Ir ao conteúdo

PC congelando do nada e as vezes não liga de primeira, o que fazer?

Ir à solução Resolvido por gabriel.almeida,

Posts recomendados

Postado

Seguinte galera, um amigo meu comprou o pc dele em novembro de 2021, eu que fiz os pedidos das peças pra ele e um técnico montou o pc, no inicio até postei aqui que tinha dado uns problemas, e o primeiro técnico que ele chamou não soube montar direito e a temperatura do processador estava batendo uns 90 graus, e até antes disso acontecer, o técnico queria mandar as peças pra garantia pois o pc não iniciava, e o problema era só atualizar a BIOS por BIOS flashback para a ultima versão, só que a galera daqui salvou nessa dica e não precisou de garantia kkkkk.

Bom, o que acontece agora é que depois que o segundo técnico remontou o pc e reinstalou tudo "corretamente", inclusive o processador que estava mal encaixado, a temperatura ficou normal na casa dos 45 graus, só que o pc dele começou a apresentar uns problemas de travamento, enquanto ele assisti vídeos ou filmes, tanto seja no youtube, netflix, até mesmo em site de cursos online, o pc dele do nada simplesmente congela totalmente e ele só consegue mexer a seta do mouse, e dessa forma tem que reiniciar o pc, ele chegou a relatar que já aconteceu de travar até usando o adobe illustrator.

O outro problema que ele está tendo, está acontecendo desde a primeira montagem, que é do pc não ligar de primeira em algumas vezes, ele disse que isso acontece se ele ficar uma media de 2 dias sem ligar o pc, ai quando vai ligar, chega na tela de login do windows e trava, ai ele tem que reiniciar, só depois disso que o pc liga normalmente.

A configuração do PC:
Ryzen 7 5700G
ASUS TUF Gaming B550M-Plus
2x8GB Corsair Vengeance RGB Pro - 3200Mhz (16GB)
Fonte Corsair CX650
WaterCooler Cooler Master (não me recordo o modelo agora)

1 SSD KingSpec de 1TB

1 SSD XPG M.2 de 1TB

Monitor LG UltraWide - 29WK600

Ele está usando o PC com a placa de vídeo integrada do processador.

A BIOS da placa-mãe foi atualizada para a ultima de dezembro de 2021, pois a versão que veio de fabrica foi a de abril de 2020 e não estava reconhecendo o processador, os reconheceu depois de atualizar via BIOS flashback.

Queria saber se alguém sabe como identificar o problema, ou em que peça possa está ocorrendo o problema para poder acionar a garantia se for o caso.

Deixarei 2 prints do HWinfo caso seja necessário, um da parte de CPU e outra de GPU.

CPU 2.jpg

GPU 2.jpg

Postado

@KeyaruYT Ainda não, irei pedir pra ele verificar isso nos dois SSDs.
Eu estava achando que poderia ser algo relacionado a GPU do processador ou algo na placa-mãe, mas como não tenho nenhuma outra placa de vídeo aqui, ai fica difícil tirar essa duvida. 

• mês depois...
Postado

Boa Noite, meu PC já vem apresentando este problema de congelamento a um tempo, as vezes na hora de ligar ele até trava e apresenta tela azul. Bem, eu troquei o Processador, depois de 2 a 3 dias utilizando normalmente o PC travou de novo, depois testei sem a Placa de Vídeo, travou também, depois testei as Memórias RAM e troquei, travou também, mais tarde testei e troquei os HDs e SSDs e também reinstalei o Windows e a BIOS e mesmo assim o problema persistiu. Assim como relatei a diversos usuários, o problema provavelmente deve ser na placa-mãe, irei providenciar a troca desta e irei responder aqui caso consiga a solução esperada.  

AAAAAAH e detalhe, já testei a fonte também, fiz as medições e está normal. Provavelmente deve ser algum problema na placa-mãe mesmo, slots queimados, soquete da CPU, capacitor estufado e por aí vai.

Postado

@Cesar Duque Aqui ainda segue no mesmo problema, já passou por uns dois técnicos e nenhum conseguiu ver de onde vinha o problema. Caso você consiga solucionar o problema ai, me diz o que pode ter acontecido. Eu também estou achando que é problema na placa-mãe.

