Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos,

Gostaria de instalar Windows 11 no meu computador, ele atende todos os requisitos exceto a compatibilidade de processador. Existe algum método para instalar através do Windows 10 por atualização? Segue em anexo a imagem com o resultado do teste de compatibilidade.

Resultado teste.PNG

Postado

@diegopaes Você pode fazer os truques de registro para isso. Isso funcionou para mim, eu tenho um notebook com CPU incompatível (Intel Core i5 7200U) e instalei o Windows 11 nele, e o desempenho não mudou muito, mas está bem melhor.

1 - Abre o regedit

2 - Vai em HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > Setup > MoSetup.

3 - Dentro da pasta MoSetup, crie uma chave dentro dele chamado de "AllowUpgradesWithUnsupportedTPMOrCPU" e coloque o valor 1 e pronto!

Esse truque só funciona se você executar o setup do Windows 11 a partir do arquivo ISO ou do pendrive bootável.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@diegopaes  Boa noite! Apesar de existirem "gambiarras" por aí, elas violam os Termos de Licença de Software da Microsoft e podem causar instabilidade, visto que o Windows 11 faz uso destes recursos ausentes em hardware incompatível. Você precisa dum processador de oitava geração da Intel ou superior para poder instalar o SO.

Eu sou dono de um i5 de sétima geração, então sei como é a dor (rs). Mas, é isso: o Windows 10 continua tendo suporte até 2025 e, depois disso, é atualizar o PC ou partir para uma distribuição Linux.

Postado

@Rio McCloud Você está sendo muito exigente quando o assunto é instalar o Windows em computador antigo. Meu notebook Acer com Intel de sétima geração está com Windows 11 instalado, e meu outro notebook Samsung com Core 2 Duo está com Windows 10 instalado. Eles não tiveram muito problemas de performance do que você pensa.

Há muito relatos de que as pessoas instalaram o Windows 11 em processador incompatível, e não tiveram queda de performance.

Eu já sei que Windows 11 fica instável se for instalado em hardware sem TPM 2.0 e UEFI, mas se for instalado em processador incompatível, não vai sentir diferença de estabilidade e performance. A base do Windows 11 é Windows 10, que funciona em qualquer computador

Não é só Windows 11. As pessoas já tentaram instalar o Windows 10 em Core 2 Duo, as pessoas já tentaram instalar o Windows 7 em Pentium 4.

Eu entendo que você é Moderador e o que você está querendo dizer, mas nem todos usam Windows para apoiar a Microsoft, e você precisa ver a realidade. Veja o vídeo de Linus Tech Tips:

Então é isso, eu espero que você tinha me entendido.

Ah, e mais uma coisa: O Intel de oitava geração é basicamente um Kaby Lake em parte. Então isso significa que o Intel de sétima geração poderia aguentar o Windows 11 de boa!

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Joao531 disse:

Eu já sei que Windows 11 fica instável se for instalado em hardware sem TPM 2.0 e UEFI,

Instabilidade provavelmente não. Depois que o kernel carrega, usa pouca coisa do firmware. Secure boot (que só existe em UEFI), junto com TPM, forma a base de um Windows mais resistente a malwares que injetam-se na inicialização:

https://docs.microsoft.com/en-us/windows/security/information-protection/secure-the-windows-10-boot-process

O que é extremamente bem-vindo. Contudo, sem esses componentes, apenas a segurança deverá ser comprometida.

BIOS/CSM não é mais suportado no Windows 11. Depois que a versão 32-bit deixou de existir, não tinha mais sentido. UEFI é obrigatório agora. Secure boot sim que, apesar de "requerido" (a Microsoft inventou o requerimento opcional 😡) e recomendável, não é obrigatório para o Windows 11 inicializar.

O sistema é quase o mesmo em instalações BIOS/CSM e UEFI. Para ter uma ideia de como o Windows é compartimentado nesse sentido, um teste relativamente simples é clonar apenas a partição de sistema[1] (a que tem as pastas "Arquivos de programas", "Windows" e tal) do Windows 10 de uma instalação UEFI para um disco em MBR com apenas uma partição ativa (tipo 0x07), com os códigos de boot nos locais corretos (o padrão que o diskpart cria). Por fim, rodar, a partir de um Windows RE (precisa inicializar em BIOS/CSM para a autodetecção do bcdboot funcionar), "bcdboot G:\Windows /l pt-br G:" (G sendo o volume em questão). Bingo, vai iniciar em BIOS/CSM como se nada tivesse acontecido[2]. A detecção do tipo de firmware é feita na execução do sistema.

Quando tiver um tempo, farei esse teste com o Windows 11 para ver se efetivamente os caras removeram o código relativo ao BIOS/CSM por completo. 🙈

6 horas atrás, Joao531 disse:

mas se for instalado em processador incompatível, não vai sentir diferença de estabilidade e performance. A base do Windows 11 é Windows 10, que funciona em qualquer computador

O requerimento de processador do Windows 11 ainda é um mistério. Não há detalhamento técnico do seu porquê. Especula-se que pode ser por causa da disponibilidade de mitigações via microcódigo contra as recentes (pós-2018) vulnerabilidades descobertas no silício dos processadores. Sem elas, de novo: provavelmente 🤔 comprometerá a segurança.

Eu estava medroso em recomendar o Windows 11 para hardware não suportado por causa do aviso da Microsoft com relação às atualizações. No entanto, todos que vejo rodando o 11 em hardware não suportado estão recebendo atualizações normalmente. Então acho que, ao menos por enquanto, é só cascata da Microsoft... 😴

---

[1] A terminologia da Microsoft é confusa. Eles chamam de partição de boot:

The nomenclature that Microsoft defines for system and boot volumes is somewhat confusing. The system volume is where Windows places boot files, such as the Boot Manager, and the boot volume is where Windows stores the rest of the operating system files, such as Ntoskrnl.exe, the core kernel file.

[2] Esse esquema coloca o bootmgr no mesmo volume do Windows em si. Não funciona com o BitLocker.

• 5 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...