Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos!

Sou iniciante na area de servidores, caso eu perguntar alguma pergunta burra, ignorem rs. Andei dando uma leve pesquisada no google vi que servidores "oficiais" começam tudo a partir de 14 mil reais, algo que na minha opinião aparenta ser muito absurdo dado as configurações que não é nada de outro mundo. Essa opção de 14 mil reais mesmo usava um Xeon Bronze de 6 núcleos e 6 threads. Sendo que processadores para desktop de casa com essa mesma quantidade de nucelos e threads custam no maximo uns 1500 reais (o processador), acredito que um pc completo eu gaste no maximo uns 4 mil reais. Enfim, minha duvida que gostaria de sanar com quem entende e ao mesmo tempo auxiliar aos que passam pelo mesmo problema é:

1. Qual a diferença de comprar um servidor empresarial comparado a um servidor simples montado com peças de desktop normais (considerando que ESTE SERVIDOR SERIA PARA UMA EMPRESA SIMPLES, COM APENAS ARMAZENAMENTO DE DADOS GERADOS POR UM ERP SUPER LEVE)?

2. Qual solução (gabinete), caso for viável montar com peças normais, é a melhor opção para monta-lo em formato rack?

3. Para um servidor de armazenamento simples, caso for viavel montar com peças normais, um processador de 6 núcleos e 6 threads tipo um i5 ou Ryzen 5, seria o suficiente?

4. Servidores Windows, existe alguma forma de compra-lo num preço acessível no brasil? Numa leve pesquisada vi preços horrorosos. O complicado é que normalmente erps de pequenas empresas, como é o meu caso, são todos programas bem "locais" e "simples", quero dizer, normalmente soluções feitas na região que foram pensadas todas para rodar em windows.

Se alguém poder me ajudar, eu agradeço.

Postado

Servidores são caros pelas seguranças, tem sensor em tudo, são montados de forma diferente, tem coolers próprios, fontes, agora se você só se importa com a configuração um kit x99 vai sair mais barato e vai se sair melhor em desempenho e se é pra armazenamento de dados, melhor esquecer que vai sair por 4k um HD de 5tb sozinho ja da 1300 reais

Postado

Bom, vamos la,primeiramente um servidor e criado/prepadado para alta demanda, tanto no hardware quanto nos software, no quesito construcao interno, sao espetacular.... não tem o que falar de servidor DEDICADO, o preco vale cada centavo investido nisso, mas no caso de pequenos cenarios, ate pode usar um hots bom, mas que a placa de rede seja giga, ou ate mesmo placas dualport, devido ao alto trafego que ira ser gereado, e as requisiçoes... no caso de orçamento apertado, escollha um host bom de hardware, não precisa ser um i7, as como voce mesmo disse; e pequeno o cenario.... acho que ira te atender bem sim, dica de ouro; não use HD tradicional, ou HD tradicional, não economize nisso, pegue HD ENTERPRISE, ou SSD ENTERPRISE.

VIRTUALIZA SEMPRE ! ! ! mais fácil a administração.

na duvida me chame imbox.

valeu

Postado

@Fuzion200Valeu pela resposta amigo.  Na questão sensor e etc, que tipo de sensores eles possuem? 

Sobre os HDs e SSDs, qual linha de HD são considerados enterprise, que tipo de configuração devo estar atento?

Sobre virtualizar, o que seria?

Em 26/02/2022 às 23:43, jolao disse:

Bom, vamos la,primeiramente um servidor e criado/prepadado para alta demanda, tanto no hardware quanto nos software, no quesito construcao interno, sao espetacular.... não tem o que falar de servidor DEDICADO, o preco vale cada centavo investido nisso, mas no caso de pequenos cenarios, ate pode usar um hots bom, mas que a placa de rede seja giga, ou ate mesmo placas dualport, devido ao alto trafego que ira ser gereado, e as requisiçoes... no caso de orçamento apertado, escollha um host bom de hardware, não precisa ser um i7, as como voce mesmo disse; e pequeno o cenario.... acho que ira te atender bem sim, dica de ouro; não use HD tradicional, ou HD tradicional, não economize nisso, pegue HD ENTERPRISE, ou SSD ENTERPRISE.

VIRTUALIZA SEMPRE ! ! ! mais fácil a administração.

na duvida me chame imbox.

valeu

Postado

@guiacamp No caso de Virtualizar, coisa que eu sou extremamente a favor, pois voce não fica refem do hardware, alem de ter uma maior facilidade na administracao do ambiente, claro que o host (computador/servidor) precisa ter esse recurso/instrução nativo, tanto o processador, quanto a placa-mãe.

coisa que esses computadores mais atuais ja tem.

quanto as HD, recomendaria SSD enterprise, porém sao "caros" mas, em contrapartida voce tem os HD convencionais (mecanicos) os da linha Seagate Constellation, seagate exos, dell, ibm, wester digital enterprise, toshiba, wd red , ha varias opções, eu mesmo gosto muito dos da Constellation, nunca me deixaram na mao.... tenho alguns rodando 24/7/365 ha anos, e não para .

outra coisa legal seria, uma placa-mãe boa, ou com a placa de rede INTERNA GIGABIT, ou na melhor das opções uma placa de rede intel PRO, ou ate mesmo uma dualport.... mas enfim, depende muuuuito do orçamento que voce tem/pode gastar.... 

So complementando, dependo cdo computador que voce ira montar, ate compensa comprar um servidor dedicado usando, que voce tem muito mais garantia, no mercado por ai, voce acha uns ML310Gen8V2, DELL T110, LENOVO. basta dar uma procurada que voce acha coisa legal, com um preco razoavel, e no cenario mais apertado, um MICROSERVER HP, , mas esse e so para FileServe e com Windows Core, ou Linux Core, se voce dominar essa parte. 

• 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...