Postado
5 horas atrás, gabriel.almeida disse:

@Cesar Duque Aqui ainda segue no mesmo problema, já passou por uns dois técnicos e nenhum conseguiu ver de onde vinha o problema. Caso você consiga solucionar o problema ai, me diz o que pode ter acontecido. Eu também estou achando que é problema na placa-mãe.

Meu PC está com um problema parecido, desde que o comprei, há cerca de 1 mês atrás. E minha placa-mãe e processador são iguais ao seu. Eu até criei um tópico sobre isso: 

Eu fiz diversos testes de hardware e software e, ao que tudo indica, o problema aparenta ter sido resolvido quando eu instalei a versão mais antiga possível de BIOS, a versão 1401, e não mexi nada nela (deixei tudo como veio). Já faz 2 dias que fiz este procedimento e desde então meu PC não congelou nem travou mais nada; então acho que é o BIOS mesmo (tem até um vídeo nesse tópico que eu criei, que fala desse problema crônico dos Ryzen: não é problema de hardware, é a AMD que está apanhando com o firmware e aí o usuário é obrigado a encontrar uma versão de BIOS que funcione para ele - vale a pena assistir). Mas eu preciso de mais alguns dias de testes para ter certeza de que o problema de fato foi resolvido por completo e que não voltará mais, mas fica a dica: instalem a versão mais antiga possível do BIOS (que aceite seu processador - o nosso é a versão 1401). Problemas com BIOS já são um velho conhecido dos Ryzen, está cheio de relatos por aí, principalmente com as versões mais novas (e problemáticas). Tanto é que, só nessa nossa placa-mãe, a ASUS já fez 18 versões diferentes de BIOS em apenas 15 meses (e já tem uma nova em desenvolvimento).

Daqui alguns dias, se continuar tudo funcionando como deve, vou tentar ligar o XMP (D.O.C.P.) das memórias RAM e testar por uns dias: se continuar sem travar, aí vou tentar ativar o fTPM e testar por mais alguns dias também (pois há relatos de que ele cause problemas de travamentos e engasgos em alguns Ryzen). Testarei tudo nessa versão 1401 do BIOS. Daqui alguns dias saberemos qual a causa exata do problema: versão do BIOS, XMP ou o fTPM. Uma coisa é certa desde já: o problema é software, não hardware! Não percam tempo com "técnicos" ou tentando trocar peças com a loja sem antes testar isso.

Detalhe: minha placa-mãe já veio de fábrica com a versão mais nova (e problemática) do BIOS, a versão 2423 e desde então sempre apresentou problemas.

Postado

@Rodrigo RDA Muito bom, irei aguardar as suas atualizações então, pois se realmente for a questão da BIOS, já vai poupar uma grande dor de cabeça.

Aqui o problema é além de travar na inicialização como você relatou no seu tópico, também congela o computador algumas vezes enquanto está executando algum vídeo, não chegou a ser testado em jogos pois só está usando a placa gráfica do processador.

Em relação a BIOS, quando a placa-mãe chegou ela estava em uma versão de BIOS que não aceitava o Ryzen 7 5700G, então o tecnico que estava na hora fez a atualização por BIOS flashback para essa versão ai que você citou, (versão 2423), pois era a mais recente disponível na época.

Caso o seu computador tenha solucionado o problema, me avise por favor, vai me ajudar muito.

Postado
20 minutos atrás, gabriel.almeida disse:

@Rodrigo RDA Muito bom, irei aguardar as suas atualizações então, pois se realmente for a questão da BIOS, já vai poupar uma grande dor de cabeça.

Aqui o problema é além de travar na inicialização como você relatou no seu tópico, também congela o computador algumas vezes enquanto está executando algum vídeo, não chegou a ser testado em jogos pois só está usando a placa gráfica do processador.

Em relação a BIOS, quando a placa-mãe chegou ela estava em uma versão de BIOS que não aceitava o Ryzen 7 5700G, então o tecnico que estava na hora fez a atualização por BIOS flashback para essa versão ai que você citou, (versão 2423), pois era a mais recente disponível na época.

