Ir ao conteúdo

Watercooler Corsair “Hydro Series H45” - Correta Ligacão

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Bom, por partes pra vocês não se perderem.

Contexto: Irei comprar uma MB B450m Gaming BR onde não há conectores 5v (3 pinos, até onde eu vi pelo próprio manual), quero colocar 4 coolers de 12v (4 pinos) e 1 watercooler citado no título do tópico, PORÉM não existe review decente e recente do WC, e pelo que eu vi nos antigos vídeos ele tem 2 cabos de "funcionamento". O 4 pinos do cooler onde eu irei conectar tecnicamente no meu HUB OU no sys_fan/cha_fan1 da MB e O OUTRO CABO de 3 pinos da bomba, vi um rapaz no yt conectando esse cabo no CPU_fan (o que na minha humilde opinião está errado, pois se não tem 4 pinos não há o PWM.. até onde eu pesquisei né) ENFIM, se não tem PWM como eu irei controlar a velocidade da bomba? pra não ficar no t@lo o tempo todo?

Obs: Não terei nenhum componente com RGB dentro do gabinete, logo a conector RGB está open.

Links:

placa-mãe: https://www.ASUS.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/PRIME/PRIME-B450M-GAMING-BR/

Watercooler: https://m.kabum.com.br/produto/78570/watercooler-corsair-hydro-series-high-performance-h45-120mm-cw-9060028-ww

Edit #01: Pode parecer exagero mas estou a mais de 48h só "estudando" peças pra combinar com o meu setup e agora vi esse possível problema com a MB.. que já não me agradava por ser RGB e não ARGB.

Edit #02: Podem me bater se o problema for besta e eu não ter identificado ainda kkkkkk #help

Postado
1 hora atrás, FLeonidas disse:

O 4 pinos do cooler onde eu irei conectar tecnicamente no meu HUB OU no sys_fan/cha_fan1 da MB e O OUTRO CABO de 3 pinos da bomba, vi um rapaz no yt conectando esse cabo no CPU_fan (o que na minha humilde opinião está errado, pois se não tem 4 pinos não há o PWM.. até onde eu pesquisei né)

Você sempre coloca o fan no CPU_Fan, pois esse é um conector especial que tem alguns recursos de proteção de temperatura. Já a bomba você coloca em qualquer outro conector.

ENFIM, se não tem PWM como eu irei controlar a velocidade da bomba? pra não ficar no t@lo o tempo todo?

Você controla do jeito normal que funciona com 3 pinos: na base da tensão. Não é tão bom, mas dá pro gasto.

Dito isso, você sempre quer sua bomba rodando no máximo. Não invente de querer ficar controlando, coloque no 100% e não mexa.

PORÉM não existe review decente e recente do WC, e pelo que eu vi nos antigos vídeos ele tem 2 cabos de "funcionamento".

Pois eu já te adianto: não vale a compra. Primeiro que é um Watercooler de 120mm, o que por si só já significa que você não deve comprar. E segundo que é um basicão.

Se você quer um cooler melhor que o padrão, escolha entre essas duas opções: um de torre de 120mm ou um water de 240mm; não compre water de 120.

• Solução
Postado

@FLeonidas Se sua placa-mãe não tem header específico para a bomba, recomendo que coloque ela no CPU_FAN justamente pelas mesmas questões que o @Imakuni falou, mas também por que a bomba, para durar e funcionar corretamente, tem que ter velocidade de operação fixa ou pouca oscilação. Deixar ela oscilando apenas entre 80% e 100% seria ideal. Além disso as ventoinhas do radiador podem ser conectadas aos mesmos headers do restante do gabinete, com sua velocidade atrelada à CPU. Isso vai garantir que em momentos de aumento de temperatura seu airflow continue dinâmico já que ao contrário de coolers a ar um WC influencia severamente o fluxo de ar do restante do gabinete.

