Ir ao conteúdo

Deixo a inicialização rápida do windows ativada ou desativada?

Ir à solução Resolvido por Mr. Caio Augusto,

Posts recomendados

Postado

Olá! Queria saber se deixo a inicialização do windows 10 ativada ou não, pois meu pc congelou e reiniciou e vi que uma das soluções seria desativar essa opção.(Kernel-Power Event ID 41)

Valeu!

Meu PC: 

Processador: AMD Athlon 3000G.
memória RAM: T-Force 16gb 3000Mhz(2x8).
Placa de Vídeo: PNY GeForce GTX 1650 4gb GDDR6.
Placa-Mãe: Biostar A320MH.
SSD: Pichau PG256X 256gb.
HD: Seagate Barracuda 500gb.
Gabinete: Pichau Komor RGB.

• Membro VIP
Postado

@Murilo1BR Computador congelar do nada não tem nada a ver com o modo de inicialização dele. Qual a fonte?

Um dos sintomas de problema na suspensão híbrida é dar tela azul quando você vai ligar o computador ou quando retorna da suspensão, mas não com ele ligado depois de tempos.

• Moderador
  • Solução
Postado

A inicialização rápida salva os arquivos do Kernel do windows no HD para que não precisem ser carregados todos novamente na próxima inicialização. Neste estado o windows não ira desligar por completo, somente se você REINICIAR a máquina pois neste modo ele encerra o kernel por completo. 

Antigamente recomendava-se desativar esta opção pois muitos drivers não estavam prontos para lidar com este novo modo de inicialização do windows, o que causava problemas de tela azul, mas hoje estes problemas estão mais raros, o que torna uma opção de desativação mais raro para solucionar problemas.

Obs: Me recordo que teve um YouTuber famoso no ramo da tecnologia que criticou um usuário que levou seu notebook para manutenção, alegando que o mesmo estava a meses sem desligar a maquina.. o que era um erro de interpretação. O gerenciador de tarefas do windows mostrava a quantidades de dias que estava ligado, mesmo o notebook sendo de fato desligado, Isso ocorre pois o Kernel não encerrou por completo. Eu não sei como o windows esta se comportando hoje em dia quanto a esta interpretação 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Esse recurso, introduzido lááá em 2012 no Windows 8, foi tão problemático em máquinas velhas naquela época que fiquei traumatizado e desativo em todas as minhas máquinas. Hoje, com SSDs, a diferença não é significativa e os ciclos completos de desligamento são mais saudáveis. Ao longo da década 👴, não incomum vi problemas misteriosos diversos que continuavam depois desse desligamento fajuto e que sumiam ao reiniciar.

É um recurso interessante, mas, para mim, está com a reputação queimada! 🧐 😨 🧙‍♂️

Observação: quem usa Linux em dual boot é obrigado a desativar, do contrário não tem como acessar o volume do sistema sem risco de perda de dados.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...