Caso o seu computador tenha solucionado o problema, me avise por favor, vai me ajudar muito.

Cara, hoje já é o 3º dia de testes (usando o Windows normalmente) sem nenhum travamento. Então a questão é mesmo a versão do BIOS. Vou deixar assim com as configurações de fábrica do BIOS 1401 por mais um ou dois dias e depois disso vou tentar ligar o XMP (D.O.C.P.) e o fTPM e testar por mais alguns dias. O que você pode fazer aí, desde já, para também auxiliar nos testes, é desativar o fTPM no seu BIOS e ver se os travamentos persistem: no meu caso, mesmo eu resetando o BIOS que eu tinha anteriormente (versão 2423) para os valores de fábrica (apertei F5 dentro do BIOS), os problemas continuaram. Porém na época eu não olhei se o fTPM também havia sido desativado ou se ele persistiu ativado mesmo com o reset de BIOS. Teste aí, se puder.

Se os travamentos estiverem te incomodando muito, já pode colocar logo de cara a versão 1401 do BIOS que certamente eles pararão. Eu também tinha esse travamento de vídeo e áudio uma vez por dia, geralmente no meio de algum filme na Netflix ou vídeo do Youtube. Agora, com esse BIOS 1401 não tive mais. Basta ter um pendrive formatado em FAT32 e seguir à risca o passo a passo do site da ASUS de como usar o BIOS Flashback, não tem erro: https://www.ASUS.com/br/support/FAQ/1038568/
Qualquer dúvida é só perguntar aqui. Só não pode interromper a atualização do BIOS no meio do caminho, pois aí acho que pode perder a placa-mãe.

Postado

Atualização da postagem: Li agora que, após uma enxurrada de reclamação dos usuários, a AMD finalmente reconheceu publicamente que há um problema com seu TPM (fTMP) nos processadores Ryzen, que causa travamentos e engasgos esporádicos, e que ela fornecerá uma solução no futuro: https://t2id.com/31537/noticias/amd-confirma-bug-de-desempenho-que-causa-gagueira-em-pcs-com-windows/

Postado

@Rodrigo RDA Você sabe me dizer como posso desativar esse fTPM pela BIOS dessa nossa placa-mãe?
Se puder mandar uma foto do local correto na BIOS onde desativa ou as coordenadas de quais opções entrar até chegar nessa opção, vai me ajudar muito.

Pois ai tento isso primeiro como você falou, e caso não funcione ai tento mudar a versão da BIOS para uma mais antiga.

Postado
2 horas atrás, gabriel.almeida disse:

Você sabe me dizer como posso desativar esse fTPM pela BIOS dessa nossa placa-mãe?

Agora que eu fui ver que nessa versão atual do meu BIOS (1401) o TPM está sempre ativo, podendo o usuário apenas escolher entre usar o TPM embutido dentro do processador (o problemático fTPM) ou o chip TPM que já vem soldado na placa-mãe (discrete TPM). Por padrão ele vem selecionado o discrete TPM (pelo menos nesta minha versão de BIOS), que foi o que eu deixei e que não está apresentando nenhum problema. Já na sua versão de BIOS (2423) veja se tem a opção de desativar (OFF) ou de colocar em discrete TPM. Acredito que apenas a opção fTPM (que usa o recurso de dentro do processador) que esteja apresentando os problemas.

Na placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus passo a passo é o seguinte:

1) Acesse o BIOS, apertando a tecla DEL durante a inicialização do PC.
2) Já dentro da tela do BIOS, aperte a tecla F7 para acessar o modo 'Avançado' (completo) das configurações. A tecla F7 alterna entre modo completo (avançado) e modo resumido.
3) Vá na aba Advanced e clique na opção que fala de fTPM (é uma das primeiras da lista).
4) Clique na caixa de seleção (imagem abaixo) e mude para 'discrete TPM', ou seja, aqui você está informando que você usará o chip TPM da placa-mãe ao invés do recurso de dentro do processador Ryzen. Ou, caso sua versão de BIOS tenha a opção de desativar, você pode selecionar ela. Mas, se puder usar o 'discrete TPM' é melhor, pois esse é um recurso para aumentar a segurança do sistema.

