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Como converter saida de sinal stereo para mono.


Ir à solução Resolvido por rmlazzari58,

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E aí galera beleza,preciso de uma ajuda sobre como converter stereo para mono,para usar em um amplificador mono de apenas uma caixa,pois uns comenta que se eu unir o canais de sinal L e R da perda de frequência,é se eu usar apenas um lado do sinal também perde algumas frequência,a dúvida é,tem algum esquema para somar os sinal L e R e usar no amplificador mono sem perder frequências?

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A dica abaixo só funciona se o aparelho que gera o sinal para o amplificador tiver apenas 3 saídas: esquerda, direita e terra (ou L, R e GND). Se tiver 4 terminais, ou seja, se o canal esquerdo tiver um terra só para ele e direito também tiver seu próprio terra, desiste: não dá para ligá-lo num amplificador mono.

 

O ideal seria você falar especificamente quais são os aparelhos que você quer conectar, tanto o que gera a música quanto o que vai amplificá-la.

 

Mas, em linhas gerais, digamos que o aparelho que vai fornecer a música tenha realmente apenas 3 terminais de saída e que tenha um sinal fraquinho, no máximo "ouvível" com fones pequenos. Se for assim, conecte um resistor de 2k2 na esquerda, um outro resistor igual na direita e una as extremidades soltas desses resistores, formando o positivo da entrada mono. O negativo da entrada mono, conecte direto na saída terra do aparelho que fornece o sinal.

 

O risco de juntar direita e esquerda sem os resistores é o som, na saída, ficar distorcido.

 

Já usar apenas um canal, funciona e não precisa de resistor. Mas na saída mono você vai ouvir apenas meia música. Por exemplo, digamos que você conecte apenas a saída esquerda no amplificador mono. A parte da música tocada apenas do lado direito some, e a parte da música que for tocada nos dois canais ao mesmo tempo - aquela parte que a gente ouve como se estivesse na nossa frente - fica fraca, sem volume, fica, ué... pela metade.

 

Se der, informe os aparelhos que você quer conectar. Fotos serão muito bem-vindas, também 😉

 

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@rmlazzari58 Muito obrigado pela explicação,é um receptor Bluetooth 4.1/5.0 e dois tpa3118 mono,porém tenho apenas uma caixa com 2 Alto-falantes de 50w a 4 ohns,eu cheguei ligar no modo stereo mas o som fica muito ruim pois não a repartição dentro da caixa,um Alto-falante atrapalha o outro,fica ótimo no mono.

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51 minutos atrás, Lucas Scheidegger disse:

o som fica muito ruim pois não a repartição dentro da caixa

 

Certamente não é o fato de não haver repartição interna da caixa que está estragando o som. Com ou sem repartição, o som deveria ser ótimo. Talvez um dos dois tpa3118 esteja com defeito. Aí só testando cada um deles em separado...

 

Bem, considerando que os dois tpa estão funcionando direitinho... os dois alto-falantes não podem estar conectados entre si, senão estraga mesmo. Se forem conectados em série, até quebra um galho, já que a impedância do conjunto resulta em 8ohm. Nesse caso, você não vai ter 50w na saída e sim menos de 30w. Mas se ligá-los em paralelo, estraga o amplificador na hora. O mínimo de impedância de alto-falantes que esse amplificador aceita é de 4ohm e ligando os alto-falantes em paralelo, resulta em impedância de apenas 2ohm. O certo para esse amplificador é algo entre 4ohm e 8ohm. Isso se eles estiverem alimentados com algo entre 21v e 24v. Qual a tensão que você está usando para alimentar esses amplificadores?

 

Sigamos...

 

Da mesma forma as saídas dos (muito bons, por sinal) tpa3118 também não podem estar conectadas entre si.

As entradas, sim, podem dividir o mesmo terra do bluetooth. Mas as saídas só podem ir cada uma para cada um alto-falante.

 

Se você tem dois tpa3118, são possíveis duas formas de fazer essas conexões:

 

1) Estéreo

t9irwbO.jpg

 

2) mono

CFFhaz2.jpg

 

Em tempo: não sei se te facilita ou complica a vida, Lucas, rs... mas o manual técnico desse amplificador você pode encontrar aqui.

