Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos!

Sou iniciante na area de servidores, caso eu perguntar alguma pergunta burra, ignorem rs. Andei dando uma leve pesquisada no google vi que servidores "oficiais" começam tudo a partir de 14 mil reais, algo que na minha opinião aparenta ser muito absurdo dado as configurações que não é nada de outro mundo. Essa opção de 14 mil reais mesmo usava um Xeon Bronze de 6 núcleos e 6 threads. Sendo que processadores para desktop de casa com essa mesma quantidade de nucelos e threads custam no maximo uns 1500 reais (o processador), acredito que um pc completo eu gaste no maximo uns 4 mil reais. Enfim, minha duvida que gostaria de sanar com quem entende e ao mesmo tempo auxiliar aos que passam pelo mesmo problema é:

1. Qual a diferença de comprar um servidor empresarial comparado a um servidor simples montado com peças de desktop normais (considerando que ESTE SERVIDOR SERIA PARA UMA EMPRESA SIMPLES, COM APENAS ARMAZENAMENTO DE DADOS GERADOS POR UM ERP SUPER LEVE)?

2. Qual solução (gabinete), caso for viável montar com peças normais, é a melhor opção para monta-lo em formato rack?

3. Para um servidor de armazenamento simples, caso for viavel montar com peças normais, um processador de 6 núcleos e 6 threads tipo um i5 ou Ryzen 5, seria o suficiente?

4. Servidores Windows, existe alguma forma de compra-lo num preço acessível no brasil? Numa leve pesquisada vi preços horrorosos. O complicado é que normalmente erps de pequenas empresas, como é o meu caso, são todos programas bem "locais" e "simples", quero dizer, normalmente soluções feitas na região que foram pensadas todas para rodar em windows.

Se alguém poder me ajudar, eu agradeço.

Postado