Ir ao conteúdo

Placa de captura Easycap + videocassete Panasonic NV-FJ615 com imagem distorcida

Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Boa tarde a todos! Eu comprei uma placa de captura EasyCap para digitalizar as minhas velhas fitas de infância e lembranças de família.
image.png
Mas estou tendo um problema: Ao ligar meu videocassete nela (Panasonic NV-FJ615), a imagem fica distorcida (conforme vídeo abaixo).

Estou utilizando fita VHS-C com adaptador para VHS normal, conforme a imagem abaixo. Porém com fitas VHS normais o mesmo problema ocorreu. Quando abro o menu de configurações do videocassete, a imagem fica normal. Somente na fita que fica desse jeito. Já tentei ajustar manualmente para NTSC ou PAL-M (ao invés de usar o automático), mas o problema persiste.

photo_2022-01-25_15-39-17.jpg

Quando eu utilizo a filmadora para reproduzir a fita ao invés do videocassete com adaptador, a imagem fica normal (conforme o vídeo abaixo). Porém para mim é mais difícil usar a filmadora, pois a bateria está com baixa autonomia devido a idade, e não tenho o cabo original para ligar a filmadora sem bateria.

Alguém que trabalha (ou já trabalhou) com EasyCap, sabe de alguma forma de resolver esse problema?

Obs: Os vídeos estão sem som porque eu não ativei o áudio na hora de gravar, mas o som está funcionando normalmente.

• 7 meses depois...
Postado

Boa noite Ferox!

Desista, amigo... EasyCap é que nem os stormtroopers de Star Wars: nenhum deles tem nome e são todos iguais, apesar de dentro da armadura serem totalmente diferentes. A mesma coisa com EasyCaps: são placas com chips variáveis, depende do vendedor, e mesmo o vendedor não sabe a diferença. Em 90% dos casos você leva uma piaba. Recomendo procurar uma placa de captura melhor elaborada. Creio que uma com chip CONEXANT ou EMPIA dê conta do recado.

Como saber se a placa vende chip Conexant ou Empia? Sorte. Recentemente comprei uma PCI-e com chip Conexant no AliExpress. Essas placas PCI-e costumam dar super certo no Linux. Pesquise bem e vai encontrar.

Abração!

• Obrigado 1
  • 3 meses depois...
Postado

@Ferox Graxaim, @Inky1003, @AlanMonteiro_BR, @Fause

Caros

Me perdoem, por estar postando agora depois de quase 04 meses😇.

O melhor equipamento para captura e conversão de sinal analógico (VHS e Outros) em sinal Digital (MPEG->DVD e Outros), chama-se Gravador de Dvd de Mesa "Nacional", porque já vem de fábrica dando suporte de gravação aos padrões PAL-M e NTSC de Modo Automático.

A Esmagadora Maioria dos Vídeos Cassetes "Nacionais", dão Suporte de leitura nos padrões PAL-M e NTSC (Chaveamento NTSC/AUTO/PAL-M), Mas só enviam o sinal em APENAS PAL-M.

O sinal PAL-M é aceito pelo Gravador de Mesa e Convertido Internamente para NTSC e gravado em DVD, porque NÃO existe DVD em PAL-M.

Já a esmagadora maioria das Placas de Captura do Mercado dão Suporte de Gravação Apenas em NTSC, e por isso a captura se apresenta alternando entre preto/branco e colorido porque a placa NÃO identifica o padrão PAL-M.

O Único Equipamento que casa sexualmente entre o Vídeo Cassete e a Placa de Captura é o Transcoder:

Transcoder Vipcolor de Pal-m -> Ntsc

775894298_TranscoderVipcolorPal-mparaNtsc.jpg.c8c9390e275b8595823f3726ef6d6fee.jpg

Boa Sorte A Todos.

Abraços

Em 01/09/2022 às 22:42, Ferox Graxaim disse:

No meu caso resolvi, com uma placa de captura HDMI Knup KP-AD101 + um conversor genérico de AV para HDMI.

Meu Caro

Tenho equipamentos "Vintage" da Época de Ouro das Conversões de Uso Pessoal Principalmente (Fitas Familiares) e de alguns Clientes (Só Gente Boa), e como Exemplifiquei Acima, Possuo 02 Gravadores de Mesa 01 Phillips e 01 LG, e 04 VCRs, 01 Aiwa (World Wide Converter) 02 Panasonic Estéreos e 01 Semp Toshiba Também Estéreo.

