Ir ao conteúdo

PC congelando do nada e as vezes não liga de primeira, o que fazer?

Ir à solução Resolvido por gabriel.almeida,

Posts recomendados

Postado

@Rodrigo RDA Acabei de realizar o processo aqui no PC, desativei o "Security Device Support" e o antivírus do Windows mostra igual a sua foto postada em 19 de março.

Queria saber se for o caso pra deixar igual o seu está agora, aparecendo "isolamento de núcleo", como faço para ativar essa virtualização na BIOS?

Pois um amigo meu que tem um Ryzen 7 3700x com uma B450M Steel Legend, me mostrou a foto do antivírus do Windows dele, e está igual ao seu com esse "isolamento de núcleo", e com a mesma mensagem, só que ele nunca mexeu em nada relacionado a TPM, acho que a placa-mãe dele nem tem isso.

Aqui está as fotos das opções desativadas:

FOTO 1.jpg

FOTO 2.jpg

Postado

@gabriel.almeida , se quiser ativar a virtualização, é aqui que ativa no BIOS:  AdvancedCPU ConfigurationSVM Mode: Enabled

A principio a virtualização serviria para caso você queira rodar algum software do tipo do VirtualBox, para poder rodar outros sistemas operacionais (dentro de uma janela) dentro do seu Windows (serve para testar outros S.O. ou programas sem afetar seu Windows). Mas parece que agora o Windows também a usa como um recurso extra para ajudar na proteção do computador.

IMG_20220412_233347915.thumb.jpg.723051d31d3576c2b4c54d4633252701.jpg

Postado

@Rodrigo RDA Cara, não deu nem tempo de fazer isso dai, enquanto estava no youtube aqui, daquela hora que postei, o PC congelou agora, os leds acenderam (sempre deixo os leds dos Fans e Water Cooler apagados por padrão, mas quando congela o pc eles acendem sozinho), e ai reiniciei como de costume. Sinceramente não sei mais o que pode ser.

Será que devo acionar a garantia da Kabum da ASUS TUF Gaming B550M-Plus ou do Ryzen 7 5700G?
Pois comprei a placa-mãe, o processador e 2 memórias Corsair Vengeance RGB Pro no mesmo pedido.

De qual hardware devo acionar garantia?

Acredito que não deva ser nem meus SSDs e nem a fonte.

Só fico com medo de acionar a garantia e chegando lá eles não constatarem nada e mandarem de volta as mesmas peças e ainda pra eu pagar o frete, pois recentemente levei meu PC em uma loja especializada e os técnicos afirmaram não ver nenhum problema no PC.

OBS: A única coisa que reparei desde quando fiz o primeiro procedimento aqui de TPM, é que antes de postar aqui o PC travava muito mais, e agora ta congelando um pouco menos que antes.

Postado

@gabriel.almeida Que coisa! É difícil saber agora se é o processador ou a Placa-mãe ou alguma outra coisa. Acho que qualquer hardware consegue causar travamentos no PC, por isso é tão complicado descobrir a origem do problema... Tem que ir testando cada coisa (hardware) em separado.

Você chegou a formatar esse SSD e fazer uma instalação limpa do Windows (instalação sem manter os arquivos)? Pode também checar o estado de "saúde" do SSD utilizando algum software como o HD Tune Pro e/ou o Seagate SeaTools. Ambos podem scanear seu SSD em busca de algum setor defeituoso ou de falhas físicas. Problema na fonte do computador também pode causar esse tipo de problema. Outra coisa a se tentar é reinstalar as memórias RAM e, no BIOS, desativar o D.O.C.P., para ver se surte algum efeito. Cheque também os cabos do SSD.

Agora, se for acionar a garantia, aí acho que já teria que enviar a placa-mãe e processador juntos pois, se o problema estiver de fato em um deles, não tem como saber em qual está sem testá-los separadamente em outra máquina. Só que jamais mencione para eles que um dos técnicos montou errado no início, pois já é motivo para eles te negarem o direito à garantia. Só fale que desde que chegou, o PC sempre deu problemas e você já tentou de tudo (software) e os problemas continuam. Quando conseguir resolver, depois você dá um alô aqui, para sabermos qual foi a solução que resolveu para você.

• 2 semanas depois...
Postado
Em 11/04/2022 às 14:50, gabriel.almeida disse:

@Rodrigo RDA Fala Rodrigo, beleza? Eai, como está seu PC, ainda está sem travar? É que o meu aqui depois de tanto tempo voltou a travar, será que realmente vai ser necessário atualizar a BIOS para essa mesma versão que você está?

@Cesar Duque É isso, estou com essa duvida, aqui depois de tanto tempo voltou a travar, irei ver se tem mais alguma solução a ser feita pela BIOS, ou então acionar a garantia da placa-mãe, mas ai fico na duvida se isso realmente é problema na placa-mãe ou processador.

