Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve feras da informática,

mais uma vez venho requerer o auxilio e contar com o amplo conhecimento e experiencia de vocês. Frequento o forum desde 2009 e tenho certeza absoluta que aqui vou conseguir resolver essa bomba que peguei, nunca mas pego notebook da Positivo pra formatar.

Problema: Estou tentando formatar o notebook da Positivo Motion Gray Q4128C, porém o HD dele não está aparecendo na BIOS

O que fazer amigos, estou quase desistindo, 5 dias já queimando cérebro com isso😤🤪🤯❓ Oremos 🙏

IMG_20220113_130049304.jpg

IMG_20220113_130059577.jpg

WhatsApp Image 2022-01-13 at 13.40.33.jpeg

Postado
55 minutos atrás, Rafael Tuco disse:

@Mara Carla Alves Se não me engano, essas máquinas antigas suportam apenas Legacy.

Altere de UEFI pra Legacy e veja se reconhece.

procurei na BIOS e não achei essa opção de alterar de uefi para legacy. Como faço 

52 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Mara Carla Alves Boa tarde e seja bem vinda ao fórum

Qual sistema operacional você está tentando instalar?

Em UEFI apenas windows 8.1, 10 e 11 que reconhece, se for Windows 7 a BIOS precisa estar em Legacy, caso contrario o HD não será mesmo reconhecido.

Windows 10. Original do site da microsoft.

• Curtir 1
Postado

Experimente bootar um Linux Mint usando um pendrive bootavel, nem precisa instalar no HD(roda no pen). Ele tem um gerenciador de discos chamado Qparted. Aí simplesmente crie uma partição nesse HD e e aí saia e pode tentar instalar o Windows. Em PC's antigos com esse problema funcionava bem.

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, Math.Pi disse:

Manda uma foto da tela inicial da BIOS.

a foto da BIOS está na minha pergunta, 

3 minutos atrás, PedraX disse:

Experimente bootar um Linux Mint usando um pendrive bootavel, nem precisa instalar no HD(roda no pen). Ele tem um gerenciador de discos chamado Qparted. Aí simplesmente crie uma partição nesse HD e e aí saia e pode tentar instalar o Windows. Em PC's antigos com esse problema funcionava bem.

prefiro não ir por esse caminho, porque senão vai me gerar outro trabalho, que é de criar um pendrive bootavel com linux. Teria outra sugestao ...

Postado
5 minutos atrás, Mara Carla Alves disse:

prefiro não ir por esse caminho, porque senão vai me gerar outro trabalho, que é de criar um pendrive bootavel com linux.

Mas poderia dar mais esclarecimentos? O que ele rodava antes e porque tá formatando?

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, Mara Carla Alves disse:

procurei na BIOS e não achei essa opção de alterar de uefi para legacy. Como faço 

Windows 10. Original do site da microsoft.

@Mara Carla Alves  dentro da BIOS, precione a tecla F3 para carregar as configurações padrões de tudo.

Já que na BIOS está configurada para usar em UEFI, enquanto não tiver uma partição em UEFI no HD, na BIOS não será exibido o seu HD.

Na formatação não aparece HD para formatar?

Exemplo meu notebook, nele possuo uma SSD e um HD, só que apenas a SSD está em UEFI, repare na foto que apenas o SSD está aparecendo na BIOS.

PXL_20220113_143845722.jpg

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Mara Carla Alves disse:

a foto da BIOS está na minha pergunta, 

Não tem a foto da tela principal (main). Lá tem a foto a aba de boot, a etiqueta do notebook e uma tela de boot.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Mara Carla Alves disse:

@Mara Carla Alves  você respondeu para pessoa errada rsrs

Mais você entendeu porque não está aparecendo o HD na BIOS no notebook?

Está aparencendo apenas o pendrive, porque apenas ele já está em UEFI o HD não tem nem um tipo de partição em UEFI.

Postado
1 hora atrás, Mara Carla Alves disse:

Positivo Motion Gray Q4128C, porém o HD dele não está aparecendo na BIOS

Acho que matei a charada. O HD desse note é uma memória eMMC (cartãozinho mSSD), não tem HD. Mas na instalação deveria aparecer de alguma forma o volume, deveria mesmo tentar o Linux, o Gparted é bem efetivo para reconhecer volumes desse tipo.

• Curtir 1
Postado
33 minutos atrás, Rafael Tuco disse:

@Mara Carla Alves Na primeira foto que você postou, em Boot Option #1.

Entra ali e veja se tem a opção de Legacy.

Não tem essa opção

WhatsApp Image 2022-01-13 at 15.07.58.jpeg

1 minuto atrás, PedraX disse:

Acho que matei a charada. O HD desse note é uma memória eMMC (cartãozinho mSSD), não tem HD. Mas na instalação deveria aparecer de alguma forma o volume, deveria mesmo tentar o Linux, o Gparted é bem efetivo para reconhecer volumes desse tipo.

esses dias trabalhei com gparted, minha maquina mesmo é ubuntu, e esse gparted só me deu dor de cabeça, prefiro não mexer com isso ...

• Membro VIP
Postado

@Mara Carla Alves Conforme a tela que você mostrou, aparece lá o eMMC.

3 minutos atrás, PedraX disse:

Eu disse isso desde meu primeiro comentário.

• Curtir 2
Postado
39 minutos atrás, PedraX disse:

Mas poderia dar mais esclarecimentos? O que ele rodava antes e porque tá formatando?

ele rodava windows 10 home, estou formatando porque ele estava com virus e não dava pra instalar e nem desinstalar nenhum programa, entre outros erros chatos, o ultimo recurso é formatar, mas não estou conseguindo por conta desses erros.

4 minutos atrás, PedraX disse:

Mas é o que vai resolver. Está instalando pelo pendrive?Mas qual SO? W10? W11?

pendrive bootavel com windows 10 64bits, feito diretamente do site da microsoft. O que vou resolver não sei, é exatamente isso que estou buscando aqui, essa resposta. senao vou devolver pro dono, porque ja me deu muita dor de cabeça, minha ultima experança é aqui. Senao vou desistir. 

Postado
2 minutos atrás, Mara Carla Alves disse:

ele rodava windows 10 home

Ainda boota? você pode criar um pendrive de recuperação que resolve a maioria desses problemas. No seu lugar experimentava o Linux Mint. Vai rodar bem mais suave nesse note.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...