A Pergunta Que NÃO QUER CALAR É?

Como você conseguiu Converter Suas Fitas com esse 02 Dispositivos, se eu não encontrei informações e especificações de que os mesmos, ou só um dá Suporte ao Padrão PAL-M.

Tá Difícil...

Abraços

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
Em 26/12/2022 às 17:09, bacalhau cruzmaltino disse:

@Ferox Graxaim, @Inky1003, @AlanMonteiro_BR, @Fause

Caros

Me perdoem, por estar postando agora depois de quase 04 meses😇.

O melhor equipamento para captura e conversão de sinal analógico (VHS e Outros) em sinal Digital (MPEG->DVD e Outros), chama-se Gravador de Dvd de Mesa "Nacional", porque já vem de fábrica dando suporte de gravação aos padrões PAL-M e NTSC de Modo Automático.

A Esmagadora Maioria dos Vídeos Cassetes "Nacionais", dão Suporte de leitura nos padrões PAL-M e NTSC (Chaveamento NTSC/AUTO/PAL-M), Mas só enviam o sinal em APENAS PAL-M.

O sinal PAL-M é aceito pelo Gravador de Mesa e Convertido Internamente para NTSC e gravado em DVD, porque NÃO existe DVD em PAL-M.

Já a esmagadora maioria das Placas de Captura do Mercado dão Suporte de Gravação Apenas em NTSC, e por isso a captura se apresenta alternando entre preto/branco e colorido porque a placa NÃO identifica o padrão PAL-M.

O Único Equipamento que casa sexualmente entre o Vídeo Cassete e a Placa de Captura é o Transcoder:

Muito obrigado pela sugestão, futuramente vou adquirir esse equipamento.

Em 26/12/2022 às 17:09, bacalhau cruzmaltino disse:

Meu Caro

Tenho equipamentos "Vintage" da Época de Ouro das Conversões de Uso Pessoal Principalmente (Fitas Familiares) e de alguns Clientes (Só Gente Boa), e como Exemplifiquei Acima, Possuo 02 Gravadores de Mesa 01 Phillips e 01 LG, e 04 VCRs, 01 Aiwa (World Wide Converter) 02 Panasonic Estéreos e 01 Semp Toshiba Também Estéreo.

A Pergunta Que NÃO QUER CALAR É?

Como você conseguiu Converter Suas Fitas com esse 02 Dispositivos, se eu não encontrei informações e especificações de que os mesmos, ou só um dá Suporte ao Padrão PAL-M.

Tá Difícil...

Abraços

Para mim funcionou bem, mas eu não consegui desentrelaçar o vídeo, e talvez a qualidade das cores não esteja tão boa. Mas já dá pra digitalizar as fitas.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

@bacalhau cruzmaltino A placa de captura é uma Knup KP-AD101 como eu falei nas postagens anteriores, o conversor de AV para HDMI é genérico, mas é o mesmo da imagem abaixo: 

image.png

No anúncio que comprei diz suportar NTSC e PAL-M, e acredito que suporte sim, pois configurando o VCR como PAL-M ou NTSC não ficou em preto e branco que eu me lembre. Quanto a placa de captura, acho que não tem diferenciação de PAL-M e NTSC, pois já é HDMI, sinal digital.

Postado
1 hora atrás, Ferox Graxaim disse:

@bacalhau cruzmaltino A placa de captura é uma Knup KP-AD101 como eu falei nas postagens anteriores, o conversor de AV para HDMI é genérico, mas é o mesmo da imagem abaixo: 

image.png

No anúncio que comprei diz suportar NTSC e PAL-M, e acredito que suporte sim, pois configurando o VCR como PAL-M ou NTSC não ficou em preto e branco que eu me lembre. Quanto a placa de captura, acho que não tem diferenciação de PAL-M e NTSC, pois já é HDMI, sinal digital.

Meu Caro

Então, o Conversor de AV para HDMI é o responsável por capturar o Padrão ANALÓGICO do VCR em PAL-M/NTSC e convertê-lo para o Padrão Digital em NTSC que É o Aceito pelo Placa de Captura, porque em HDMI só trafega Sinais Digitais em NTSC ou PAL (Europeu).

O Problema de Muitos, é a Interpretação Incorreta dos Procedimentos de Captura e Suas Normas.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...