Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações pessoal, é meu primeiro poste então me perdoem por qualquer erro!
Fiz a compra separada das peças do meu computador, segue a configuração:
Ryzen 5 5600G
ASUS Prime A520M-A
2x 8GB 3200mhz

SSD 1T NVMe M.2 KingSpec

após a montagem do computador apos 1 dia de uso, o windowns10 corrompeu e voltei no lugar q montaram, me disseram q o SSD era defeituoso e corrompia o win10, então coloquei um HD normal e utilizei por uns 2 meses quando pude comprar um novo SSD XPG S41 TUF, 512GB, M.2, PCIe e botar outro HD agora com esses 3 armazenamentos. Passar 1 dia após instalar o SO no m2 o windows começou a dar erro de inicialização pedindo reparo automatico que não solucionava de jeito nenhum e não conseguindo ligar, após tirar os 2 HD eu consegui inicializar o SO pelo M.2.

Estou muito confuso e não sei exatamente o que fazer. Precisarem de mais informações, fico feliz em responder, fico muito triste em pensar q comprei outro SSD defeituoso mas agora acredito que seja algum problema com a porta da minha placa, ainda está na garantia.

• Membro VIP
Postado

@atila223 Boa noite.

Pode ser que ambos os SSDs estejam com defeito. O S41 também não tem bom histórico.

Mas, pelo seu relato, o problema pode não ser o SSD, mas sim algum outro HD, já que o SSD funcionou sem eles. Verifique no manual da placa-mãe qual porta sata você não pode usar quando estiver usando o M.2, pois uma ou mais portas geralmente são desligadas.

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Math.Pi disse:

@atila223 Boa noite.

Pode ser que ambos os SSDs estejam com defeito. O S41 também não tem bom histórico.

Mas, pelo seu relato, o problema pode não ser o SSD, mas sim algum outro HD, já que o SSD funcionou sem eles. Verifique no manual da placa-mãe qual porta sata você não pode usar quando estiver usando o M.2, pois uma ou mais portas geralmente são desligadas.

Pode me dizer onde encontro esta informação de quais portas são desligadas ? li o manual e não consegui identificar. Espero que esse seja o problema de fato e não algum problema no SSD nem nos HDD, inclusive estou utilizando eles nesse instante, mas acredito que caso eu desligue o computador o problema volte.

Postado
14 horas atrás, atila223 disse:

Estou muito confuso e não sei exatamente o que fazer. Precisarem de mais informações, fico feliz em responder, fico muito triste em pensar q comprei outro SSD defeituoso mas agora acredito que seja algum problema com a porta da minha placa, ainda está na garantia.

primeiro, não aparenta ser defeito do SSD, pois se você tirou os 2 hds e o pc iniciou com o sistema instalado no NVMe, entao aparentemente não é ele o problema

a principio, tire todos os hds instalados e so funcione com o NVMe e veja o comportamento do pc.. se não der mais problemas, entao quem ta causando algum problema ai sao esses hds

faca um teste, tire todos os hds como falei e rode o crystal disk info e poste o print das informações desse SSD aqui

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

primeiro, não aparenta ser defeito do SSD, pois se você tirou os 2 hds e o pc iniciou com o sistema instalado no NVMe, entao aparentemente não é ele o problema

a principio, tire todos os hds instalados e so funcione com o NVMe e veja o comportamento do pc.. se não der mais problemas, entao quem ta causando algum problema ai sao esses hds

faca um teste, tire todos os hds como falei e rode o crystal disk info e poste o print das informações desse SSD aqui

@Math.Pi Então amigo, eu deixei tudo ligado desde ontem com os 2 HDD e o M.2 com o SO rodando e agora pouco desligou novamente como antes(a tela congelava e logo em seguida não tinha mais sinal de nada e tela preta), com a suspeita de a porta NVMe fechar com o uso das satas eu tentei ligar agora apenas com o SSD M.2 NVMe conectado na placa e funcionou perfeitamente.

um print das condições do meu m2.

CrystalDiskInfo_20220123153902.png.95824051c58773f02992dfd1e751d4ba.png

Minha pergunta agora é defeito dos HDD ou por causa de bloqueio de porta?? se for a segunda opção gostaria de ajuda pois já li o manual e não encontrei nada a respeito, se poderia usar uma porta especifica ou só uma, gostaria de usar pelo menos 1 dos HD.

Postado
1 hora atrás, atila223 disse:

Minha pergunta agora é defeito dos HDD ou por causa de bloqueio de porta??

bem, ja que o SSD funciona perfeito sem os hds, ja dá pra tentar isolar a origem do problema..

quais sao esses discos rígidos e qual a marca deles/capacidade/tempo de uso?

tente usar 1 de cada vez usando cada porta sata disponivel para ver se o problema aparece.. 

assim q você colocar um, deixe e faca a mesma verificacao q fez no SSD com aquele programa para vermos o estado de saude dele.. pelos parametros do seu SSD, tá tudo ok com ele.. nenhum defeito.. vamos ver como está a saude dos discos rígidos agora

baixei o manual dessa sua placa-mãe e ao contrario de outras, aparentemente não há nenhum tipo de limitacao ao se usar SSD NVMe e as portas satas

até porque essa limitacao se dá mais quando você usa ssds tipo M.2 no padrão sata e não no NVMe.. ai sim, nesse caso para o M.2 funcionar, algumas portas sata ficam desabilitadas por motivos obvios, afinal um SSD M.2 sata é nada mais q um SSD comum num formato diferente

mas o seu caso o SSD é NVMe e portanto não há qualquer correlacao... 

• Amei 1
Postado
58 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

bem, ja que o SSD funciona perfeito sem os hds, ja dá pra tentar isolar a origem do problema..

quais sao esses discos rígidos e qual a marca deles/capacidade/tempo de uso?

tente usar 1 de cada vez usando cada porta sata disponivel para ver se o problema aparece.. 

assim q você colocar um, deixe e faca a mesma verificacao q fez no SSD com aquele programa para vermos o estado de saude dele.. pelos parametros do seu SSD, tá tudo ok com ele.. nenhum defeito.. vamos ver como está a saude dos discos rígidos agora

baixei o manual dessa sua placa-mãe e ao contrario de outras, aparentemente não há nenhum tipo de limitacao ao se usar SSD NVMe e as portas satas

até porque essa limitacao se dá mais quando você usa ssds tipo M.2 no padrão sata e não no NVMe.. ai sim, nesse caso para o M.2 funcionar, algumas portas sata ficam desabilitadas por motivos obvios, afinal um SSD M.2 sata é nada mais q um SSD comum num formato diferente

mas o seu caso o SSD é NVMe e portanto não há qualquer correlacao... 

Entendi, no caso agora conectei apenas um dos HDD que consta no print e irei ficar testando nos proximos dias, dou alguma atualização. Obrigado pela ajuda de verdade!

124282933_HDDDarah.png.6ef5c234d1428f4bfbab50292fdba0ee.png

Postado
1 hora atrás, atila223 disse:

Entendi, no caso agora conectei apenas um dos HDD que consta no print e irei ficar testando nos proximos dias, dou alguma atualização. Obrigado pela ajuda de verdade!

124282933_HDDDarah.png.6ef5c234d1428f4bfbab50292fdba0ee.png

é esse HD tá bem bom pelos parametros exibidos

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...