Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações!

Comprei recentemente um notebook Acer Nitro 5 AN515-43-R9K7 e é o primeiro notebook gamer que possuo.

Este possui uma boa configuração, como é mostrado na imagem anexa. Possui também uma placa de vídeo NVIDIA GTX 1650 4GB.

Porém o mesmo apresenta quedas irritantes de FPS durante as gameplays tanto em jogos pesados como RDR2 ou mesmo em jogos leves como The Witcher 1 ou Call of Juarez. Tentei aplicar soluções encontradas aqui mesmo no Clube e em outros sites, porém sem sucesso. Configurei a placa de vídeo, os drivers de tudo estão atualizados (tenho o Drive Booster para auxiliar), e também já fiz configurações particulares em cada jogo. O RDR2 roda liso no ultra, porém mesmo estando no mínimo, o jogo apresenta quedas de FPS.

Poderiam me auxiliar por gentileza?

Capturar.PNG

Postado
1 hora atrás, IronHide23 disse:

Saudações!

Comprei recentemente um notebook Acer Nitro 5 AN515-43-R9K7 e é o primeiro notebook gamer que possuo.

Este possui uma boa configuração, como é mostrado na imagem anexa. Possui também uma placa de vídeo NVIDIA GTX 1650 4GB.

Porém o mesmo apresenta quedas irritantes de FPS durante as gameplays tanto em jogos pesados como RDR2 ou mesmo em jogos leves como The Witcher 1 ou Call of Juarez. Tentei aplicar soluções encontradas aqui mesmo no Clube e em outros sites, porém sem sucesso. Configurei a placa de vídeo, os drivers de tudo estão atualizados (tenho o Drive Booster para auxiliar), e também já fiz configurações particulares em cada jogo. O RDR2 roda liso no ultra, porém mesmo estando no mínimo, o jogo apresenta quedas de FPS.

Poderiam me auxiliar por gentileza?

Capturar.PNG

Primeiro de tudo, esse Ryzen é bem fraco para um processador de notebook "gamer". Os notebooks gamers que eu vejo no geral têm clock máximo de NO MÍNIMO 4GHZ, sendo que o seu pára nos 3.7.

Segundo, com um processador modesto desse (para um setup gamer é bem "aquém"), o clock já não é muito e, se ele superaquece, o clock baixa mais ainda por causa do thermal throttling, fenômeno no qual o processador baixa a frequência para tentar baixar as temperaturas, tentando manter as máximas em um nível aceitável. Quanto maior o throttling, em porcentagem, mais o processador teve que sacrificar desempenho para manter as temperaturas de boas. A temperatura máxima suportada é de 105°C no Ryzen e 90°C na GTX 1650.

Para verificar as temperaturas de CPU e GPU, recomendo usar o HWMonitor. 

Faça também um teste de stress em CPU e GPU usando o AIDA64. O AIDA64 estressará ao máximo o hardware, sendo que as temperaturas máximas atingidas em estresse máximo não devem exceder 85°C no Ryzen nem 75°C na GTX-1650. Caso excedam, e hora de trocar a pasta térmica e limpar os coolers de CPU e GPU. Se não sabe fazer isso, leve a um profissional. A pasta térmica recomendada por aqui é a Cooler Master Gel, com condutividade térmica de 11 mw/K.

Depois disso, refaça os testes e veja se o problema continua.

Drivers desatualizados da placa de vídeo, bem como um sistema desatualizado, também podem ser a causa do problema, causando lentidão geral no notebook e perda de FPS em jogos, então fique sempre atento às atualizações do sistema e de drivers da placa gráfica.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...