Ir ao conteúdo

Computador de frente de caixa fica lento e com disco à 100% de uso

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.

Gostaria de saber quais são os requisitos recomendados para um computador que esteja em frente de caixa e se a troca do sistema operacional do Win10 para o Win7 podem resolver isso? O sistema atual usa o Access para criar e acessar a base de dados, e o Excel para a formulação de relatórios - o fornecedor do software não menciona requisitos recomendados.

A minha dúvida é porque vi na internet, em 2018~2019 que um PC com 4gb de RAM e HD padrão davam pra rodar tranquilamente esse tipo de sistema num Windows 10 - foi falado para mim que não poderia abrir várias abas do Google Chrome, mas serviria -, mas a cada dia q passa, ele fica mais lento - sem modificar nada no PC -, e como é em rede local esse sistema, se o PC mãe fica lento, tudo fica lento junto.

O maior problema que temos é com o Disco em 100% de uso, que eu tentei seguir os passos de um cara na internet - Baboo eu acho -, aí resolveu, mas só por um tempo. Vocês acham que dá para fazer um sisteminha desses funcionar com 4gb de RAM e HD básico voltando para o Win7, ou dá para fazer funcionar com o Win10?

Postado

@Josa Ferreira Você já tem esse PC? Qual é a configuração completa por favor?

19 minutos atrás, Josa Ferreira disse:

Baboo eu acho

Esse passo a passo é um engodo, acho sacanagem toda vez que vejo alguém tentando, pois não faz nada e no final do vídeo o pafúncio inclusive admite isso.

Postado

Olá, agradeço pelo tempo de vcs,@WOZ Dods e @Swalls. São 2 computadores infelizmente já comprados.

PC 1:

• Processador: Intel Core i3 7100
  • placa-mãe: Positivo Tecnologia SA, POS-AIQ270DX
  • memória RAM: Smart Modular SMU4RCC3C0K0464SCG 4gb DDR4 Channel: Single, DRAM frequency: 1197.7MHz.

PC 2:

• Processador: Intel Core i3 7100
  • placa-mãe: ASUSTeK COMPUTER INC., H110M-CS/BR
  • memória RAM: SK Hynix MD4512NSE-CB4M2, 4gb DDR4 Channel: Single, DRAM frequency: 1196.8MHz.

Essa informação já seria suficiente?

• Curtir 1
Postado

@Josa Ferreira nunca usei o access mas de qualquer forma 4gb ram é muito pouco em SO windows, então recomendo aumentar, pelo menos, mais 4gb em cada, mas recomendo mesmo é usar 16 gb. recomendo também, no lugar do HD, usar um SSD pequeno, de 120gb já dá, apenas para instalar os programas como windows, access e excel e usar o HD apenas para guardar e modificar os dados. Usei muito o i3 7100, e acredito ser um bom processador para trabalhos comuns.

Em qualquer caso espere resposta do @WOZ Dods para confirmar se o que eu falei está aceitável.

• Solução
Postado

@Josa Ferreira Tendo em vista o que entendi da sua situação, seu windows está com o bug do sistema demorando para iniciar, que fica com uso de disco de 100% por vários minutos depois de ligar o PC.

Com as configurações que passou dá para entender que as configurações são bem básicas, mas ainda dá para melhorá-las. Vai depender do quanto você pode e deseja gastar para solucionar esses problemas.

O uso do windows 7 não é recomendado. Seus PCs foram fabricados para windows 10, além de não funcionarem bem com W7, ficarão vulneráveis já que esse sistema antigo não tem mais correções de segurança e foi aposentado.

Sobre o reparo:

Minhas recomendações seriam similares às do @Swalls , mas um pouco diferentes. Primeiramente o windows 10 tem que ser instalado de uma ISO limpa e atual, baixando o sistema com a ferramenta oficial da microsoft. Criado o disco de instalação e instalado na máquina o sistema, você vai instalar primeiro seus drivers baixando cada um deles do site oficial do fabricante. Imagino que os dois PCs sejam positivo, mas você já tenha perdido uma das placas mãe genéricas horrorosas da Positivo e trocado por uma ASUS no segundo PC. Seja como for, no primeiro PC você vai baixar os drivers no site da positivo, no segundo vai baixar no site da ASUS. Baixe todos os drivers, chipset, LAN, Audio, MEI, rapid storage, tudo, instale e reinicie.

Feito isso, atualize o windows de ambas. Deixe buscar as atualizações, vá em atualizações opcionais quando achar, selecione todas e mande instalar também. Reinicie e repita até não ter mais nenhuma.

Feito isso os dois PCs deverão estar rodando mais macio do que nunca. Para finalizar instale seus programas básicos de trabalho usando o ninite.com, que vai permitir instalar todos de uma vez só pela internet em suas versões mais recentes. Sim, o site é 100% seguro.

O office será seu maior problema, pois você vai precisar da chave de ativação dele. Se for versão que vem com o computador, veja na documentação que veio com eles se ainda tem a chave de ativação e acione a positivo se for necessário obtê-la. Essa é a parte mais chata.

Se tudo tiver sido feito corretamente o problema de uso de 100% do disco na inicialização será reduzido a zero ou algo próximo disso. Depois de dois minutos de ligado o windows estará pronto para uso e sem qualquer contratempo adicional, apesar de que abrir muitas abas no chrome continuará sendo um problema até você observar o que falarei a seguir.

