Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá à todos, estou com um Ryzen 5 5600G (troquei meu antigo FX8350 e 6300), tava acostumado com a medição de temps deles, porém, tenho encontrado certo "problema" em questão à temperatura, sei que não é correto a comparação de arquiteturas distintas antigas x novas, mas meu Phenom X4 125W e meu FX8350 também de 125W ficavam em média 65ºem full load!!! Porém, eu tenho um Cooler Corsair A50 rodando com um fan decente, tenho 3 Fans de exaustão no gabinete ( 1 entrada frontal e 2 de saída). Processador atingindo 77~78ºC usando "no talo", efetuei teste de conversão de vídeo pra verificar a estabilidade do sistema x temperaturas, a temperatura ambiente aqui está em 33~34º(mas sensação térmica BEM pior! moro em SC), a temp quando inicio o sistema e ocioso fica em média 35ºC. Em sistema de uso comum, navegando, vídeo no Youtube, fica em média 49~51ºC. Nesse caso queria saber o seguinte:

1 - Qual a temperatura média dos Ryzen 5 5600G ? Vejo no site da AMD uma coisa, em foruns gringos outra, em fórum nacional outra!!!!!

2 - Essa temperatura do meu 5600G está TÃO ABSURDAMENTE alta assim, baseando-se na temperatura ambiente??? sei que os Ryzen são esquentadinhos mesmo.

3 - Finalmente, qual o app mais PRECISO para medição de temperatura do sistema? CPU/Chipset?! Porque utilizei a média do HWmonitor, HWinfo e o CoreTemp(CoreTemp sempre deixo rolando em segundo plano).

image.thumb.png.167d46646e8414fe407cc9cf8dc313bb.png

Postado
18 minutos atrás, Savio Machado disse:

gabinete ( 1 entrada frontal e 2 de saída)

@Savio Machado isso atrapalha um pouco,pelo menos 3 frotal 1/2 saida

mas as temps em 100% esta ate ok levando em conta a temperatura ambiente,no caso em atividade basicas ele nunca vai chegar a essa temperatura.

Em sistema de uso comum, navegando, vídeo no Youtube, fica em média 49~51ºC.

quantos % de uso do cpu?

Finalmente, qual o app mais PRECISO para medição de temperatura do sistema? CPU/Chipset?! Porque utilizei a média do HWmonitor, HWinfo e o CoreTemp(CoreTemp sempre deixo rolando em segundo plano).

esses sao os mais confiaveis

• Curtir 2
Postado

@Savio Machado 1. Não dá pra falar em temperatura média. Cada ambiente é diferente, cada pc por mais que as peças sejam iguais ou similares, da diferença. Os programas instalados também. 

2. Por melhor que seja a refrigeração (mesmo que seja um WC custom Top) a temperatura nunca vai ser menor que a externa. Pra essa temperatura de 33, chuto que no máximo 45.

3. você diz que tem 3 fans como exaustor. E quantos jogando ar pra dentro? Esse seu cooler parece não estar dando conta. 

4.HW monitor ou Info mesmo

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, Savio Machado disse:

Olá à todos, estou com um Ryzen 5 5600G (troquei meu antigo FX8350 e 6300), tava acostumado com a medição de temps deles, porém, tenho encontrado certo "problema" em questão à temperatura, sei que não é correto a comparação de arquiteturas distintas antigas x novas, mas meu Phenom X4 125W e meu FX8350 também de 125W ficavam em média 65ºem full load!!! Porém, eu tenho um Cooler Corsair A50 rodando com um fan decente, tenho 3 Fans de exaustão no gabinete ( 1 entrada frontal e 2 de saída). Processador atingindo 77~78ºC usando "no talo", efetuei teste de conversão de vídeo pra verificar a estabilidade do sistema x temperaturas, a temperatura ambiente aqui está em 33~34º(mas sensação térmica BEM pior! moro em SC), a temp quando inicio o sistema e ocioso fica em média 35ºC. Em sistema de uso comum, navegando, vídeo no Youtube, fica em média 49~51ºC. Nesse caso queria saber o seguinte:

1 - Qual a temperatura média dos Ryzen 5 5600G ? Vejo no site da AMD uma coisa, em foruns gringos outra, em fórum nacional outra!!!!!

2 - Essa temperatura do meu 5600G está TÃO ABSURDAMENTE alta assim, baseando-se na temperatura ambiente??? sei que os Ryzen são esquentadinhos mesmo.

3 - Finalmente, qual o app mais PRECISO para medição de temperatura do sistema? CPU/Chipset?! Porque utilizei a média do HWmonitor, HWinfo e o CoreTemp(CoreTemp sempre deixo rolando em segundo plano).

image.thumb.png.167d46646e8414fe407cc9cf8dc313bb.png

Temperatura de processador em idle, em desktops, foi projetada para ficar nos 30 a 40°C, num cenário ideal. O ideal mesmo seria 20°C ou menos, mas isso só daria certo se o sistema de resfriamento fosse todo baseado em Peltier, com pastilhas, heatpipes e exaustores igual geladeira, como mostrado nesse vídeo do canal Adrenaline: 

Mas, como você disse que aí em SC tá batendo uns 30°C e nem sempre se tem ar condicionado no ambiente, fica difícil falar. O que eu dissesse aqui valeria mais para notebook do que desktop.

49-51°C só no YouTube é uma temperatura alta para esse processador, mas, como aí tá um calorão e não deve ter ar condicionado, talvez o jeito seja limpar coolers e trocar a pasta térmica, ou se, mesmo assim, não adiantar, economizar para instalar um AC no ambiente onde fica o PC, nem que seja um portátil.

