Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

eu ja possuia uma memoria ram 16gb 2666mhz, comprei outra quase um ano depois, chegou hoje, eu testei, limpei, testei de novo e ela não funcionou, quando ela ta conectada no meu pc não escuto nenhum bip , o pc não da vídeo e as vezes ao tentar ligar o cooler do processador para de girar por uns segundos e volta a girar de novo, ai eu notei que as memórias são diferentes .

a da direita esta funcionando, mas a da esquerda que é igual as fotos das avaliações no site e ela que parece não estar funcionando.

eu uso a placa-mãe b450m gaming/br q suporta ate 64gb de ram e 3400mhz algo assim e o processador é Ryzen 5 3400g

WhatsApp Image 2022-03-02 at 16.51.10.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-02 at 16.51.10 (1).jpeg

imagem_2022-03-02_180108.png

Postado
12 minutos atrás, rukashu disse:

eu ja possuia uma memoria ram 16gb 2666mhz, comprei outra quase um ano depois, chegou hoje, eu testei, limpei, testei de novo e ela não funcionou, quando ela ta conectada no meu pc não escuto nenhum bip , o pc não da vídeo e as vezes ao tentar ligar o cooler do processador para de girar por uns segundos e volta a girar de novo, ai eu notei que as memórias são diferentes .

a da direita esta funcionando, mas a da esquerda que é igual as fotos das avaliações no site e ela que parece não estar funcionando.

eu uso a placa-mãe b450m gaming/br q suporta ate 64gb de ram e 3400mhz algo assim e o processador é Ryzen 5 3400g

WhatsApp Image 2022-03-02 at 16.51.10.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-02 at 16.51.10 (1).jpeg

imagem_2022-03-02_180108.png

Pode ser CPU, GPU e/ou RAM.

No caso de CPU e GPU, se for o caso, é superaquecimento. Os processadores, após um excesso contínuo de sua temperatura limite, tendem a desligar automaticamente o computador, visando evitar danos irreversíveis ao hardware como, por exemplo, queima total dos componentes. Já as placas de vídeo (principalmente dedicadas com saída principal do vídeo vinda delas) podem apresentar vários sintomas de superaquecimento: travamentos (stuttering), artefatos, disparo das ventoinhas, tela azul e, em casos mais severos, desligamento.

Para resolver isso, caso consiga manter o PC funcionando e com vídeo por algum tempo, verifique as temperaturas de CPU e GPU usando o HWMonitor. O recomendável é manter abaixo dos 75°C no caso dos desktops.

Se conseguir, faça um stress test no CPU e na GPU usando o AIDA64. O ideal é que a temperatura máxima desses componentes, em estresse máximo, não passe de 75°C. Verifique se, durante o stress test, o CPU e/ou a GPU apresentam thermal throttling (fenômeno em que processador e/ou placa de vídeo baixam os clocks para diminuir as temperaturas e evitar o superaquecimento). Quanto maior a porcentagem de throttling, mais desempenho, em porcentagem, teve que ser "capado" para evitar danos maiores ao hardware a longo prazo.

Depois disso, troque a pasta térmica de CPU e GPU (por aqui recomenda-se a Cooler Master Gel, com condutividade térmica de 11 mw/K), limpe os coolers e veja se o problema persiste, refazendo o stress test no AIDA64. Se, mesmo assim, o problema persistir, pode ser a disposição das ventoinhas no seu gabinete, caso se trate de um desktop, ou mesmo falha ou estrago das ventoinhas, de modo geral.

Quanto à RAM, o mau contato ocasionalmente pode causar mau funcionamento, mas, geralmente, nesses casos, é possível ouvir bips, conforme explicado aqui: https://www.techtudo.com.br/noticias/2011/04/o-que-significa-esse-bip-durante-inicializacao-do-meu-computador.ghtml

Nesse caso, se o problema realmente for com a RAM, tire os pentes dos slots, passe uma borracha para tirar o mau contato, depois limpe com álcool isopropílico, seque bem e recoloque as memórias nos slots. Veja se o problema persiste.

