Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Eu to planejando fazer upgrades no meu notebook, e estou pesquisando ao máximo para fazer as escolhas mais otimizadas possíveis na hora de comprar componentes.
Geralmente quando pesquiso sobre onde/como ver qual a quantidade máxima de memória RAM que a placa-mãe do meu notebook suporta, eu encontro resultados diferentes.
Os 4 métodos que fui recomendado a utilizar para verificar isso foram:
1 - Manual da placa-mãe
2 - Ferramenta de diagnóstico Crucial
3 - Ferramenta de diagnóstico Mr. Memory 
4 - AIDA64 Engineer

Abaixo as informações do meu sistema, e modelo da placa-mãe.
image.thumb.png.d16722f62265359fc12aec2ea6df03e7.png

O problema é que: Os métodos utilizados para a análise tiveram resultados contraditórios.
- De acordo com o manual do usuário, foi especificado que a memória máxima suportada é 8gb.
- De acordo com a ferramenta de diagnóstico Crucial, foi especificado que a memória máxima suportada é na verdade 16gb.
- De acordo com a ferramenta de diagnóstico Mr Memory, também foi especificado que a memória máxima suportada é 16gb.
- De acordo com o AIDA64 Engineer, conforme mostrado na imagem abaixo, foi especificado que na verdade a memória máxima é 32gb:
image.png.a3df14f9b76d769dfcc664540e59ffa6.png

As dúvidas que eu tenho são:
1 - Qual(is) desse(s) está(ão) certo(s) e quais outros estão errados? (Ou pelo menos qual é mais e qual é menos confiável?)
(1.1 - Ou o errado sou eu que por talvez estar verificando incorretamente em todos e por isso estou obtendo resultados diferentes?)
2 - Se não tiver alguma forma de vcs saberem a resposta da dúvida nº1, tem algo que eu possa fazer pra saber? 
3 - Por que eu tive 3 resultados diferentes, isso é normal?

Obrigado desde já

• Membro VIP
Postado

@O próprio LL A memória máxima do chipset é 32GB (Aida64). Isso não significa que seu notebook vá suportar isso. Depende da PCB, quantidade de slots, etc.

Pela geração desse chipset, creio que suporte tranquilamente 8GB em cada slot (se tem 2 slots, então será 16GB).

O manual te dá uma capacidade por slot:

Citação

Memória por slot 2 GB, 4 GB e 8 GB

Mas logo abaixo ele informa que não é possível utilizar 2 pentes de 8GB, somente um pente de 8GB e o outro slot vazio, o que acho não fazer muito sentido

• 2 meses depois...
Postado

@Math.Pi Opa, perdoe a demora.

É possível que as especificações sobre memória máxima suportada informadas pelo manual da placa-mãe podem não ser universais a todas as placas-mães desse modelo? É possível que haja variações em espécie, que em algumas placas pode se suportar mais e em outras menos?

Realmente igual você falou, sentido isso não faz mesmo. Ainda mais com essas ferramentas de diagnóstico dando respostas diferentes... Há um jeito mais confiável de eu ter essa resposta com 100% de certeza?

• Membro VIP
Postado
Em 10/04/2022 às 02:35, O próprio LL disse:

Há um jeito mais confiável de eu ter essa resposta com 100% de certeza?

Não. Mesmo o suporte da fabricante, pode te informar algo que eles acham mais seguro e não o que realmente é.

• Curtir 1
Postado

@Math.Pi Salve amigo, acabei de tomar conhecimento do modelo da placa ("0KCKCP").
Procurei essa placa em várias lojas online onde expõem as especificações do produto e em todos os que eu vi, sem exceção, dizia que suportava no máximo ou 16gb ou 32gb.
Esse manual do notebook é muito abrangente e inclui vários tipos de notebooks diferentes, não uma espécie de notebook e uma espécie de placa em particular.

Não diria um 100%, mas com essas informações dá pra pelo menos cravar um 90 a 10%, ou um 80 a 20 pelo menos?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...