Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, leoboy.voce disse:

capacitor smd quando esta queimado ele fica todo preto?

Não há comportamentos padronizados mas entre eles...

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

entram em curto ou ganham fuga.

... sem aparentar nada estranho.

• Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado

capacitor ou varistor, tenho essa duvida enorme!

Parece que sua dúvida é só a ponta do iceberg de dúvidas ainda maiores. Vou tentar arranhar a superfície dela... Seguinte.. não tem como medir capacitores com ele soldado no circuito pois este interfere na medição do valor ok?

Portanto, não...

não consigo ver o valor no capacímetro

Por fim, pra realizar a troca envolve outro tipo de habilidade adquirido com práticas/treinamentos/conhecimentos

• Obrigado 1
Postado

Existem capacitores cerâmicos e eletrolíticos (dentre outros, você não especificou), mas pelas fotos acho que fala dos cerâmicos.

O fato de ser preto acredito que não interfere imediatamente na questão, pois tem componentes que já são da cor preta (e nem todos são capacitores embora sejam parecidos).

Já resolvi muitos casos de CAPs cerâmicos em curto medindo diretamente na placa (sem precisão da medida), da seguinte forma:

Usando multímetro com pontas de agulha, cravo nos terminais do cap cerâmico, se der muito perto de zero ohms, retiro da placa e testo novamente para saber se é ele que está em curto ou se é outro componente adjacente, isso já me poupou muito tempo.

Mas confesso que dentre os que estavam de fato em curto, muitos deles estavam escurecidos (embora nem todos).

Já peguei algumas fontes entrando em proteção por causa destes bichinhos em curto.

Não me lembro de ter pego algum caso de capacitor cerâmico de disco em curto. isso pode acontecer, ou só é comum em caps SMD?

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
15 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@leoboy.voce , não sei lhe responder.

(15 horas atrás eu precisava dormir)

Eu vi alguma foto no Google que parecia corresponder a varisror SMD. Muito parecido com capacitor. Eu nem sabia que existia...

15 horas atrás, alexandre.mbm disse:
21 horas atrás, leoboy.voce disse:

Quando não consigo ver o valor no capacímetro, como realizo a troca?

Não entendi a pergunta.

Se o capacímetro, em teste correto (fora do circuito), mostra resultado inesperado, existe a demanda pela substituição.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@alexandre.mbm  já retirei o capacitor smd da placa ele esta em curto certo, agora vamos a seguinte questão como vou saber o valor dele para fazer a substituição dele ser no capacimetro mostra apenas o valor 1 rsrs...

mais 1 o que ?

1pf ?

1nf ?

1uf ?

rsrs

14 horas atrás, .if disse:

Parece que sua dúvida é só a ponta do iceberg de dúvidas ainda maiores. Vou tentar arranhar a superfície dela... Seguinte.. não tem como medir capacitores com ele soldado no circuito pois este interfere na medição do valor ok?

Portanto, não...

Por fim, pra realizar a troca envolve outro tipo de habilidade adquirido com práticas/treinamentos/conhecimentos

sim correto, já retirei ele da placa amigo.

@alexandre.mbm esses componentes que marquei e diferente do capacitor, ele e mais fino rsrs...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
9 horas atrás, leoboy.voce disse:

já retirei o capacitor smd da placa ele esta em curto certo

14 horas atrás, Blumer Celta disse:

O fato de ser preto acredito que

... pode ser indutor por isso o 'curto certo'.

Já usei técnica similar. Alimento o circuito em curto com uma fonte + resistor de modo a dar uma corrente boa...

14 horas atrás, Blumer Celta disse:

Usando multímetro com pontas de agulha, cravo nos terminais do cap cerâmico, se der muito perto de zero...

...volts, o curto está na região. Certa feita nem estava no capacitor mas sim num furo de transpasse pra camadas interiores.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...