IMG_20220309_222033264_HDR.thumb.jpg.f3b26b3f23403bc7a3edaea64e7db9f8.jpg

5) Vá para a aba Exit e escolha Save Changes & Reset e confirme as alterações. Pronto, TPM desativado ou alterado para a opção que não causa problemas.

IMG_20220309_223213033_HDR.thumb.jpg.df5e6a794bf8a71cdc82c19d0bdcdeb6.jpg

BÔNUS:

Se, por acaso você quiser ativar o overclock (D.O.C.P.) de suas memórias RAM, para que elas funcionem na frequência anunciada pelo fabricante, é aqui que altera:

IMG_20220309_221829083_HDR.thumb.jpg.77eb30b95cff40185fab0d4063391d6d.jpg

Basta alterar de Auto para D.O.C.P. e assim você ativará o perfil XMP (que na ASUS se chama D.O.C.P.) das suas memórias RAM e elas passarão a funcionar mais rápido (só não é recomendado colocar uma frequência mais alta do que a especificada pelo fabricante, caso você não tenha experiência em fazer overclock - no caso da sua RAM você pode deixar em 3200MHz, que provavelmente funcionará sem problemas).

Testes por uns dias e depois relate aqui sua experiência.

Postado

@gabriel.almeida conseguiu desativar o fTPM da sua placa-mãe? No seu caso é melhor só fazer esse passo por enquanto, nessa sua versão mais nova de BIOS (2423). Pois assim saberemos se o problema é somente do fTPM ou se a versão do BIOS também influencia em algo. Se funcionar bem nessa sua versão de BIOS vou voltar a minha para essa versão mais nova novamente (eu ainda estou com a versão 1401 e não tive mais problemas depois de desativar o fTPM: já fazem 7 dias sem problemas).

Qualquer dúvida pode perguntar aqui. E nos mantenha atualizados, para sabermos se funcionou.

Postado

@Rodrigo RDA Cara, segui o seu passo a passo de mudar fTPM para discrete TPM, fiz dia 10/03/2021 a noite, até o momento o PC já vem sendo testado a quase 2 dias, ficou até uma madrugada toda rodando vídeo para ver se travava, e até o momento não ocorreu nenhum travamento nem na inicialização e nem reproduzindo vídeo. Eu ainda não tinha falado nada aqui pois ainda estava testando para poder dar certeza, mas creio que você trouxe a solução que tanto precisava kkkk.

Irei continuar testando, deixar de madrugada rodando mais uns vídeos aqui, mas acho que o problema era isso mesmo do fTPM e não a versão da BIOS

De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda, pois já tinha levado o PC em algumas lojas de informática e passado por alguns técnicos e ninguém sabem o que era, alguns falavam pra mandar pra garantia kkkkkk

Irei testar por mais alguns dias e assim que confirmar que não está travando mais nada aqui, volto para marcar sua resposta como solução do tópico.

Obs: Estava em Enable Firmware TPM e ai alterei para Enable Discrete TPM

antes.jpg

depois.jpg

Postado

@gabriel.almeida show de bola! Vou aguardar você testar por mais alguns dias e se realmente resolveu, aí vou voltar meu BIOS para a versão mais nova também, já que a cada versão eles afirmam que corrigiram um monte de coisas, então acho que não é muito recomendável (por questões de desempenho e segurança) ficar com um BIOS muito desatualizado, como a que estou no momento. Valeu!

Postado

Bom, após aproximadamente 7 dias de testes com youtube, netflix, cursos online, players de vídeo do windows, não tive mais nenhum problema com travamento/congelamento do PC, antes com poucos minutos já acontecia de travar e só voltava depois de reiniciar, e até mesmo o problema que tinha de travar na hora da inicialização do windows, também foi solucionado e não aconteceu mais.

Agradeço ao @Rodrigo RDA pela ajuda e informação valiosa que ele passou, pois não tinha achado nada na internet sobre como solucionar este problema.