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@rmlazzari58 O esquema que pretendo fazer realmente é o da segunda imagem,modo mono,realmente suas dicas vai me ajudar bastante,os amplificadores serão alimentados com 24v a 6A e uma fonte separada de 5v para alimentar a placa Bluetooth para evitar o ruído,agora só arrumar esses resistores.

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11 horas atrás, Lucas Scheidegger disse:

os amplificadores serão alimentados com 24v a 6A e uma fonte separada de 5v para alimentar a placa Bluetooth

 

Uma dica, @Lucas Scheidegger: se puder, conecte ambos, amplificador e receptor de bluetooth na mesma fonte, de modo que o (-) da fonte seja compartilhado. Aí sim diminui o ruído.

 

Pode usar um LM317, LM7805, um 78L05 até, bem filtrados com capacitores, que a corrente que o bluetooth usa é mínima. O pessoal que conhece eletrônica de verdade pode até te ajudar a usar um diodo zener ou um TL431...

 

Digo isso por experiência própria: usar o mesmo terra para os dois diminui bem tanto as interferências, ruídos e distorções quanto - no meu caso, mero xeretador - aquele negócio irritante do bluetooth ficar desconectando toda hora. Não sei se é uma boa misturar os terras de duas fontes distintas entre si, ainda mais por serem fontes chaveadas, PWM...

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1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Aí sim diminui o ruído.

 

Fiquei curioso com isto .... porquê que você diz que diminui o ruído ?

 

Paulo

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Por experiência própria, Paulo. O GND do bluetooth, como era de se esperar, é o (-) da alimentação. O mesmo no amplificador, na entrada: o GND da entrada é o mesmo (-) da alimentação.

 

Não sei a explicação baseada na teoria. Já vi gente, Internet afora, dizendo do surgimento de harmônicas espúrias , porque as frequências das fontes não são sincronizadas, mas não sei se isso é verdade, se é verdade mas é preciosismo ou se é mito...

 

O que tenho certeza é que alimentei um TPA3110 com uma fonte, um MH-M18 com outra (o amp usava 19v e o BT, 5v), conectei os dois e além de aparecer ruído de fundo, a música perdeu o brilho, a definição, o som ficou meio que "empastelado". Usando arquivos de teste, por exemplo, apenas tambores, pratos, baixos ou mesmo frequências "puras", geradas com precisão no Audacity, não se nota muito. Mas exemplos de música que conheço de cór porque ouço a mesma há anos - por exemplo, um "Money" do Pink Floyd, ripado direto como WAV, sem clipar nem nada, lisinho - dá uma boa diferença.

 

Aí botei um 7805 nos 19v, alimentei o amp e o BT com a mesma fonte e melhorou sensivelmente.

 

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Apesar de semi óbvio, permita-me observar que as saídas deste amp não têm gnd nos af's portanto não devem se conectar, ok?

tpa3110-power-amplifier-tpa3110-amplifie

Outro detalhe curioso é o GND e AGND que apesar de ='s são #'s.

22 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

o (-) da alimentação. O mesmo no amplificador, na entrada: o GND da entrada é o mesmo (-) da alimentação.

 

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32 minutos atrás, .if disse:

GND e AGND que apesar de ='s são #'s

Vai ver são dois pinos. Mas curioso acabei de testar esse PAM3110 no teste de continuidade para diodo, @.if, e tanto com o positivo do multímetro no (-) da alimentação e o negativo no GND da entrada quanto no oposto, dá que são conectados direto.

 

(Aproveitei e testei também outros desses amplis "modernos", o PAM8610, 8403 e 8406, e a lesma lerda, rs...)

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16 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

no (-) da alimentação e o negativo no GND da entrada quanto no oposto, dá que são conectados direto.

.. e são mesmo amigo. O lance é que internamente cada um vai pro seu setor por caminhos diferentes: um pro pré .. outro pra saída. Isso é pra que a corrente alta da potência não interfira na mínima do pré pois eles se conectam pelo substrato do silício. Esta 'visão além do alcance' deve ser aplicada externamente também, ok?

Em tempo: recentemente queimei um ci stm32xxx pois liguei o gnd de alimentação no agnd (algo como gnd analógico) . Achei que conectados internamente já era suficiente...