Postado

@rukashu teste somente com a memoria nova, se também não ligar o defeito está nela. 

comprou no brasil ou é de fora?  tem uma diferença gritante na construção de uma pra outra, se for do aliexpress bem possível ser falsificada.  Mas antes de tirar conclusões faça os testes

Postado
5 minutos atrás, Alex Weiss disse:

@rukashu teste somente com a memoria nova, se também não ligar o defeito está nela. 

comprou no brasil ou é de fora?  tem uma diferença gritante na construção de uma pra outra, se for do aliexpress bem possível ser falsificada.  Mas antes de tirar conclusões faça os testes

é do aliexpress, a loja oficial da kllisre, eu ja testei elas separadas, ja tentei limpar e tal, antes de comprar essa eu tinha comprado uns meses atras que deu o mesmo defeito, ai agora novamente....todo mundo que eu conheço usa dessa memoria e só eu tive a má sorte de comprar duas vezes e não funcionar, só queria fazer um dual channel, eu teria comprado de uma marca "melhor" mas os preços estão mt mais caros

Postado

@rukashu Testou cada uma no mesmo slot?  e quais slots você colocou quando tentou com as 2?

O correto de acordo com o manual da sua placa é usar os slots A2 e B2[cinza claro] para dual channel.  E A2 para single channel. 

Postado

@Alex Weiss testei em literalmente todos, e sim fiz direitinho, se o pc desse vídeo pelo menos eu poderia fazer testes com programas pra tentar identificar mas não aparece nada ai fica difícil

Postado

@rukashu Se testou em todos os slots o defeito está na memória, assim descartando defeito em placa.. 

infelizmente você deu azar,  agora é tentar entrar em contato e ver se consegue algum tipo de garantia, mas vai ser bem difícil eles darem, mas não custa tentar.

Mesmo sendo mais caro é preferível comprar aqui no Br justamente por conta de ter uma garantia mais "fácil" em casos como este.

E ultimamente nem está tão caro ao ponto de ter que comprar lá fora e esperar horrores pra entregar... 

No seu caso teria melhor desempenho pegando uma de 3000mhz ou 3200mhz. 

veja se consegue vender essas aí e parte pra outra...  

Postado

@Alex Weiss vai ser o jeito, uns 3 meses atras comprei outra e  pra receber o reembolso eu tive q enviar de volta pra china, ficou em 172 reais, ai recebi um pouco menos da metade só no fim das contas, por aqui na minha cidade não to achando ninguem que tenha placa-mãe com suporte DDR4 pra testar essa memória em outro pc, vou comprar duas de 8gb mesmo vai ter q servir

Postado

@Alex Weiss nem tanto, tem uns jogos por ai que usam 14,15gb ja, eu ia comprar duas de 16 pra não precisar me preocupar com isso tão cedo, mas de tanto trabalho que ta dando vou tentar ver se compro de alguma marca mais confiavel mesmo kkkkkkk vou pesquisar preços depois

Postado

@Alex Weiss vish nunca ouvi falar dessas, vou dar uma olhada

@Alex Weiss essa CL 16 da memoria faz muita diferença? eu vi pessoas falando pra comprar alguma que tenha CL 15 em vez de comprar essa  com CL 16, mas lendo aqui não parece que faz tanta diferença, essa geil evo potenza me interessou

Postado

@rukashu Para o uso normal do dia a dia não vai fazer tanta diferença.

Se você usa o gpu integrada do 3400g vai ver mais desempenho usando uma frequência maior,   É claro que quanto menor a latência melhor é, mas também deve-se considerar o custo dela..  e cl15 está meio difícil de achar

No seu caso saindo de uma 2666 cl19 para 2x8gb 3000 ou 3200mhz cl16 vai sentir um bom ganho no desempenho. 

Postado
2 horas atrás, rukashu disse:

eu ja possuia uma memoria ram 16gb 2666mhz, comprei outra quase um ano depois, chegou hoje, eu testei, limpei, testei de novo e ela não funcionou, quando ela ta conectada no meu pc não escuto nenhum bip , o pc não da vídeo e as vezes ao tentar ligar o cooler do processador para de girar por uns segundos e volta a girar de novo, ai eu notei que as memórias são diferentes.

