Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, me chamo walmir e tenho uma dúvida cruel, comprei a placa-mãe no aliexpress porém ela não liga, fica com o led DRAM acesa, meu Ryzen é um 5600G, se eu fizer downgrade na BIOS pra 2409 funciona? Ja testei as memórias e processador e tudo ok.. pra atualizar a BIOS via pendrive ele pisca e fica aceso verde mas não apaga.. alguém sabe o que é? -876500811-1622872636.jpg.3bcdcda5c936f1012728d45101689d80.jpg

• Curtir 1
Postado

@walmirramos Leu o manual sobre como funciona esse update de BIOS?

Detalhe, você cometeu a façanha de comprar uma das poucas MBs B550 que não tem update de BIOS sem CPU. Uma A520M DS3H tem, sendo que é muito mais simples que ela e  provavelmente teria custado o mesmo ou menos isso comprando aqui no Brasil.

• Curtir 1
  • Triste 2
Postado

Terá que pegar uma CPU emprestada de primeira a terceira geração para fazer o update.

Você conseguiu ligar a placa-mãe?

Está fazendo o update de dentro da BIOS então?

• Curtir 2
Postado

Ah, agora achei a função. Então é esse o nome que a ASUS dá para ela. Você plugou o pendrive, segurou o botão e o LED piscou três vezes, certo? Deixou quanto tempo fazendo update?

Seu pendrive foi formatado em FAT32 como é solicitado?

Renomeou o arquivo de BIOS como é solicitado?

Nesse site explica como fazer: https://www.ASUS.com/support/FAQ/1038568/

• Curtir 1
Postado

@walmirramos Se já deixou pelo menos 10 minutos, então não tem muito remédio, é desligar da tomada e torcer para ter funcionado. Se tivesse comprado aqui no Brasil eu poderia lhe garantir que a garantia cobriria em caso de falha, mas da china não sei. De qualquer forma o sistema "crashfree BIOS" visa justamente permitir que a BIOS seja corrigida caso esteja corrompida, então se ele não ligar depois de desligar, tente novamente o update. Certifique-se de usar um pendrive de qualidade, não genérico ou da china, que tenha certeza de que está funcionando plenamente e nunca tenha apresentado problemas. Formate como é explicado no vídeo e renomeie o arquivo de BIOS como no vídeo. Lembre-se de baixar a versão correta, observando qual é a revisão de sua placa-mãe (impresso nela) e conferindo com a página que abriu para baixar. Leia se não há necessidade de baixar uma versão intermediária de BIOS antes de instalar a que está tentando instalar, isso fica nos detalhes da versão de BIOS que deseja instalar no site da ASUS.

• Curtir 1
Postado

@walmirramos Quanto pagou nessa MB lá? Tem certeza de que comprou nova? O preço hoje na China é bem parecido com o do Brasil, mesmo se não sofrer taxação alfandegária. Se ficou mais barato que 200 reais pode ter certeza de que ou é MB refurbished ou usada mesmo.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, RS Faria disse:

@walmirramos

Quanto tempo tá aí?? Desliga e tente ver se funciona.. Vejo gente, num número até preocupante, que usa esse recurso, e dá de cara com esse problema..

Não deu, vou devolver a placa e pedir outra..

• Curtir 1
Postado

@walmirramos Desligue, resete a BIOS pelo jumper, faça outra atualização com outro pendrive recém formatado em FAT32 com outro arquivo de BIOS novinho também. Essa placa sobrevive a isso fácil e tentar novamente não é problema algum.

A luz verde sólida, sem piscar, é sinal de que houve um erro ao tentar carregar o arquivo, pesquisei aqui agora. Tem que tentar novamente. Ou o pendrive está bichado, ou você formatou errado, ou não usou o renomeador de arquivo que vem junto com a BIOS.

Em alguns casos o pendrive está com partições em GPT, o que não vai funcionar também.

Tem que estar em MBR.

Vídeo sobre o fix: https://www.youtube.com/watch?v=FvLTl1Zj9VA

• Curtir 1
  • 2 meses depois...
Postado

Sei que já passou muito tempo, mas pra quem chegar depois.

Peguei uma placa exatamente igual (ASUS TUF gaming b450m-pro s) da Aliexpress, Ryzen 5 5600g, memórias Gloway Abbyss.

Placa não bipava e não dava vídeo, travando no led diagnóstico de dram direto.

Tentei BIOS flashback para a última versão 3604 e o led da BIOS flashback ficava acessa eternamente como citou o autor do tópico.

Primeiro troquei meu pendrive, estava com um SanDisk básico, peguei um Kingston DT50 3.0.

Entrei no site da ASUS na página de suporte da placa, fui na guia de suporte de processadores e baixei a BIOS indicada para o processador versão 3211.

Aí sim o BIOS flashback funcionou como deveria.

Piscou até apagar e tudo funcionou perfeitamente.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

@Claudio J Martinez O guia do manual das fabricantes de placa-mãe, hoje, é bem incompleto. Isso falando das três maiores (MSI, ASUS e Gigabyte). É imprescindível ver os tutoriais de cada marca, oferecidos nos sites oficiais das mesmas, para compreender como se realizar esse tipo de procedimento. O modelo/tipo, etc. de um pendrive é irrelevante, o que importa é o formato de partição, a nomenclatura do arquivo de update. Orientação basal da sua MB, por exemplo, é usar um disco formatado como FAT32 (como todas as outras) para o update. Muitas pessoas desprezam essa informação e não entendem que todo drive precisa ser adequado à função que vai exercer. Comprar um drive novo, que vem formatado como FAT32, não o faz mais compatível, apenas te poupa do trabalho de clicar com o botão direito sobre ele e escolher essa simples e objetiva opção... claro que a ignorância desse fator tem seu custo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...