Dito isso, observe a posição correta de instalação abaixo. Se quiser algo realmente durável que nunca vai lhe dar dor de cabeça, vai custar menos e vai ter desempenho similar, compre um Scythe Kotesu Mark II ou Scythe Fuma 2, dois air coolers que tem desempenho similar a water coolers de duas vezes ou mais o seu preço.

image.png.399e96cc7f7b185ce9f89d9d95e31efd.png

Ah, e toda ventoinha conectada no header de 3 pinos pode não ser controlada via PWM, mas isso não quer dizer que ela não tenha a velocidade controlada. Controlar via DC é menos preciso, mas funciona do mesmo jeito e header de 3 pinos é 100% compatível com ventoinhas de 4 pinos. Use um FH-04 para cada 4 ventoinhas ou um FH-10 para até 10 com alimentação pela fonte e controle pela placa-mãe.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
2 horas atrás, fenixcload disse:

se voce ligar o hub na entrada cpu fan os coolers irão ajustar a velocidade de acordo com a temperatura da cpu o que e ate mais interessante

er.. não acho uma boa ideia porque a cpu fan ficaria melhor sendo a bomba, mesmo por conector 3 pinos não? e o Hub eu conecto em qualquer cha_fan e consigo controlar manualmente ou deixar automático dependendo da temperatura..

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@FLeonidas Se sua placa-mãe não tem header específico para a bomba, recomendo que coloque ela no CPU_FAN justamente pelas mesmas questões que o @Imakuni falou, mas também por que a bomba, para durar e funcionar corretamente, tem que ter velocidade de operação fixa ou pouca oscilação. Deixar ela oscilando apenas entre 80% e 100% seria ideal. Além disso as ventoinhas do radiador podem ser conectadas aos mesmos headers do restante do gabinete, com sua velocidade atrelada à CPU. Isso vai garantir que em momentos de aumento de temperatura seu airflow continue dinâmico já que ao contrário de coolers a ar um WC influencia severamente o fluxo de ar do restante do gabinete.

Dito isso, observe a posição correta de instalação abaixo. Se quiser algo realmente durável que nunca vai lhe dar dor de cabeça, vai custar menos e vai ter desempenho similar, compre um Scythe Kotesu Mark II ou Scythe Fuma 2, dois air coolers que tem desempenho similar a water coolers de duas vezes ou mais o seu preço.

image.png.399e96cc7f7b185ce9f89d9d95e31efd.png

Ah, e toda ventoinha conectada no header de 3 pinos pode não ser controlada via PWM, mas isso não quer dizer que ela não tenha a velocidade controlada. Controlar via DC é menos preciso, mas funciona do mesmo jeito e header de 3 pinos é 100% compatível com ventoinhas de 4 pinos. Use um FH-04 para cada 4 ventoinhas ou um FH-10 para até 10 com alimentação pela fonte e controle pela placa-mãe.

Foi exatamente o que eu estava pensando... deixar o fan em qualquer outra entrada e a bomba no cpu_fan, não terei um controle direto porém a placa vai controlar por energia né? não é tão ruim.. Sobre os Air-cooler, eu preferi wc porque eu já tive um de 240mm da rise mode a uma época atrás no meu antigo Pc, porém uma amiga tinha um desse Corsair (o mesmo modelo) em que era muito muito bom pelo preço e pelo fato de ser só 1 fan, a temperatura baixava cerca de 30 ou 40° do processador (sério) sem ambiente com ar condicionado.. eu vi isso na prática, estou montando um novo Pc e como não terei nada RGB eu queria optar por um wc simples, silencioso e bom.. Air cooler nunca tive mas já me disseram que não é tão bom quanto wc então meio que na minha cabeça não compensa kkkk o que me dizem?

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, FLeonidas disse:

Foi exatamente o que eu estava pensando... deixar o fan em qualquer outra entrada e a bomba no cpu_fan, não terei um controle direto porém a placa vai controlar por energia né?