• Triste 1
Postado

@Savio Machado não é a primeira pessoa que vejo comparar a temperatura de um FX-8xxx com um Ryzen 5, de fato os Ryzen em stock são mais quentes, e não deve haver essa comparação de arquiteturas distintas, pois cada arquitetura trabalha de formas diferentes. Meu Ryzen 5 3600 em stock estava pegando algo em torno de 80-85ºC em full load com o Gammaxx 400 V2, mas isso porque os processadores Ryzen em stock trabalham com a tensão Vcore um pouco alta (talvez para garantir estabilidade). Agora estou usando meu processador a 1.07V com clock travado a 4.0GHz, não passa de 65ºC e o desempenho é praticamente o mesmo que em stock.

Sugiro usar o HWiNFO64, pois lá você consegue ver vários sensores ao mesmo tempo, só precisa saber analisar o sensor correto. Eu gosto de verificar os sensores na seção da placa-mãe, como na imagem abaixo. No caso da minha placa-mãe (pode mudar com o modelo), "System" se refere a temperatura dentro do gabinete, "CPU" seria a temperatura média do processador, "VR MOS" é a temperatura dos MOSFETs do VRM, você também consegue acompanhar a tensão do Vcore.

Screenshot_1.png.9828139fa20c3632199779a347120804.png

Mas também tem a seção do processador que tem várias informações, você pode verificar a temperatura mais alta entre os núcleos, pode verificar a temperatura média do die, a temperatura individual de cada núcleo, também pode ver as tensões e as correntes de sensores específicos ligados ao processador, assim como as potências elétricas. Eu usei essas informações elétricas quando estava ajustando o clock e tensão para meu processador, notei uma redução significativa nas correntes e consumo de energia e ainda consegui manter o desempenho praticamente igual stock.

Screenshot_2.png.d9429c07fc1352df36d3f3e381f730d0.png

• Curtir 1
Postado
36 minutos atrás, LOKA1BR disse:

@Savio Machado isso atrapalha um pouco,pelo menos 3 frotal 1/2 saida

mas as temps em 100% esta ate ok levando em conta a temperatura ambiente,no caso em atividade basicas ele nunca vai chegar a essa temperatura.

quantos % de uso do cpu?

esses sao os mais confiaveis

rapaz, como eu tava dizendo a cpu em uso no caso em uso comun: 20~35%, nunca deixo o pc quieto muito tempo 😅

38 minutos atrás, mineirimbb disse:

@Savio Machado 1. Não dá pra falar em temperatura média. Cada ambiente é diferente, cada pc por mais que as peças sejam iguais ou similares, da diferença. Os programas instalados também. 

2. Por melhor que seja a refrigeração (mesmo que seja um WC custom Top) a temperatura nunca vai ser menor que a externa. Pra essa temperatura de 33, chuto que no máximo 45.

3. você diz que tem 3 fans como exaustor. E quantos jogando ar pra dentro? Esse seu cooler parece não estar dando conta. 

4.HW monitor ou Info mesmo

nam, é 1 de entrada na frente do gabinete e mais 2 de saída (um para trás e um para cima puxando do cooler pro teto do gabinete~pra fora).

29 minutos atrás, RonaldoDuarte11 disse:

Temperatura de processador em idle, em desktops, foi projetada para ficar nos 30 a 40°C, num cenário ideal. O ideal mesmo seria 20°C ou menos, mas isso só daria certo se o sistema de resfriamento fosse todo baseado em Peltier, com pastilhas, heatpipes e exaustores igual geladeira, como mostrado nesse vídeo do canal Adrenaline: 

Mas, como você disse que aí em SC tá batendo uns 30°C e nem sempre se tem ar condicionado no ambiente, fica difícil falar. O que eu dissesse aqui valeria mais para notebook do que desktop.

49-51°C só no YouTube é uma temperatura alta para esse processador, mas, como aí tá um calorão e não deve ter ar condicionado, talvez o jeito seja limpar coolers e trocar a pasta térmica, ou se, mesmo assim, não adiantar, economizar para instalar um AC no ambiente onde fica o PC, nem que seja um portátil.

ta tudo limpo, instalado hoje... 

Postado
4 minutos atrás, Savio Machado disse:

nam, é 1 de entrada na frente do gabinete e mais 2 de saída (um para trás e um para cima puxando do cooler pro teto do gabinete~pra fora).

Você tem um forno e não um gabinete. Coloca mais ventoinhas nele. 

• Confuso 1
Postado
47 minutos atrás, Savio Machado disse:

ta tudo limpo, instalado hoje... 

A pasta térmica foi aplicada corretamente? Por vezes, uma má aplicação leva a problemas de temperatura.

Também é preciso ver qual foi a pasta térmica usada, aqui no fórum é muito recomendada a Cooler Master Gel.

Postado
9 horas atrás, LOKA1BR disse:

tae teu problema,alem da temperatura ambiente,ae só com AC 

@Savio Machado

pois é... deu problema, mas fiz uma "gambiarra" aqui com fans que eu tinha sobrando... vamo ver no que dá, ta em uso 100% aqui e a temp não passou de 68ºC, temperatura ambiente: 28º. Se realmente funcionar como tô esperando, posto fotos aqui depois pra mostrar o resultado 🙃

13 horas atrás, RonaldoDuarte11 disse:

A pasta térmica foi aplicada corretamente? Por vezes, uma má aplicação leva a problemas de temperatura.

Também é preciso ver qual foi a pasta térmica usada, aqui no fórum é muito recomendada a Cooler Master Gel.

ta tudo nos conformes 🥲, a questão é o gabinete mesmo que é quente pra caceta... mas dei uma mexida numas gambiarras aqui e espero que funcione: o ruim é o barulho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...