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3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

O que tenho certeza é que alimentei um TPA3110 com uma fonte, um MH-M18 com outra (o amp usava 19v e o BT, 5v), conectei os dois e além de aparecer ruído de fundo, a música perdeu o brilho, a definição, o som ficou meio que "empastelado". Usando arquivos de teste, por exemplo, apenas tambores, pratos, baixos ou mesmo frequências "puras", geradas com precisão no Audacity, não se nota muito. Mas exemplos de música que conheço de cór porque ouço a mesma há anos - por exemplo, um "Money" do Pink Floyd, ripado direto como WAV, sem clipar nem nada, lisinho - dá uma boa diferença.

 

Acredito que ficaram os famosos loops de terra quando você interligou o BT ao amplificador, e isso é que causou algum ruído estranho e/ou oscilações de alta frequência que acabam denegrindo o som.

A boa norma fala que temos de interligar circuitos usando apenas um único ponto de GND em ambos os circuitos, e escolhidos a dedo, pontos por onde não circulem altas correntes, nem sinais digitais.

 

Eu uso tudo fontes separadas em meus aparelhos de som, com fontes de preferência analógicas mesmo, com excelente filtragem, evito ao máximo usar uma fonte chaveada. Mas como disse, eu escolho a dedo os locais de GND dos circuitos de áudio, porque também já sentí na pele esses problemas que você citou....

 

Quanto 'a musica Money, excelente escolha kkkkk até hoje eu durmo que nem uma criancinha escutando o Dark Side of the Moon, mesmo em alto volume ! Gosto também do Atom Hearth Mother, escutar inteirinho, com aquele monte de som de orquestra, é muito bom !

 

Paulo  

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Sim, quando as fontes todas são lineares, a frequência na alimentação é fácil de ser filtrada porque é sempre a mesma: 60Hz. Se bem que 60Hz é faixa audível, enquanto nos PWM da vida, nem cachorro ouve, rs... então precisa cuidado para isolar sinal de alimentação, prá não perder muito os graves. Tem um método de aterramento, que o pessoal chama de "star ground", sempre uso com os analógicos, TDA2616, LM3886, LM4780... não sei se sem ele não funcionaria, nunca tentei. Mas com ele nunca tive nenhum problema.

 

2 horas atrás, aphawk disse:

Quanto 'a musica Money, excelente escolha kkkkk até hoje eu durmo que nem uma criancinha escutando o Dark Side of the Moon, mesmo em alto volume ! Gosto também do Atom Hearth Mother, escutar inteirinho, com aquele monte de som de orquestra, é muito bom !

 

Quando eu era moço, diziam que só moço gostava de rock'n'roll. Agora que fiquei velho, dizem que só velho gosta disso, rs...

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Quando se tem um amplificador tipo ponte, onde o + e o - não são o gnd é fácil de resolver:

Só pegar o + e colocar um capacitor de 1uF nele e usar junto com o gnd. 

Deixa o - desligado. 

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14 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Sim, quando as fontes todas são lineares, a frequência na alimentação é fácil de ser filtrada porque é sempre a mesma: 60Hz. Se bem que 60Hz é faixa audível, enquanto nos PWM da vida, nem cachorro ouve, rs... então precisa cuidado para isolar sinal de alimentação, prá não perder muito os graves. Tem um método de aterramento, que o pessoal chama de "star ground", sempre uso com os analógicos, TDA2616, LM3886, LM4780... não sei se sem ele não funcionaria, nunca tentei. Mas com ele nunca tive nenhum problema.

 

O zumbido de 60 Hz que você ouve quando interliga um circuito a outro não é causado pelas fontes ..... ele é captado da própria rede elétrica, por falhas no aterramento do cabo de sinal entre eles. Por exemplo, o módulo de potencia, se o capacitor de filtragem for calculado corretamente, não pode apresentar zumbido de fonte, a menos que o layout não esteja bem feito, ou se a entrada for deixada em alta impedância; o módulo pré, se for apenas para controle tonal, sem cuidar de microfone ou capsula magnética, uma fonte simples com um capacitor de filtragem de 1000 uF vai deixar mais do que limpo, se tiver algum zumbido novamente não é problema da fonte dele.

Aí, a pessoa vem e interliga os dois circuitos, e não observa os cuidados de cabeamento com blindagem e ligado aos pontos de GND corretos, compromete todo o funcionamento, e quase sempre colocam as fontes como culpadas....