Sobre aprimoramentos:

Quatro GBs de memória RAM são mais que suficientes para usar o windows 10, mas só para funções básicas. Para quem navega em abas do Chrome, que é um glutão de memória, você precisa idealmente de 8 GBs ou mais. Para PCs de uso leve como os seus, 8 GBs serão perfeitos, pois mesmo com o carregamento do sistema ainda terá pelo menos 6 GBs livres para usar no chrome, o que vai lhe permitir umas 20 a 30 abas abertas simultaneamente sem perda de desempenho. 16 GBs eu só recomendaria se você tivesse que rodar máquinas virtuais ou programas pesados de base de dados em paralelo a outras atividades pesadas. Só o Access e o Chrome não vão taxar tanto o PC ao ponto de justificar esse investimento extra.

Além disso, é recomendável também a aquisição de um SSD, mas isso só vai influenciar na hora de ligar o PC e abrir aplicativos, pois o windows e os aplicativos vão carregar mais rápido. Uma vez abertos o desempenho será o mesmo e a memória RAM que sugeri melhorar primeiro será imprescindível para que o desempenho de uso seja bom. O SSD não é tão vantajoso no seu caso se os PCs são ligados uma vez no início do expediente, os programas carregados uma vez e ele for utilizado o restante do dia sem ter que carregar outros programas ou reiniciar o PC. O investimento em si é relativamente pequeno, e o ganho no tempo de carregamento dá a impressão nítida de que o PC está mais veloz, mas fica a seu critério qual é a prioridade, começar o dia mais rápido (SSD) ou usar o PC mais rápido a partir daí (memória) ou ambos.

Não recomendo o uso de SSDs de 120 GBs. Todo SSD vai durar de acordo com sua capacidade e 120 GBs serão dispositivos pouquíssimo duráveis. 256 GBs custam pouco a mais e vão durar muito mais. Recomendo os das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. 

Tem alguns Patriot Burst que custam em promoção apenas 230 reais (ou custavam da última vez que comprei) e valem cada centavo.

Correção, agora custam 199 reais: SSD Patriot Burst Elite, 240GB, Sata III, Leitura 450MB/s e Gravação 320MB/s, PE000776-PBE240GS25SSDR

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods@Swalls , agradeço a ambos, vou ver aqui os preços e quando q dá para comprar. Tava vendo em outro lugar @WOZ Dods que você respondeu sobre questões de compatibilidade, que hoje em dia, se for DDR4, é compatível com tudo. Aí eu posso comprar qualquer memória RAM com uma frequência diferente para complementar a q tá? Tipo, comprar uma 2666MHz eu não terei problemas, né?

• Curtir 1
Postado

@Josa Ferreira a H110M-CS e o i3 7100 suportam até 2400mhz, se você por uma de 2666MHz ela vai reduzir e trabalhar em 2400.

não coloque pentes de latência ou frequências muito diferentes na mesma placa para evitar pequenos conflitos ou perda de eficiência na comunicação dos canais(performance).

• Obrigado 1
Postado
4 horas atrás, Josa Ferreira disse:

Tipo, comprar uma 2666MHz eu não terei problemas, né?

Eu escrevi o referido texto hoje e deixei claro que o ideal é você ter as duas memórias da mesma frequência. Se você comprar uma memória de 3600 MHz e outra de 2666 MHz, as duas vão rodar na frequência da mais lenta, o que impactará o desempenho. Elas funcionarão, são perfeitamente compatíveis, mas o sistema vai limitar a velocidade da mais rápida para compatibilizar a velocidade das duas.

35 minutos atrás, Swalls disse:

não coloque pentes de latência ou frequências muito diferentes na mesma placa para evitar pequenos conflitos ou perda de eficiência na comunicação dos canais.

Na verdade mesmo sendo ambas de latência diferente elas vão funcionar e a BIOS vai limitar as mais rápidas tanto em frequência quanto latência às velocidades mais lentas presentes. No geral isso só impactará a performance. Houve um tempo onde os modelos tinham de ser idênticos para sequer funcionar, mas isso é passado. É bom ter memórias iguais mais por que assim você aproveita ambas ao máximo.

Esqueci de postar meu tópico sobre como instalar e organizar seu sistema para facilitar manutenção posterior:

E também o link da ferramenta oficial da microsoft que esqueci de colocar: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

39 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Eu escrevi o referido texto hoje e deixei claro que o ideal é você ter as duas memórias da mesma frequência. Se você comprar uma memória de 3600 MHz e outra de 2666 MHz, as duas vão rodar na frequência da mais lenta, o que impactará o desempenho. Elas funcionarão, são perfeitamente compatíveis, mas o sistema vai limitar a velocidade da mais rápida para compatibilizar a velocidade das duas.

Duas coisas que esqueci de salientar:

Se a memória mais rápida estiver no mesmo preço ou mais barata, compre ao invés da mesma velocidade que já tem. Coloque duas novas no mesmo PC, as duas antigas no outro. 

As duas memórias sempre tem de ser da mesma capacidade, mas se quiser economizar sempre pode comprar só uma de 8 GBs e deixar as duas de 4 GBs em um dos PCs. Para seu uso o recurso dual channel não será tão crucial quanto seria para jogos e aplicações mais pesadas.

• Obrigado 1
  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...