Você terá controle pela BIOS, onde poderá configurar um gráfico de ventilação. A bomba recomendo deixar em 80% a 40°, 100% a 70°. Já as ventoinhas pode deixar 40% e 100% nas mesmas temperaturas.

9 minutos atrás, FLeonidas disse:

não é tão ruim.

Na verdade é muito similar ao que você teria com o header dedicado.

10 minutos atrás, FLeonidas disse:

Sobre os Air-cooler, eu preferi wc porque eu já tive um de 240mm da rise mode a uma época atrás no meu antigo Pc, porém uma amiga tinha um desse Corsair (o mesmo modelo) em que era muito muito bom pelo preço e pelo fato de ser só 1 fan, a temperatura baixava cerca de 30 ou 40° do processador (sério) sem ambiente com ar condicionado.

Depois assista este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=23vjWtUpItk

Entenda, um air cooler de qualidade dura eternamente, custa uns 200 a 400 reais, e terá o mesmo desempenho de um WC de 800 reais, que vai durar em média só 3 anos e seu desempenho sempre degradará rapidamente.

Monto PCs há muitos anos para clientes. Nunca tive que substituir um air cooler até hoje, sempre duram até o dia de jogar o PC fora e comprar outro.

12 minutos atrás, FLeonidas disse:

eu vi isso na prática, estou montando um novo Pc e como não terei nada RGB eu queria optar por um wc simples, silencioso e bom.. Air cooler nunca tive mas já me disseram que não é tão bom quanto wc então meio que na minha cabeça não compensa kkkk o que me dizem?

Pois é, a questão é quem disse. Muita gente presume que WC é mais eficiente, mas existem dois tipos comuns de WC. O Open Loop, que você mesmo monta, costuma ter um desempenho superior sim a air coolers, mas o preço começa na casa de uns 1500 reais. O ganho não é suficiente para justificar o investimento e isso geralmente é usado por quem tem mais dinheiro do que juízo.

Já o tipo que você quer usar, os tipo AIO (all in one), são notoriamente mais ruidosos, menos duráveis e mais caros do que air coolers de qualidade. Para piorar, quando a bomba falha ou o líquido coagula, você precisa trocar o produto inteiro já que não são produzidos com manutenção em mente. Isso tudo sem contar a paz que você nunca tem com um WC AIO por não haver nenhum sistema de redundância ou prevenção de falhas na bomba ou no líquido. AIOs são bons para o apelo estético ou para montagens compactas demais para comportar um bom air cooler, só isso.

Procure o Scythe Fuma 2 ou Ninja 4. São dois coolers que cabem em praticamente qualquer gabinete, tem bloco de arrefecimento tão massivo que as ventoinhas não precisam rodar em alta velocidade ou fazer ruído para arrefecer com qualidade, usam ventoinhas de altíssima qualidade/durabilidade e baixo ruído, de quebra são mais bonitos do que os Noctua que são os melhores do mercado, mas feios e caros.

Postado

Você terá controle pela BIOS, onde poderá configurar um gráfico de ventilação. A bomba recomendo deixar em 80% a 40°, 100% a 70°. Já as ventoinhas pode deixar 40% e 100% nas mesmas temperaturas.

Na verdade é muito similar ao que você teria com o header dedicado.

Depois assista este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=23vjWtUpItk

Entenda, um air cooler de qualidade dura eternamente, custa uns 200 a 400 reais, e terá o mesmo desempenho de um WC de 800 reais, que vai durar em média só 3 anos e seu desempenho sempre degradará rapidamente.

Certo ... o FUMA 2 tá na casa dos 400$, achei que compensaria mais um watercooler de 300$. Creio que compensa investir a diferença por um produto que dure infinitamente mais e entrega desempenho superior, agradeço.

Em Relação ao Ninja 4 eu não encontrei, só o Ninja 5 que está no mesmo preço do FUMA 2, qual deles é melhor em relação a desempenho? um pouco de barulho adicional não me incomoda (claro desde que não passe dos 40dcb 🤡)

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, FLeonidas disse:

Certo ... o FUMA 2 tá na casa dos 400$, achei que compensaria mais um watercooler de 300$. Creio que compensa investir a diferença por um produto que dure infinitamente mais e entrega desempenho superior, agradeço.