Aos demais que tiverem uma configuração parecida ou processadores Ryzen e tiverem passado por problemas desse tipo, sigam a instrução acima de desativar o fTPM ou mudar a opção que está ativa na BIOS de vocês.

Depois disso tudo reparei que o computador ficou melhor no geral, pois até para usar o navegador ou abrir programas estava demorando um pouco, e agora está bem rápido.

• Amei 1
Postado

@gabriel.almeida seu BIOS ainda é a versão 2423, certo? Você apenas alterou para 'discrete TPM' ou mexeu em mais alguma configuração de TPM para resolver os problemas?

Pergunto pois até então eu estava com o BIOS na versão bem antiga (1401) e estava funcionando para mim o fato de apenas alterar para 'discrete TPM'. Agora tentei colocar a versão mais recente do BIOS novamente (2423) e percebo que, mesmo quando eu coloco em 'discrete TPM', salvo e reinicio o PC, volta automaticamente para o 'firmware TPM' (fTPM). Ou seja, não estou conseguindo "desativar" o fTPM nessa versão 2423 do BIOS. Será que nessa versão de BIOS tem que alterar em mais algum lugar para que o 'discrete TPM' seja mantido?

Na guia Advanced, no primeiro item do menu (Trusted Computing) o seu está assim como esta imagem abaixo, com tudo como veio no padrão de instalação do BIOS?

IMG_20220319_092726774.thumb.jpg.89105fedbcbdef1c013934e1ac28a34b.jpg

Postado

@Rodrigo RDA Isso, minha BIOS está na versão 2423. Eu apenas alterei para 'discrete TPM' e não fiz mais nada, não mexi em nenhuma outra função.

Após você me falar isso, eu decidi ir na BIOS olhar aqui a opção do fTPM e mesmo eu tendo alterado para 'discrete TPM' naquele dia, quando olhei agora consta como 'firmware TPM', então acredito que seja assim mesmo, você so precisa mudar, salvar e reiniciar. Pois aqui já não está travando mais, e eu nem sabia que a opção tinha voltado para 'firmware TPM'.

Sobre essa opção  (Trusted Computing), está tudo igual o seu ai. Irei colocar umas imagens..

Após salva como 'discrete TPM' e reiniciar o PC, você chegou a usar para ver se ainda estava travando?
Faz um teste, as vezes é assim mesmo nessa opção..

foto 1.jpg

foto 2.jpg

foto 3.jpg

foto 4.jpg

@Rodrigo RDA Uma duvida, eu fiz aqui agora o processo que você ensinou para ativar o XMP, que aqui no caso é D.O.C.P, e queria que me dissesse se isso está correto, pois quando mudei de AUTO para D.O.C.P, mudou a tensão, que até ficou em amarelo, e também algumas outras coisas como a latencia, etc. É assim mesmo?

memoria 1.jpg

memoria 2.jpg

memoria 3.jpg

Postado

@gabriel.almeida , o D.O.C.P. é assim mesmo. É só ativá-lo que já são carregadas as configurações padrões que o fabricante gravou dentro das memórias, não tem que mexer em mais nada. Essa tensão de 1,35V é normal, é ela que faz as memórias ficarem mais rápidas. Deixando tudo assim no padrão não tem perigo pois foi o próprio fabricante da memória quem criou esse perfil de overclock.

Quanto ao fTPM, logo após instalar esse BIOS mais novo, eu usei o computador por algumas horas e tive um travamento de áudio no meio de um filme. Aí eu fui ver no BIOS e havia voltado sozinho para o fTPM. Só por curiosidade, quando você abre o antivírus do Windows, que agora se chama Segurança do Windows, na aba Segurança do Dispositivo aparece assim (segurança de hardware padrão sem suporte) como essa foto ou no seu fala algo de "processador de segurança"?

006.thumb.PNG.1f1fede4725e7e39f95f026e195eeeb5.PNG

Postado

@Rodrigo RDA Olha, logo após eu mudar aqui para 'discrete TPM' naquele dia, até hoje nunca mais travou, mesmo eu olhando novamente a opção e constando lá 'firmware TPM', ainda assim não chegou a travar mais, e antes de fazer isso travava muito e com frequência.

