Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

ola pessoal, olha eu aqui de novo rsrs. Enfim, recentemente comprei um Ryzen 5 3600, comprei também um gammax 400 v2 pra ele, tudo chegou e instalei tudo certinho. porém, não sei o porque esses Ryzen da serie 3000 tem vcore meio alto, vi muito pessoal falar na net isso principalmente o 3600 ja que é o modelo mais comprado, do nada fica subindo pra 1.4v ja vi ate 1.5 ate mesmo abrindo o navegador, em jogos também vcore nas alturas, clock variando de 3.987mhz pra 4.0, 4.1mhz, mas a margem de variação e bem pequeno, vi que ele faz isso mesmo nos vídeos de Reviews dele, em jogos não passa de 80c com tudo em stock, bem difícil chegar a essa temperatura em jogos, temperatura até q ok, apos a instalação deve também não sei porque sempre que vou mexer o mouse eu escuto um barulho bem baixo tipo um zumbido de coil whine que muito provavelmente vem da placa-mãe, é uma biostar b350 btc pro. Com isso procurei na net sobre overclock em busca de diminuir a temperatura, mais precisamente nas biostar, vi varios videos, segui os tutorial de overclock que na verdade eram undervolt pra obter temperaturas mais baixas, segui tudo certinho, desativei o turbo do processador, desativei a opção Global C-State Control pois essa opção no vídeo e em foruns vi que seria bom desativar, setei ele a 4.1ghz já que o turbo dele vai ate 4.2ghz segundo as especificações, setei vcore +220 na BIOS, vcore na BIOS foi pra 1.309v de máxima. O resultado foi que sumiu esse barulho tipo de coil whine que vinha de dentro do pc, obtive temperaturas bem menores também e ate um leve ganho de pontos em single core no gpu z, fiz os testes, joguei bf e tal, porém como não entendo muito após o overclock vi que o vcore sempre fica fixado em 1.287v no cpu z, maximo que vi foi 1.309v na BIOS como falei que mostra, e também o clock fica travado em 4.1ghz no gerenciador de tarefas, mesmo não fazendo nada, porém o uso de cpu fica variando normalmente de 1%, 2, 5, 10.... Gostaria de saber se é assim mesmo que é pra sair um overclock. Desde ja obrigado.

Config.
AMD Ryzen 5 3600
Fonte seasonic modelo s12iii 550w 80 plus bronze
16gb ram
Rx 6600xt
Biostar b350 btc pro

Postado

Os Ryzens tem tecnologia para fazer overclock automático e funcionam melhor em stock.

Os vcores mais altos não afetam nada e antigamente era um tópico muito comentado por todo mundo até um engenheiro dos Ryzens desmentir tudo e dizer que não tinha problema nenhum, então eu sempre recomendo não fazer OC manual nos ryzens e deixar eles trabalharem sozinho.

Dito isso, se você fez um OC manual, testa ele pra ver se está estável, pelo que você disse no tópico parece ok, mas checa se em load ( durante um jogo ou stress test ) se ele desliga ou se fica tudo bem, só assim pra você saber se está tudo ok, se não, reduza um pouco e tente novamente até ficar estável.

Postado
9 horas atrás, xTeti disse:

Os Ryzens tem tecnologia para fazer overclock automático e funcionam melhor em stock.

Overclock = turbo boost né? nenhum processador aumenta vcore acima do padrão e clock sem você mexer manualmente

Postado

@xTeti meio nada ve isso, mas tudo bem. Eu creio que 90% dos que tem AMD faz isso no Processador em busca de temperaturas menores, principalmente na série 3000 que é meio quente porque a AMD soco vcore neles, meu em stock chega a 85c no Aida64 com vcore em 1.467v já vi bater 1.5v, com isso o clock vai para 3.8ghz por causa de temperatura. Botei ele a 4.0ghz já que no turbo não passa muito disso porém com vcore alto demais e isso faz esquentar, agr o vcore está 1.265v e a temperatura não passa malema dos 60c jogando. 

@Fuzion200 então mano, eu vi na Net que todos os 3600 aumenta o vcore demais e isso faz esquentar, o meu não foi diferente, agr setei ele a 4.0ghz já que no turno não passa muito disso porém com vcore alto demais e isso faz esquentar, agr o vcore está 1.265v e a temperatura não passa malema dos 60c jogando, não obtive travamentos, nem tela azul, nem instabilidade nem nada do tipo, sumiu até esse barulho de coil whine quando mexo o mouse que falei, creio ser da placa-mãe pois em stock o vcore é alto. Essa placa-mãe tem dissipador no vrm. 

