fiz os testes e isso afeta somente o meu celular e só acontece na rede Deco. Vou entrar em contato com a TP-Link pra relatar isso. 

Screenshot_2022-07-27-17-35-05-605_com.pzolee.wifiinfoPro.jpg

Screenshot_2022-07-27-17-48-25-418_com.pzolee.wifiinfoPro.jpg

Meu caro, boa noite.

Eu acabei desinstalando o roteador MESH porque a NET mudou o roteador e o colocado tem uma potência de sinal do Wi-Fi excelente e também porque consegui uma promoção na NET para a instalação do ponto ULTRA e assim, foi passado um cabo de rede aqui em casa e tenho agora a opção de usar o notebook no cabo ou no Wi-Fi haja vista que o roteador está instalado pr´ximo de onde fica o desktop.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!