O Kotesu de 200 reais vai ter desempenho melhor do que um WC de 300, pode ter certeza disso.

10 minutos atrás, FLeonidas disse:

Em Relação ao Ninja 4 eu não encontrei, só o Ninja 5 que está no mesmo preço do FUMA 2, qual deles é melhor em relação a desempenho? um pouco de barulho adicional não me incomoda (claro desde que não passe dos 40dcb 🤡)

Fuma 2 é pouco melhor que o Ninja 5. Em testes o ninja perde por um ou dois graus em alguns testes, só isso. Ruído, tamanho, o resto é praticamente igual. O preço ideal do Ninja 5 é na casa de 300 reais. O Fuma dois não fica abaixo de 400 faz algum tempo. O Kotesu Mark II tem custado consistentemente 200 reais há algum tempo. Todos são bons, mesmo o Kotesu é mais do que o que você de fato precisa, mas eu iria com um dos outros dois só por que duas ventoinhas vão rodar em velocidades menores para manter as mesmas temperaturas e, com isso, farão menor ruído.

Postado

@FLeonidas Fala mano beleza, eu tenho esse h45 da corsair, comprei faz uns 3 meses, é um ótimo WC, é o melhor de 120mm do mercado, ele chega a se equivaler a um 240mm da corsair o h100gtx, tem testes que foram feitos aqui nesse forum mesmo:

E também tem testes que foram feitos em sites gringos:

image.png.44279980230daeb10e99085ef10c3519.png

Eu como tenho um posso dar a minha opinião baseada em testes que eu mesmo fiz comparando com o gammaxx 400 V1 que eu tinha, tirando a média entre uso max e minimo de cpu deu uns 10 graus de diferença um pro outro, pra mim que roda em overclock o processador é muita coisa, de 78 graus que tava chegando nos dias atuais (calor demais) ta batendo 66-68 graus no máximo, já da uma margem pra eu aumentar o clock e brincar mais. Muitos vão falar que é ruim WC de 120mm e tal, que um aircooler de 150 conto faz melhor, mas nesse caso não é verdade, esse h45 é realmente diferente de qualquer outro WC de 120mm do mercado, pode olhar os testes que mandei. Único ponto que não curti muito foi o ruído dele, é um pouco alto quando a cpu ta em uso alto, de resto é ótimo, peguei ele por 249,90 na kabum.

• Amei 1
Postado

@leonardobr_ Você comparou um WC de 249 reais com um de 120 reais de um modelo descontinuado. Realmente não só não são comparáveis, mas ainda sim imagino que você esteja fazendo push n' pull e rodando seu WC no máximo para conseguir as temperaturas mencionadas, enquanto provavelmente não fez push n' pull no 400 V1. 

Entre o H45 Corsair e o Kotesu, para OC o Corsair pode se sair um pouco melhor se você não se importar com o nível de ruído, o que para a maioria é um grande problema, mas para uso comum diário e para jogos os dois terão desempenho similar, com o Kotesu levando a melhor se você fizer o teste "noise normalized" como é o padrão da Gamer's Nexus. 

Qualquer cooler pode ter desempenho melhor que outro se você souber o que alterar entre os dois para conseguir a conclusão que quiser. No geral a norma hoje é de testes "noise normalized" por que sua base de performance do cooler tem que levar o ruído em consideração para medir sua eficiência já que não adianta falar que um é melhor se fizer o barulho de uma turbina.

Postado

fazendo push n' pull

Não estou não mano, ta original, com 1 cooler só, igual o gammaxx estava.

seu WC no máximo

Aqui também não, só deixei ligado no conector que faz o ajuste automático de acordo com o que preciso. Esse H45 é diferente dos normais 120mm, pode ver os testes que mandei. Eu comparei com o gammaxx 400 porque foi o que eu tive, era muito bom também pelo que custava, mas a questão não é só desempenho, mas sim a estética que eu particularmente prefiro watercooler. 