 

Tudo tem seus macetes, por exemplo com esses CI´s amplificadores, eles tem alto ganho, e quase sempre o pessoal coloca mais ganho do que precisa.... as antigas normas ditavam que um amplificador tem de entregar a potência nominal dele com um sinal de entrada em torno de 0,7V ; então, se por exemplo eu quiser entregar 10W na saída em 4 ohms, significa uma tensão na saída de 6,3 Volts, o que dá um ganho em tensão para o amplificador de 6,3/0,7 =  9 !!!!  

 

Ou seja, basta projetar o ganho com 9 e vai atender perfeitamente ! Só que normalmente os datasheets desses CI´s costumam adotar o ganho de 20 no exemplo que é mostrado..... o que vai fazer o circuito ser bem mais sensível, e portanto qualquer eventual zumbido vai aparecer audível na saída.

 

Nos casos desses CI´s mais antigos, os fabricantes costumavam mostrar o tipo de layout sugerido para a montagem, o que já dá um excelente ponto de partida para um projetista.

 

Mas hoje todo mundo resolveu ser "projetista" , pegam circuitos prontos e montam, sem calcular nada, e depois quando aparecem os problemas , querem achar um culpado, quando o culpado real é o próprio montador, que raramente tem consciência de tudo o que pode atrapalhar a sua montagem !

 

Paulo

 

 

 

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@Lucas Scheidegger ,

 

Se você é leigo, não vai conseguir fazer …

 

Tem de achar quais CI’s são usados no seu módulo, procurar na internet o Datasheet deles, e ler como que se define os valores dos componentes usados, verificar se o exemplo de uso bate com o seu módulo, e adequar o ganho para a sua necessidade.

 

Paulo

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2 horas atrás, Lucas Scheidegger disse:

os chiados nas plaquinhas Bluetooth

 

Como disse o colega @aphawk, o problema pode não ser no bluetooth mas no amplificador. A plaquinha de bluetooth tem um pequeno amplificador embutido. Mas pode ser nos amplificadores principais, nos TPA...

 

O chiado aparece quando você ouve só a plaquinha de bluetooth, inserindo um fone naquele jack P2 ali? Ou só aparece depois do sinal amplificado pelos TPA?

 

De qualquer forma, quanto menores forem os cabos que conectam o BT ao amp, menor possibilidade de chiado.

 

Lembre-se também dos filtros de ferrite. Me salvaram a vida num PAM8403...

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Já tentou tirar o wifi da tomada para ver se é isso mesmo, Lucas?

 

E geralmente, dentro do pouco que conheço, chiado (chiado mesmo e não zumbido, "tuns", etc., chiado chiiiiii...) costuma ser interferência de rádio.

 

O silêncio sem música é porque o BT desliga suas saídas quando não tem sinal nas entradas. Pelo menos o MH-M18 é assim...

 

Um teste um pouco mais elaborado: crie um arquivo, no Audacity (ou outro programa que faça a mesma coisa, crie arquivos de som) com nada além de silêncio, ponha esse arquivo no celular (ou na fonte de BT que você está usando) e toque-o. Veja se aparece o chiado...

 

E além de fazer os cabos de conexão entre o BT e o amp o menor possível e obrigatoriamente blindado, tem um dispositivo que inibe chiado: são filtros feitos com núcleos de ferrite. Da uma procurada aí, via Google, tem uns que são uns tubos, tem uns que são uns anéis.

 

Uma vez, nos primeiros PAM8403 que apareceram, consegui eliminar um chiado fazendo o cabo que saía do BT dar uma volta por dentro de um desses anéis bem pertinho da entrada do amp, dois milímetros antes do ponto de soldagem... na verdade usei dois, um para cada canal, mas se fosse hoje tentaria com apenas um, o cabo brindado todo dando uma volta num desses aneis. Será que funciona? Só tentando...

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8 horas atrás, aphawk disse:

quando aparecem os problemas , querem achar um culpado

... e quando não acham ficam pentelhando aqui no forum.

5 horas atrás, aphawk disse:

Se você é leigo, não vai conseguir fazer …

De fato tem que entrar na mente do sistema ... as vezes acompanhar o trajeto do elétron no circuito... e o pior: sóbrio kk

Em tempo: meu rádio barato do carro fica um peéééémmm quando volume no mínimo. Como consigo sentir o trajeto do elétron, deduzi corretamente que é a varredura do display a causa. Projeto mal feito o qual não deve ter sido observada as orientações acima. Máquina do tempo deve estar temporariamente fora do ar.🤔🙃🤪😁 (não bebi 😉)

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