E sobre a aba Segurança do Dispositivo, é isso aqui que aparece:

256e4725-69f9-4eb2-9fa6-e489ca6f9a03.jpg

Postado

@gabriel.almeida o meu, quando estava travando, estava igual essa foto sua, que menciona o 'processador de segurança'. Só parou os travamentos depois que eu desativei de vez o TPM em 'Trusted Computing'; aí o antivírus do Windows ficou como na minha foto mais acima.
Como nossa placa-mãe e processador são os mesmos, pode ser que memória RAM ou algum outro hardware (ou mesmo alguma configuração, drivers ou erro do Windows 10) interfira em algo e aí a solução para você seja um pouco diferente da solução para mim... Mas uma coisa é certa: é mesmo o TPM que causa todos esses problemas, o que muda em cada caso é somente o que a pessoa tem que fazer para que o TPM deixe de causar os travamentos. No seu caso (e no caso do meu BIOS mais antigo) bastou alterar para "discrete TPM', no meu caso com BIOS recente precisei ir um pouco além e desativar toda a segurança de hardware no BIOS... O importante é resolver os problemas até a AMD disponibilizar a solução correta e definitiva daqui alguns meses (espero que eles consigam resolver). Meu processador antigo (Intel) também não tinha TPM, então nem me preocupo tanto em deixa-lo desativado (o TPM) temporariamente agora.

Aqui agora voltou ao normal, sem nenhum tipo de travamento. Estou usando o BIOS 2604, mas antes testei o 2423 e havia dado os mesmos problemas caso eu deixasse o TPM ligado. Já no BIOS bem antigo (1401) bastava instalar e não fazer nada, que ele já vinha com o TPM desligado por padrão. A ASUS deixou o TPM ligado por padrão somente nas versões de BIOS feitas após o lançamento do Windows 11, para "facilitar" a vida dos usuários.

• 2 semanas depois...
Postado

Boa Noite, assim como prometido estou aqui para dar o retorno a vocês! Realizei a troca da Placa-Mãe por uma nova e agora está funcionando normalmente, e já fiz o upgrade para o Windows 11. Ou seja o problema do congelamento total pode ser relacionado ao TPM e BIOS assim como @Rodrigo RDA disse e também a outros problemas que já foram relatados por outros usuários, como por exemplo: algum problema relacionado aos capacitores ou ao soquete do processador. Enfim, o problema estava na placa-mãe. Obrigado por todo suporte e ajuda que todos deram para resolução do problema.

• Curtir 1
Postado

@Rodrigo RDA Fala Rodrigo, beleza? Eai, como está seu PC, ainda está sem travar? É que o meu aqui depois de tanto tempo voltou a travar, será que realmente vai ser necessário atualizar a BIOS para essa mesma versão que você está?

@Cesar Duque É isso, estou com essa duvida, aqui depois de tanto tempo voltou a travar, irei ver se tem mais alguma solução a ser feita pela BIOS, ou então acionar a garantia da placa-mãe, mas ai fico na duvida se isso realmente é problema na placa-mãe ou processador.

Postado

@gabriel.almeida o meu não travou nunca mais. Mas é como eu disse nos posts anteriores, até que a ASUS e a AMD disponibilizem a solução definitiva para o problema do fTPM (que levará no mínimo alguns meses), o antivírus do Windows tem que mostrar como eu coloquei na foto mais acima (postagem do dia 19/03/2022) ou como esta imagem aqui abaixo (a diferença aqui é que eu ativei a virtualização no BIOS, por isso agora aparece "isolamento de núcleo", mas isso não interfere em nada no problema em questão - ativei para aumentar a segurança e para poder usar máquinas virtuais para outras finalidades). Se nesta tela do seu antivírus do Windows mencionar qualquer coisa de "processador de segurança", significa que seu fTPM continua ativado. Tanto na sua versão de BIOS quanto na minha precisam deste procedimento, por isso, tanto faz você atualiza-la ou não.