@WOZ Dods image.thumb.png.f2bc22a98b3d731597d7c19b861dff96.pngTa exatamente assim 

Postado
3 horas atrás, leonardobr_ disse:

Não estou não mano, ta original, com 1 cooler só, igual o gammaxx estava.

Aqui também não, só deixei ligado no conector que faz o ajuste automático de acordo com o que preciso. Esse H45 é diferente dos normais 120mm, pode ver os testes que mandei. Eu comparei com o gammaxx 400 porque foi o que eu tive, era muito bom também pelo que custava, mas a questão não é só desempenho, mas sim a estética que eu particularmente prefiro watercooler. 

@WOZ Dods image.thumb.png.f2bc22a98b3d731597d7c19b861dff96.pngTa exatamente assim 

Realmente em estética o wc ganha (na minha humilde opinião) eu achava que eram mais fortes que os Air cooler.. mas nessa margem de preço aparentemente eu estava enganado. Porém acho que vou de Air cooler mesmo, creio que irei pegar o FUMA 2 por ser "menos parrudo" que o ninja 5 que é um tijolo enorme no gabinete. É só por enquanto, quando eu for fazer o próximo upgrade vou de watercooler 240mm de alto desempenho (se der ruim terei o FUMA 2 ainda então tá tudo certo)

5 horas atrás, WOZ Dods disse:

O Kotesu de 200 reais vai ter desempenho melhor do que um WC de 300, pode ter certeza disso.

Fuma 2 é pouco melhor que o Ninja 5. Em testes o ninja perde por um ou dois graus em alguns testes, só isso. Ruído, tamanho, o resto é praticamente igual. O preço ideal do Ninja 5 é na casa de 300 reais. O Fuma dois não fica abaixo de 400 faz algum tempo. O Kotesu Mark II tem custado consistentemente 200 reais há algum tempo. Todos são bons, mesmo o Kotesu é mais do que o que você de fato precisa, mas eu iria com um dos outros dois só por que duas ventoinhas vão rodar em velocidades menores para manter as mesmas temperaturas e, com isso, farão menor ruído.

Acho que não mencionei, mas vou lançar um Ryzen 5 5600g que provavelmente irei fazer um pequeno overclock no Vega 7 integrado, acha que o FUMA 2 suporta? ou vou de wc corsair 120mm mesmo? O que acha @leonardobr_?

Postado
15 horas atrás, leonardobr_ disse:

mas sim a estética que eu particularmente prefiro watercooler. 

Esse é o fator que mais influencia na aquisição para alguns. Pessoalmente eu gosto mais de funcionalidade e durabilidade, então recomendo sempre air cooler. É muito comum você ver pessoas apaixonarem por WC e usarem até o dia que dá defeito, pois quando isso acontece tem que jogar inteiro no lixo e comprar outro. Aí as pessoas migram pra air cooler rapidinho, pois ter o PC funcionando sem precisar desse tipo de manutenção regular é mais importante do que outros fatores para a maioria.

20 horas atrás, WOZ Dods disse:

Controlar via DC é menos preciso, mas funciona do mesmo jeito e header de 3 pinos é 100% compatível com ventoinhas de 4 pinos.

Complementando o que escrevi antes, ventoinhas de três pinos também são compatíveis com headers de quatro.

Postado
Em 01/03/2022 às 07:11, WOZ Dods disse:

Esse é o fator que mais influencia na aquisição para alguns. Pessoalmente eu gosto mais de funcionalidade e durabilidade, então recomendo sempre air cooler. É muito comum você ver pessoas apaixonarem por WC e usarem até o dia que dá defeito, pois quando isso acontece tem que jogar inteiro no lixo e comprar outro. Aí as pessoas migram pra air cooler rapidinho, pois ter o PC funcionando sem precisar desse tipo de manutenção regular é mais importante do que outros fatores para a maioria.