Mano, eu troquei o processador na época e persistiu o problema

• 2 meses depois...
Postado

Bom Dia pessoal, eu já estou a meses com a Placa-Mãe nova e o Windows 11 e o problema nunca mais apareceu. OBS: Eu ainda havia feito a troca da CPU mas mesmo assim persistiu o  problema.

• Curtir 1
Postado

@Cesar Duque só por curiosidade, qual versão de BIOS veio nessa sua placa nova e qual versão de BIOS você está utilizando atualmente? Você chegou a olhar se o fTPM está habilitado atualmente? Pergunto pois as lojas que vendem placas-mãe costumam abrir a caixa antes de te enviar e instalam a versão de BIOS mais atual (no caso, cientes dos problemas recorrentes com o fTPM, podem ter instalado uma versão bem antiga de BIOS, que não sofra com o problema do fTPM ou então o terem desabilitado). A minha placa-mãe, comprada este ano na Kabum, veio com a embalagem aberta e com o BIOS mais novo instalado (então foi a loja quem atualizou o BIOS antes de me enviar).

Comigo o problema só tinha sido "resolvido" desabilitando de vez o fTPM, e agora que a ASUS finalmente lançou a versão de BIOS que corrige de vez estes problemas (versão 2803) está funcionando perfeitamente com o fTPM habilitado e com tudo mais que tem direito. Não tive mais nenhum problema após atualizar o BIOS para a versão 2803. Na descrição desta versão, no site da ASUS, eles falam que ela é específica para corrigir os "engasgos" causados pelo fTPM, que está relacionado com a versão do AGESA.

Postado

@Rodrigo RDA Mano, chegando eu casa eu olho a versão da BIOS, mas o meu TPM está desabilitado por causa do meu Windows 11. Mas irei até verificar a versão da minha BIOS e talvez atualizar. Estou tendo uns engasgos e drops de FPS de vez em quando em todos os jogos, sendo que nunca tive esse problema antes.

Tipo, eu tô jogando BF5 e cai de 100 para 20 e fica ali por uns 40 segundos para 1 minuto, no Rainbow Six também, eu estou jogando a 240 aí do anda fica em 90 FPS por uns 40 segundos a 1 minuto. Esse meu "setup" nunca deu problemas parecidos.

• 5 meses depois...
  • Solução
Postado

Fala pessoal, depois de 8 meses finalmente o problema foi solucionado kkkkk
Fazendo esse post para atualizar o @Rodrigo RDA e o @Cesar Duque que me ajudaram desde o inicio deste processo.

Bom, como foi mencionado no inicio deste tópico, estava precisando de ajudar pra solucionar o problema no pc de um amigo que não tem cadastro aqui no site e que tmb não manja absolutamente nada sobre pc, então eu estava basicamente encarregado de ajudar ele nessa, então fiz todos os procedimentos mencionados anteriormente aqui neste tópico, nada disso chegou a resolver o problema de fato, inclusive recentemente esse meu amigo chegou a acionar a garantia (que já estava prestes a expirar) do processador e da placa-mãe e com sorte foi trocado tudo por peças novas, pois até então a gente estava convictos que o problema era na placa-mãe, após realizar a substituição das peças o computador continuou apresentando os mesmos problemas de travamentos.

Resumindo a historia toda, depois de já ter testado tudo, pedi pra esse meu amigo trocar o SSD M.2, pois ele utilizava 2 SSDs, um M.2 e outro Sata, após retirar os dois SSDs e colocar outro totalmente novo, o computador está simplesmente zerado, ja faz semanas que não trava mais, ou seja, o problema estava no M.2

Obs: Já tinha realizado aquele teste pra verificar a saúde dos SSDs e estava tudo normal, e na época ele não tinha um terceiro SSD pra realizar o teste, somente agora ele conseguiu um SSD novo.

Então após realizar essa troca de SSD o pc finalmente está funcionando perfeitamente.

Agradeço a ajuda de todos aqui que tentaram ajudar, e deixo aqui a solução final deste problema.

• Curtir 1
  • 4 meses depois...
Postado

Irei compartilhar com vocês como resolvi meu problema referente a esse " congelamento " detalhe que foi difícil encontrar alguém que tivesse esse tipo de problema para que pudesse encontrar a solução mas por sorte encontrei esse topico aqui, depois de ler varias vezes todas as respostas a principio eu iria fazer downgrade da BIOS para a mais antiga que suportasse o Ryzen 5600G que é o meu, mas ao ir no site da ASUS na parte da BIOS pude ver que na mais atual tinha algo relacionado a melhorias no TPM e aí eu simplesmente atualizei a BIOS para a versão mais recente e resolveu o problema sem precisar desativar nada na BIOS que estivesse relacionado a TPM. muito obrigado a todos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!