Só uma dúvida: seu PC ainda liga e funciona normal quando está apenas com a memória antiga de 16GB 2666mhz, né?

Eu também não entendo porque as placas-mãe de hoje em dia parecem não bipar mais quase nada. Antigamente havia um tipo de bip para cada tipo de problema; hoje em dia o computador pode "explodir" que não ouvimos bip algum (só bipa quando está tudo ok). Não entendo. Meu PC antigo também começou a não dar mais vídeo, após mais de 5 anos de uso e também não bipava nada. No meu caso acredito ter sido eletricidade estática que queimou a placa-mãe, pois eu deixava um cabo Sata conectado na placa-mãe e saindo para fora do PC para facilitar o backup em HDs e SSDs "externos" e acredito que pode ter havido alguma ESD da minha mão para algum HD ou SSD e queimado a placa-mãe através do cabo Sata... Mas não tenho certeza.

Sobre o uso de memória por jogos, eu sempre joguei todos os jogos com tudo no Ultra e com tudo que tem direito (efeitos, sincronização vertical, etc), na resolução de 2560x1080 e nenhum deles chegou nem perto de usar 16Gb. O último que eu estava jogando antes de meu PC pifar era o Cyberpunk 2077 (também com tudo no ultra). Só não ficava muito fluido mas eu podia minimizar a qualquer momento e abrir quantas abas no Google Chrome eu quisesse e depois podia voltar a jogar normalmente, sem extrapolar a memória de 16GB. Qual jogo você viu usar mais de 14GB, só por curiosidade?

Postado

@Rodrigo RDA sim, ele liga normal com a memória antiga, só a nova que não, é que o Ryzen 5 3400g q eu uso, eu não uso placa de vídeo, a gpu é a integrada no processador, ai ele usa mais ram pra compensar, jogos até um pouco antigos tipo shadow of war, the witcher, aqui fica 8-10gb de ram, lost ark, project zomboid, elden ring mesmo rodando no grafico mais baixo possível a 30 fps mais ou menos fica usando entre 11 e 13gb dependendo do jogo

Postado
6 minutos atrás, rukashu disse:

@Rodrigo RDA sim, ele liga normal com a memória antiga, só a nova que não, é que o Ryzen 5 3400g q eu uso, eu não uso placa de vídeo, a gpu é a integrada no processador, ai ele usa mais ram pra compensar, jogos até um pouco antigos tipo shadow of war, the witcher, aqui fica 8-10gb de ram, lost ark, project zomboid, elden ring mesmo rodando no grafico mais baixo possível a 30 fps mais ou menos fica usando entre 11 e 13gb dependendo do jogo

Verdade, me esqueci que com placa offboard usa menos memória RAM. Eu usava uma GTX1070, que tem 8GB DDR5, por isso usava menos RAM do PC (agora que me liguei nisso). Agora que ela aparenta ter pifado junto com meu PC antigo, estou só com o vídeo onboard do Ryzen 7 5600G e vou ter que ficar assim por muitos anos por falta de recurso$$$. Mas que bom que seu PC funciona normal. Sinal que o problema é só incompatibilidade com os chips da memória nova (algo meio que impossível de se prever antes de se testar). O que fico cabreiro é o fato do PC não bipar!

Essa questão de compatibilidade de memória RAM é bem complicada mesmo (sempre foi). O "certo" seria você encontrar alguém que tem a mesma placa-mãe e processador que você e ver qual memória estão usando. E procurar comprar o par junto (mesma loja, marca e modelo), de preferência de alguma marca conhecida (Kingston, XPG, Crucial, etc.). Tem fabricante sacana que usa chips de modelos diferentes em cada lote, por isso o ideal é já comprar junto os 2 pentes. Sei que fica caro, mas não há o que fazer (se tentar economizar pode acabar gastando muito mais no final). Recomendo a loja Kabum, que é onde sempre comprei o meu hardware (compro deles há mais de 10 anos). E sinceramente acho que essa questão de MHz das memórias não muda quase nada na prática. Basicamente não percebi diferença de desempenho entre meu i5 de 4º geração com memórias DDR3 e meu Ryzen 7 5600G com memórias DDR4 de 3200MHz. O Windows sempre acaba "capando" tudo... deixando tudo "elas por elas". É mais marketing do que desempenho real!

