Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite amigos.
Antes de mais nada, segue a configuração do meu pc:
ASUS tuf Gaming 570 plus BR

Ryzen 7 5800x

4x 8gb XPG memoria 3600mhz

RTX 3060 12gb

water cooler 240 cooler master

Atualmente possuo uma RTX 3060 12gb, estou pensando em deixar minha maquina tambem para minerar, sendo assim pensei em comprar mais uma RTX 3060 12gb.

Alem de minerar, pretendo usar para jogos e renderização. Como funcionaria o uso em Dual Channel, eu teria o dobro da potencia das placas? ou seria menor? se menor, qual essa diferença? 

Pensei também em comprar uma 3060 ti ao invés da 3060, caso eu compre essa placa seria possível o uso em Dual Channel? eu teria a soma das duas placas? ou não funcinaria?

se possível fazer essa soma de potencia ela seria equivalente a qual placa? 

Obrigado amigos, desculpem se minhas perguntas podem soar burras, sou amador :)

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Pepse disse:

Negativo, não existe "Dual Channel" de placas de vídeo, o sistema utiliza apenas uma placa, não unifica mais de uma.

Existe, mas se chama SLI e Crossfire. Parece que está em resuso. Acho que as RTX não têm mais esse recurso.

Para mineração, é um pouco diferente. Teria que pesquisar mais a fundo se é o software de mineração que gerencia isso.

• Curtir 1
Postado

@Rodrigo Antoniazzi

Você se refere a tecnologia chamada SLI né? pois Dual-channel é relativo aos canais de de memória RAM que são utilizadas pelo controlador de memória do processador.

Em games Dual GPU ou SLI (o nome correto), hoje em dia essa tecnologia está obsoleta e pouco aproveitada tanto que a nvidia "descontinuou" o SLI lá em 2020 em diversas placas.. até por que já fazia algum tempo que games não estavam vindo com a devida otimização para essa feature.. logo a performance não estava devidamente "somada" de maneira crua.. somente GPUs high-end que tem o suporte ao SLI.

Logo você optando pelas 2 gpus na máquina em games a diferencia seria pífia, já que SLI está desativado na 3060 e só está disponível na 3090 não irá fazer diferença nenhum dado ao momento que você iniciar o jogo a engine dele vai escolher a gpu primária.

Já em renderização você terá sim um ganho significativo, já que esses são devidamente otimizados pra tirar o máximo de desempenho de mult-gpu.

Sobre mineração, eu recomendo você comprar um HDMI dummy se for eventualmente colocar a segunda placa pra minerar, pois devido ao LHR ela ficará bem restrita mesmo com a quebra do lhr de mineradores como excavator ou nbminer, pelo fato da GPU não ter nenhuma saída de vídeo conectada seu hashrate vai ser capado, então sugiro esse emulador.

Não esqueça de verificar se sua fonte atual irá suprir todo o setup.

A não ser que você vá minerar ERGO ao invés de ETH, em ergo ela tem um bom rendimento independente se há ou não display disponível.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
4 minutos atrás, Math.Pi disse:

Existe, mas se chama SLI e Crossfire. Parece que está em resuso. Acho que as RTX não têm mais esse recurso.

Sim, esse recurso foi esquecido no mercado, nem me lembrava, as RTX não possuem esse recurso, somente a RTX 3090 e se não me engano a QUADRO.

Postado

@Eduardo Crispiliano Obrigado por corrigir os meus erros e conseguir sintetizar todas as minhas dúvidas na sua resposta.

Levarei tudo isso em considereção ao fazer a escolha desse upgrade. talvez seja o caso de vender a minha e comprar uma mais potente.

So mais uma dúvida, uma fonte de 850w plus gold seria suficiente para um setup com 2 RTX 3060?

E caso eu compre a RTX 3060 ti, para renderização, o meu pc ira trabalhar fazendo uso das duas, assim como você disse que seria possível com duas 3060? 

Postado
6 minutos atrás, Rodrigo Antoniazzi disse:

So mais uma dúvida, uma fonte de 850w plus gold seria suficiente para um setup com 2 RTX 3060?

Sim, mas qual o modelo em específico?

7 minutos atrás, Rodrigo Antoniazzi disse:

E caso eu compre a RTX 3060 ti, para renderização, o meu pc ira trabalhar fazendo uso das duas, assim como você disse que seria possível com duas 3060? 

Depende, pelo o que eu sei, não.

Postado
26 minutos atrás, Rodrigo Antoniazzi disse:

Se me recordo bem a 3060Ti requer algo entorno de 226W em full load, claro isso em 100% de uso.

Já a 3060, a ultima da galax  tive um exemplar  em mineração de ETH sem nenhum overclock ou ajuste de tensão/power limit.. em 99% ela exigia algo próximo de 196W isso com a linha +3.3V e +12V do PCI-Express somadas com o conector principal, mas com devidos ajustes ela consumia meros 122W mas não cheguei a testar em games ou em outro cenário..

Mas vale ressaltar que seu Ryzen 9 pode exigir até 200W em 100% de uso.. eu chutaria um pico nominal de 650W se for somar o  5800x + 3060 + 3060Ti e claro  se for considerar periféricos juntos e 100% de uso de toda a configuração.

Sobraria uma margem considerável de 200W~ aproximadamente no caso de você optar por uma 3060Ti como eventual gpu secundária.

26 minutos atrás, Rodrigo Antoniazzi disse:

caso eu compre a RTX 3060 ti, para renderização, o meu pc ira trabalhar fazendo uso das duas, assim como você disse que seria possível com duas 3060?

Sim o software irá automaticamente reconhecer a GPU secundária presente no slot, se você usa o Corona ou V-Ray basta ir nas configurações e ativar o Multcore-Gpu e CUDA Multithreading respectivamente no caso de um deles usar somente 1 das GPUs do slot.

Já o sistema irá reconhecer normalmente.. bastando você setar no programa de render ou minerador se vai usar somente uma ou várias GPUs, 

spacer.png

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...