Complementando o que escrevi antes, ventoinhas de três pinos também são compatíveis com headers de quatro.

bom, o wc 240mm rise mode que eu tive abaixou 40° do meu processador e usado em quase 20h por dia durante mais de um ano ele funcionou perfeito e nunca deu nada.. e não era um wc "high end" puro custo-benefício. Mas por hora irei de Air cooler mesmo né, já que não tô com tanta grana melhor evitar possíveis problemas 😛 valeu

ps: não respondi antes porque o site tava fora do ar 😛

Postado
Em 28/02/2022 às 19:20, FLeonidas disse:

acha que o FUMA 2 suporta

Esse Aircooler é ótimo, aguenta tranquilamente, pode comprar ele que é muito bom, ele só tem o valor mais elevado que o h45 (paguei 249,90).

Postado
8 minutos atrás, FLeonidas disse:

bom, o wc 240mm rise mode que eu tive abaixou 40° do meu processador e usado em quase 20h por dia durante mais de um ano ele funcionou perfeito e nunca deu nada..

Período de garantia qualquer produto dura, exceto os positivos da vida. A vida útil média de WCs é 3 anos, então durar mais ou menos isso é esperado. A questão é que uma hora vai falhar,  e nessa você vai ter que trocar o produto todo. Mesmo um air cooler medíocre vai durar uns 8 até 10 anos. Quando ele falhar você trocará a ventoinha e ele durará mais o mesmo tempo ou até mais do que isso dependendo da qualidade da nova ventoinha. Ultimamente tenho visto ventoinhas de air coolers de qualidade durarem pelo menos 10 anos.

Postado
3 minutos atrás, leonardobr_ disse:

Esse Aircooler é ótimo, aguenta tranquilamente, pode comprar ele que é muito bom, ele só tem o valor mais elevado que o h45 (paguei 249,90).

acha que compensa mais o wc corsair então?

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Período de garantia qualquer produto dura, exceto os positivos da vida. A vida útil média de WCs é 3 anos, então durar mais ou menos isso é esperado. A questão é que uma hora vai falhar,  e nessa você vai ter que trocar o produto todo. Mesmo um air cooler medíocre vai durar uns 8 até 10 anos. Quando ele falhar você trocará a ventoinha e ele durará mais o mesmo tempo ou até mais do que isso dependendo da qualidade da nova ventoinha. Ultimamente tenho visto ventoinhas de air coolers de qualidade durarem pelo menos 10 anos.

como eu citei, vou trocar breve por um wc então tudo bem por hora ter o Air cooler, 3 anos é muito kkkk até lá terei meu gabinete Full Tower RTX 3070 ti... uma refrigeração do tipo wc kraken pra cima que dure 3 anos está de bom tamanho pra mim, mas thank you bro, aprendi muito contigo 😉

Postado

Ps.: baixar 40° em relação a quê? Ao cooler box sem pasta térmica num gabinete 100% fechado? Aí eu acredito. Se for em qualquer situação mais "saudável" então acho improvável. Ontem estava com um PC na minha bancada que só de ligar o processador chegava a 72°. Em stress chegava a 86°. Limpei o cooler box, reapliquei pasta, não resolveu. 

Peguei outro cooler box Intel original e novo (sim, tenho coleção deles), instalei no lugar com pasta térmica nova e pronto, temperatura de idle 42° e de stress 54°.

De quebra adicionei uma ventoinha de exaustão no PC da cliente que não tinha nenhuma. 

E aí, fiz mágica? Usei WC? Não, só corrigi algo que estava muito errado, que foi o outro técnico usar pasta térmica de péssima qualidade (implastec já ressecadíssima) e o PC nunca ser limpo, o que fez acumular muita poeira e enfraquecer o motor da ventoinha.