Postado

@Rodrigo RDA isso é ***** mesmo ne, as gpus ficaram mt caras dps da pandemia nem vale a pena comprar, só se tiver muito dinheiro sobrando mesmo, eu também fiquei chateado, porque todos os meus amigos compraram 2 rams dessa da kllisre cada um e só eu tive problema 2x, só queria um dual channelzinho pra ter um fps melhor...

a kabum n vale a pena n, é tudo mt caro e ainda tem o frete q é um absurdo

o amigo Alex Weiss ali em cima indicou uma geil evo potenza e eu vi reviews e tal e é uma marca boa, acabei de comprar duas de 8gb aqui, paguei a vista deu 420 + 14 de frete, saiu baratinho ate, eu espero q meus jogos rodem com fps melhor

porque ficar jogando os jogos entre 26-35 fps é chatinho

Postado
Em 02/03/2022 às 19:28, Alex Weiss disse:

eu comprei essa geil evo potenza, chegou hoje, mas não tenho certeza se esta "ativo" o dual channel e a frequencia parece estranha, slots 2 e 4 são os de cor igual da minha placa q diz q é pra botar  pra dual channel

image.png.cf68d753fa71a098f6ea51231e604b63.pngimage.png.c0ef3fd5784c585a3901e805a7759d28.png

image.png.5c7639c3fc609e00188c4f7b921ae342.png

Postado
5 horas atrás, rukashu disse:

eu comprei essa geil evo potenza, chegou hoje, mas não tenho certeza se esta "ativo" o dual channel e a frequencia parece estranha, slots 2 e 4 são os de cor igual da minha placa q diz q é pra botar  pra dual channel

Não está ativo o Dual Channel de suas memórias. Quando está ativo, fica assim:

2095989637_DualChannel.PNG.30136eb02f650f32d8c873b15572cc2a.PNG

Quanto às frequências "esquisitas" é o seguinte: O fabricantes mentem nas especificações de frequências de suas memórias (todos fazem isso, mesmo as melhores marcas). Não é exatamente uma "mentira completa", mas sim que a memória só terá a velocidade informada por eles quando usadas com overclock (você tem que ativar o XMP ou D.O.C.P. no BIOS da sua placa-mãe), ou seja, colocá-las em situação diferente da qual elas foram certificadas pelo JEDEC. Além disso, o CPU-Z mostra a metade da frequência real da memória. As minhas memórias são vendidas como 3200MHz, mas sem ativar o overclock delas, elas são de 2660MHz, por isso o meu CPU-Z mostra a frequência real como sendo de 1330,6MHz (2660 / 2 = 1330). Se eu ativar o overclock delas, aí sim o CPU-Z mostrará a frequência de 1600MHz, que seria na verdade 3200MHz (1600 x 2).

Os fabricantes fazem isso pois as memórias precisam ser certificadas pelo JEDEC e, portanto, não podem apresentar nenhuma falha ou instabilidade durante os testes. E isso só é conseguido com frequências mais baixas. Por isso são certificadas em frequências mais baixas, que são as mesmas frequências que vêm quando você as instala no seu PC. A sua é certificada em 1066MHz. Mas, como as fabricantes entendem que para o usuário doméstico comum pequenas falhas ou instabilidades não o afetarão significativamente, já colocam um perfil de overclock (XMP) salvo dentro das memórias, que pode ser ativado no BIOS do PC pelo usuário. É uma baita sacanagem dos fabricantes, mas é tudo questão de marketing, como quase tudo na vida...