01.thumb.PNG.fa52bc8f66581b443dc9cef1bd41c04a.PNG

E, nessa minha versão atual de BIOS (2604) eu só consegui isso (o antivírus mostrar a tela igual à imagem acima) desativando por completo a proteção de hardware em 'Trusted Computing', no BIOS (na verdade é apenas um item que você coloca em off e aí tudo já fica desativado). De nada estava adiantando mudar de "fTPM" para "discrete TPM" (isso só valia para a versão de BIOS, 1401, que eu estava usando na época; para as versões mais recentes não surte efeito). No seu caso, você não desativou o fTPM (tentou fazer mas o BIOS reverte sua ação após reiniciar o PC). O que provavelmente aconteceu para você foi algum bug do Windows que fez com que o Windows não utilizasse o fTPM e que agora deve ter sido "corrigido" e aí voltou a travar novamente...

Vejo no mínimo 2 opções de soluções temporárias que solucionarão seu problema definitivamente até que a AMD forneça a solução definitiva, após Maio (ou bem depois disso):

1) Desativar o 'Trusted Computing', conforme expliquei acima e na postagem anterior e depois checar no antivírus do Windows, nessa tela mostrada na imagem acima, se de fato está desativado. Feito isso não é para travar nunca mais.

2) Ou, instalar uma versão bem antiga do BIOS, a 1401, e aí seguir os mesmos passos para tirar o fTPM da jogada.

Você escolhe uma dessas opções. Se mesmo assim voltar a travar, aí sim não demore em acionar a garantia do seu hardware. Se acionar antes de testar essas coisas, corre o risco de receber uma placa em piores condições que a sua atual (ou não, vai da sorte). Se tiver alguma dúvida para realizar o procedimento no BIOS, fique a vontade para me perguntar (não sei se minha postagem do dia 21/03/2022 ficou bem clara).

@Cesar Duque , só por curiosidade, seu fTPM está ativado ou desativado? Como aparece, no antivírus nativo do seu Windows, quando você acessa a aba 'Segurança do Windows'? Se puder compartilha essa tela do seu antivírus...

Não precisa nem entrar no BIOS para saber se o fTPM está ativado ou não, basta olhar nessa tela do aplicativo antivírus da Microsoft, que mencionei.

Postado

@gabriel.almeida É nessa tela aí mesmo, é só desativar a 1º opção, chamada 'Secure Device Support' (colocar em 'disable' ou 'off', não lembro a palavra exata que aparece), que todo o resto será automaticamente desativado junto. Essa é a única alteração a ser feita nessa nossa placa-mãe; pode desencanar do outro menu que fala do TPM (fTPM e discrete TPM), pois agora aquilo lá não servirá para nada, tanto faz como ficar lá, já que agora você está desativando o TPM de vez, eliminado o mal pela raiz.

Aí, para ter certeza se deu certo, é só olhar depois no antivírus do Windows, se vai ficar como nas imagens que postei acima. Se tiver igual, é porque deu certo e o TPM não vai mais te atrapalhar.

Só um alerta antes de realizar esse procedimento de desativação do TPM: Caso você esteja utilizado um PIN (4 dígitos) para entrar no seu Windows (ao invés de uma senha), certifique-se ANTES que sua conta Microsoft tem outras opções de recuperação, como seu nº de celular ou e-mail que você tenha acesso através do seu celular. Pois o TMP, quando está ativo, guarda esse PIN criptografado dentro dele e aí quando você o desativa, na 1º vez que você tentar entrar no Windows não vai conseguir (dirá que seu o PIN está incorreto), e aí será necessário recriar esse PIN através das opções da própria tela de login do Windows (você solicita e a MS te envia um SMS ou te liga para a recuperação do seu PIN, aí você pode criar um outro diferente ou recadastrar o mesmo). Isso só na 1º vez ao entrar no Windows, depois fica tudo normal (é que seu PIN antigo vai embora junto com o TPM que foi desativado). Se tiver usando senha normal (não o PIN de 4 dígitos) para entrar no Windows, descarte tudo o que eu disse acima, após o texto vermelho, e é só fazer o procedimento na BIOS logo de cara.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!