Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sim é decente e geralmente vem com NANDs YMTC Xtacking 1.0 de 64-Layers que são bem basiquinhas mas possuem um desempenho aceitável.@dwatashi Talvez haja uma variante com estas NANDs mas a Reletech tem um acordo com a YMTC e se reparar bem eu mesmo já testei este SSD e outros modelos e todos vieram com as mesmas YMTC 64-Layers, da mesma forma que o meu Zadak TWSS3.

Postado

@dwatashi Não se baseie nestes TBW desses fabricantes que em muitos casos são calculados de forma ineficiente e em muitos casos dependendo do fabricante eles zeram os dados do SMART e re-vendem como zerado.

Recentemente eu entrei em contato com o C.E.O. da Quarch Solutions e da Phison em sim e consegui autorização para utilizar algumas ferramentas proprietárias e uma dela faz isso com o Smart DATA. Portanto é muito fácil de fazer, porém em SSDs é chato achar programas para fazer... geralmente só fabricante tem.

@Pablo PSPLAYGAMES Já em relação aos SSDs Netac, o que eu recomendo seria o N950e Pro que tem uma construção similar a um XPG SX8200 Pro / S11 Pro. Entretanto esses mesmos XPGs estão em promoções no aliexpress. Portanto são melhores apostas.

Postado
1 hora atrás, Detetive Virtual de SSDs disse:

@Pablo PSPLAYGAMES Já em relação aos SSDs Netac, o que eu recomendo seria o N950e Pro que tem uma construção similar a um XPG SX8200 Pro / S11 Pro. Entretanto esses mesmos XPGs estão em promoções no aliexpress. Portanto são melhores apostas.

obrigado

• Membro VIP
Postado

@Detetive Virtual de SSDs sim, por isto comentei no campo teórico. Mas parte do TBW ou desgaste do SSD é calculado de acordo com as memórias e chipset. Por exemplo, já usei os kingston de entrada e o desgaste aparece rápido não só no aplicativo, bem como na performance do disco. No mesmo tempo que utilizei o P400, não encontrei nem queda de performance e/ou desgaste, logo é "possível" que ele tenha maior TBW que outros SSDs. Por exemplo, tive um M2 SATA MLC 128GB, que tinha uns 15TBW e ainda funcionava perfeito e o desgaste era 5% (mas nesse usei aquele método de deixar o espaço no fim para aumentar o TBW)

Outro que geralmente as ferramentas são para "resetar" o SMART antes do envio, mas ele não faz on-the-fly, não produz uma informação errônea de SMART indicando desgaste, horas, errada. (Exemplo, você liga, faz 10TBW, 100 horas, mas só registra 5TBW e 50h, porque aí seria um hack de firmware, acho que nem os fabricantes deixam implementar isso.)

Eu também gosto muito dos Netac N950e Pro, só não sei se todos vem com os flash Micron como o que já testei. Gosto também dos ADATA, mas fico na dúvida quanto ao NAND, já que eles muitos deles usam NAND "próprio". (Se bem que na CN tudo é meio "máfia" porque uns botam o nome no batch de uma fábrica conhecida e pronto. Outro é que parece ter remarcação/falsificação de NAND, já teve alguma experiência deste tipo, com o maior número de SSDs Testados)

Postado
21 horas atrás, dwatashi disse:

memórias e chipset.

Tem muito mais fatores que são levados em conta, e isto é feito de forma diferente de alguns fabricantes para outros.....

Outro que geralmente as ferramentas são para "resetar" o SMART antes do envio, mas ele não faz on-the-fly, não produz uma informação errônea de SMART indicando desgaste, horas, errada. (Exemplo, você liga, faz 10TBW, 100 horas, mas só registra 5TBW e 50h, porque aí seria um hack de firmware, acho que nem os fabricantes deixam implementar isso.)