1 minuto atrás, FLeonidas disse:

como eu citei, vou trocar breve por um wc então tudo bem por hora ter o Air cooler, 3 anos é muito kkkk até lá terei meu gabinete Full Tower RTX 3070 ti... uma refrigeração do tipo wc kraken pra cima que dure 3 anos está de bom tamanho pra mim, mas thank you bro, aprendi muito contigo 😉

Vai lá. Se é o que curte, vai fundo.

Postado
3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Ps.: baixar 40° em relação a quê? Ao cooler box sem pasta térmica num gabinete 100% fechado? Aí eu acredito. Se for em qualquer situação mais "saudável" então acho improvável. Ontem estava com um PC na minha bancada que só de ligar o processador chegava a 72°. Em stress chegava a 86°. Limpei o cooler box, reapliquei pasta, não resolveu. 

Peguei outro cooler box Intel original e novo (sim, tenho coleção deles), instalei no lugar com pasta térmica nova e pronto, temperatura de idle 42° e de stress 54°.

De quebra adicionei uma ventoinha de exaustão no PC da cliente que não tinha nenhuma. 

E aí, fiz mágica? Usei WC? Não, só corrigi algo que estava muito errado, que foi o outro técnico usar pasta térmica de péssima qualidade (implastec já ressecadíssima) e o PC nunca ser limpo, o que fez acumular muita poeira e enfraquecer o motor da ventoinha.

Vai lá. Se é o que curte, vai fundo.

em que condição? bom era um gabinete com 8 ventoinhas (contando com os do radiador que eram 2) fiz basicamente um "push and pull" antes do WC, com o cooler padrão Intel meu processador chegava em 98° com stress em games tipo assassin's Creed Odyssey.. daí com o wc rise mode ele abaixou pra 52° - 56° no máximo (em stress por horas... nunca tive Air cooler além do padrãozinho Intel, então pra mim foi um grande salto de performance..

Postado

@FLeonidas Na verdade você acaba de descrever um caso similar ao que narrei que foi um reparo que fiz em PC de cliente ontem, mas faço similares regularmente. Pasta térmica ressecada, especialmente as de má qualidade, deixam de conduzir calor e passam a se tornarem isolantes térmicos. Além disso excesso de poeira, desgaste da ventoinha, mal encaixe do cooler, tudo isso pode colaborar para criar uma situação atípica como a narrada. Coolers Box não deixam seu processador acima de 50° em idle, pelo menos não em situações saudáveis. 

Lembrando, sua situação com esse cooler padrão foi tão atípica que você estava atingindo temperaturas limítrofes mesmo só em jogos, e isso não é todo o stress que você pode causar num processador. 

Enfim, existem situações e situações e medir só pela experiência de um caso nunca é ideal. Tenho muitos casos similares no tempo de trabalho que tive e sempre observo e monitoro as temperaturas dos PCs que monto ou reparo, então minha opinião é baseada nessas experiências. Claro que eu me auto intitulo aqui na comunidade como o paranoico das temperaturas, pois é assim que eu sou, mas ainda sim tento medir as coisas pelo viés mais imparcial que posso. WCs que instalei ou vi instalados em PCs até hoje nunca fizeram milagre, muito pelo contrário. Geralmente ouço ruído demais para pouco retorno, e o prejuízo de substituição regular é algo que eu prefiro evitar. A grande verdade é que WCs podem sofrer falhas catastróficas a qualquer momento e pessoas distraídas podem não perceber ou até ignorar a situação até ser tarde demais. Air cooler é sempre ideal para quem quer instalar o cooler e esquecer que existe, ir curtir a vida com coisas mais interessantes do que fazer manutenção regular, como usar o PC por exemplo.

• Curtir 1
Postado

acha que compensa mais o wc corsair então?

Não, no valor que esta agora de 300,00 compensa gastar um pouco mais e ir no FUMA 2, mas se porventura baixar e chegar nos 249, eu iria no WC. Única ressalva mesmo é o ruído dele, que quando esta em alto uso faz mais barulho que o normal, porque a ventoinha dele chega a quase 100cfm.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...