Ir ao conteúdo

rx 6500 xt perde desempenho se usada no PCIe 3.0?

Ir à solução Resolvido por gutopereira,

Posts recomendados

Postado

Comprei a rx 6500 xt e quando cheguei a casa fui ver uns vídeo e descobri que ela ela perde muito desempenho no PCIe 3.0 alguém me consegue disser se isso pode ser corrigido com atualizações de drives por parte da AMD? Pelo que eu vi a rx 5500 não perde tanto desempenho em PCIe 3.0.

Postado
3 minutos atrás, Pepse disse:

Pelo o que eu sei, isso não pode.

Comprei porque sabia que ia esgotar mas pelos vistos me *****. Consegues me explicar porque que a RX 6600XT tem quase o mesmo desempenho no PCIe 3.0 e no PCIe 4.0?

Postado

Pelo que li a RX 6500XT funciona em PCIe x8 mesmo que voce conecte ela no slot x16.

Então se conectar ela numa placa-mãe PCIe 3.0 o slot vai fornecer apenas a metade da largura de banda disponível.

Se voce conectar a RX 6500XT num slot PCIe 4.0 e mesmo que ela funcione em x8 e portanto utilizando apenas a metade da largura de banda disponível, ainda assim a placa de vídeo não ficaria limitada pelo fato da largura de banda do 4.0 ser muito grande!

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Corrigindo a informação, a RX 6600 e 6600XT já era capada em x8, porém a metade da largura de banda do PCIe 3.0 era suficiente para não limitar o desempenho da placa.

Já a RX 6500XT é capada em x4 e isso que foi bizarro. Ou seja ela vai funcionar com apenas 25% da largura de banda do slot PCIe 3.0 e por esse motivo que ela acaba ficando limitada(em até 30% dependendo do jogo e das configurações).

Obs: essa é uma limitação de hardware e não de software, então nenhuma atualização de driver vai corrigir esse problema.

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!