A sim, mas os fabricantes nunca deixariam mesmo kkk imagine a palhaçada que seria se fosse possível, mas eu nem devia falar isso portanto Shiu kkk existem fabricante como Phison com ferramentas deles que permitem fazer isso com muuuuuita facilidade. Só que é tão controlador que eles tem uma lista de controle de quem tem acesso a este software XD

Eu também gosto muito dos Netac N950e Pro, só não sei se todos vem com os flash Micron como o que já testei. Gosto também dos ADATA, mas fico na dúvida quanto ao NAND, já que eles muitos deles usam NAND "próprio". (Se bem que na CN tudo é meio "máfia" porque uns botam o nome no batch de uma fábrica conhecida e pronto. Outro é que parece ter remarcação/falsificação de NAND, já teve alguma experiência deste tipo, com o maior número de SSDs Testados)

Existem variantes com Micron B16A em menores capacidade como 256GB/250GB e B17A em 500GB até 2TB. Além de outras como Kioxia BiCS3 (64-Layers) ou BiCS4(96-Layers)

Sim adata remarca todas as NANDs mas eu encontrei uma forma de descobrir com os códigos deles mas infeizmente n posso passar 😞 .

o que você pode fazer é utilizar aquelas ferramentas como SMI_NVMe_Flash_ID que serve para SSDs com controladores Silicon Motion NVMe, ou Phison_Flash_ID2 que é para SSDs com controladores Phison NVMe também dentre outros como Realtek, Jmicron/Maxiotech, Marvell etc....

• Membro VIP
Postado

@Detetive Virtual de SSDs já usei as ferramentas de Flash_ID, já vi ou um outro chip rebranded identificando o fabricante.

Até entendo que existem diversas formas de contabilizar o wear level, mas no geral é de acordo com o uso do NAND. (Por exemplo o TRIM contribuiu muito para redução do wear, não?)

Agora até entendo em parte que cada conjunto firmware, chipset e NAND (basicamente) podem produzir níveis de wear diferente, que influencia no TBW teórico. Mas tem SSD com o mesmo conjunto e TBW diferentes? Nesse caso confirmaria o uso da malandragem citada.

Postado

@dwatashi Exato ele contribui bastante, mas devemos levar em conta o o LDPC e também o WAF

@dwatashi Sim existem vários assim, so que tem que entender o seguinte, vamos pegar um exemplo de um SSD XPG Tuf S41 que tenha vamos chutar 400TB de TBW, isso utilizando NANDs Micron B17A (Dies de 512Gb) com durabilidade de até 3.000 P/E Cycles em suas células, 400 TB é o pior cenário possível, pois mesmo que troquemos por NANDs como as B47R que são ridiculamentes mais rápidas, ele ainda sim pode manter o mesmo TBW anunciado, porém a durabilidade REAL de cada Block e Page são bem maiores, mas o fabrican opta em manter o mesmo TBW.

Não sei se ficou muito claro kkk, perdão caso não tenha ficado kk

• Membro VIP
Postado

@Detetive Virtual de SSDs entendi, mas nesse caso poderia ser quase um upgrade gratuito, algo incomum. (O chip tava em promoção e foi utilizado no produto, pra não mudar ou criar outro modelo eles só fazer esse "upgrade")

O mais comum era começar usando algo melhor e depois reduzir, como ocorreu com uma série de NVMEs na febre do Chia. Parece que com a escassez dos chips, começaram a fazer NVMEs com o mesmo "modelo" mas specs diferentes, não?

Postado
10 horas atrás, dwatashi disse:

entendi, mas nesse caso poderia ser quase um upgrade gratuito, algo incomum. (O chip tava em promoção e foi utilizado no produto, pra não mudar ou criar outro modelo eles só fazer esse "upgrade")

Sim ai que tá pode ser tanto upgrade quanto downgrade, dependendo do caso, lembra do caso dos PNY CS3030 que cairam cerca de 60-78% do TBW? Foi por isso kkkk

11 horas atrás, dwatashi disse:

O mais comum era começar usando algo melhor e depois reduzir, como ocorreu com uma série de NVMEs na febre do Chia. Parece que com a escassez dos chips, começaram a fazer NVMEs com o mesmo "modelo" mas specs diferentes, não?

Meu amigo SSDs da china parece uma festa de virada de ano em copa cabana, sendo que cada pessoa na praia é uma variante kkkk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!