Postado
7 minutos atrás, lucas bueno disse:

@Fuzion200 então mano, eu vi na Net que todos os 3600 aumenta o vcore demais e isso faz esquentar, o meu não foi diferente, agr setei ele a 4.0ghz já que no turno não passa muito disso porém com vcore alto demais e isso faz esquentar, agr o vcore está 1.265v e a temperatura não passa malema dos 60c jogando, não obtive travamentos, nem tela azul, nem instabilidade nem nada do tipo, sumiu até esse barulho de coil whine quando mexo o mouse que falei, creio ser da placa-mãe pois em stock o vcore é alto. Essa placa-mãe tem dissipador no vrm. 

Você fez undervolt e um pouco de OC, essa é uma ótima maneira de aumentar a vida útil e diminuir a temperatura, recomendo fazer o mesmo com sua GPU

Postado

@Fuzion200 temperatura na minha gpu não é problema não, é o modelo red devil. Se eu deixar o vsync ativado ela fica tão fria que tem momentos no bf 1 que o cooler dela até para. 

agora, lucas bueno disse:

@Fuzion200 sim, foi um leve oc, bem leve mesmo já que no turbo em stock já vi bater 4.1ghz. Temperatura na minha gpu não é problema não, é o modelo red devil. Se eu deixar o vsync ativado ela fica tão fria que tem momentos no bf 1 que o cooler dela até para. 

Postado

@Fuzion200 fiz o teste agr com o y cruncher e passou também com ele a 4.0ghz e vcore de 1.265v.

Como sou meio leigo eu não sabia que com esses procedimentos o clock ficaria travado no que a pessoa seta mesmo que não fazendo nada só com gerenciador de tarefas, porém como eu disso, o uso do processador fica normal, e também não sabia que o vcore fica travado, no meu caso fica mostrando 1.265v no cpu z toda hora. 

ai esta os prints

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/wzq4iBo

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/Tx3Rloc

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/wzk0wKQ

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/IAjERjY

Postado

@Fuzion200 Tava de madrugada e eu digitei errado mas não muda o fato de que é melhor deixar os ryzens em stock visto que os vcores mais altos oscilam por 1 segundo e já retornam ao normal, não afetando nada e dando espaço para o turbo fazer o trabalho dele como foi confirmado pela própria AMD alguns anos atrás quando os Ryzen da primeria geração chegaram no mercado. É a mesma coisa que falar que os engenheiros da AMD vão propor um vcore que não seja seguro e eles não sabem o que estão fazendo.

O meu intuito não é começar uma discussão nem nada, como visto eu tenho minha opinião sobre os processadores mas @lucas bueno você comprou o processador e tem todo direito de usar ele da forma que escolher, quanto ao tópico para tirar a dúvida, como eu disse, se você checou ele em load e o computador está estável então sem problemas, tudo parece ok com as informações que você deu.

Postado
55 minutos atrás, xTeti disse:

@Fuzion200 Tava de madrugada e eu digitei errado mas não muda o fato de que é melhor deixar os ryzens em stock visto que os vcores mais altos oscilam por 1 segundo e já retornam ao normal, não afetando nada e dando espaço para o turbo fazer o trabalho dele como foi confirmado pela própria AMD alguns anos atrás quando os Ryzen da primeria geração chegaram no mercado. É a mesma coisa que falar que os engenheiros da AMD vão propor um vcore que não seja seguro e eles não sabem o que estão fazendo.

O meu intuito não é começar uma discussão nem nada, como visto eu tenho minha opinião sobre os processadores mas @lucas bueno você comprou o processador e tem todo direito de usar ele da forma que escolher, quanto ao tópico para tirar a dúvida, como eu disse, se você checou ele em load e o computador está estável então sem problemas, tudo parece ok com as informações que você deu.

entendo.

enfim, pessoal experimentei deixar o vcore em auto agr com tudo nos mesmos parametros, setei ele a 4.0ghz e tal, fiz teste no aida64 e o vcore não passou de 1.144v, posso deixar assim em auto o vcore ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...