Ainda sobre o dual channel, tente ver no manual de sua placa-mãe qual a posição correta para ativá-lo. Cada fabricante usa um padrão diferente, pode ser que a sua tenha que ser em slots de cores diferentes (ou não). Qual o modelo da sua placa-mãe?

Postado

@Rodrigo RDA entendi, o da minha placa-mãe é fácil, dois slots são pretos e dois cinzas, e falaram pra colocar nos dois cinzas porque fica mais longe do processador, e eu fiz iso

a minha é ASUS prime b450m gaming/br

@Rodrigo RDA está em dual channel sim, o meu programa é uma versão mais diferente do seu , eu deletei e baixei a mesma versão e agora aparece em dual channel.

vou ver se consigo aumentar o MHz da memoria.

1-diminui a vida util da ram fazer overclock eu é aconselhável fazer? eu queria fazer mas to com receio

2-na parte de drivers tem um de compatibilidade com essa ram que eu estou usando, eu deveria baixá-lo ou só se desse algum problema?

imagem_2022-03-10_101218.png

fiz o overclock, eu mudei na BIOS de auto pra d.o.c.p e ja apareceu a opção de 3000mhz, vou jogar um cado ver se vai dar algum problema

image.png.b14f20f143042a781dc409b7ddb14abe.png

imagem_2022-03-10_103614.png

Postado
22 horas atrás, rukashu disse:

e falaram pra colocar nos dois cinzas porque fica mais longe do processador, e eu fiz iso

@rukashu Não é pela questão de ficar longe do processador, mas sim pelas especificações do próprio fabricante no qual pra funcionar corretamente o DC pede-se para utilizar A2/B2... Mas anyway.

1-diminui a vida útil da ram fazer overclock eu é aconselhável fazer? eu queria fazer mas to com receio

Tem 2 opções, Usar o XMP ou D.O.C.P e ativar o perfil de "oc" para a frequência nativa da Ram, no seu caso 3000mhz.   Isso já é fornecido pelos próprios fabricante de placa-mãe para poder utilizar frequências maiores, até aí nenhum problema por que não é na memoria que você estaria fazendo o "oc" mas sim na placa-mãe para que ela rode os 3000mhz no caso.

Ou seja, Xmp ou Dcop não é oc de memoria mas sim da placa-mãe, não trazendo risco nenhum para as memórias, pois elas somente vão trabalhar dentro da frequência nativa delas. 

Agora, se você fizer um OC de fato e subir as frequências além dos 3000mhz aí sim estará fazendo tanto nas memórias quanto na placa-mãe para rodar a frequência pois demandará mais tensão da placa-mãe para tal feito.   Se feito da maneira correta também não tem problema, pode acabar tendo instabilidade ou não[depende da sorte].  

Pra isso recomendo pesquisar e aprender um pouco mais sobre o assunto antes de tentar algum OC para acima dos 3000mhz se essa for a sua vontade.

2-na parte de drivers tem um de compatibilidade com essa ram que eu estou usando, eu deveria baixá-lo ou só se desse algum problema?

Driver para memória RAM nunca vi...     Cuidado com a origem desses "driver" aí

23 horas atrás, rukashu disse:

imagem_2022-03-10_103614.png

Está certo, suas memórias estão em dual channel.   

Single Rank e dual Rank  são coisas diferentes de single channel e dual channel.

Postado

@Alex Weiss eu entendi, mt obrigado por esclarecer, eu ativei o docp e so tinha a opção de 3000mhz mesmo, ta tudo direitinho.

não é exatamente um driver da memória RAM, é um negocio de compatibilidade só:

image.thumb.png.c9037f42966ff232b1e0426e2f2186b8.png

Postado

consegui fazer tudo funcionar direitinho, mas acho que meu SSD não está ajudando agora, depois de testar tudo, a unica peça q tem dado problema é o SSD, causando delay de audio ou o navegador q ta instalado no disco dele ficando com lag ate pra mudar as abas as vezes, mesmo jogando algum jogo q fica no outro HD meu pc tem travado tanto ao ponto de ter q forçar um desligamento, alem do SSD não sei o que pode ser, minha fonte é de 550w da corsair

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!