Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@JoãoPauloJP

Se for desktop, nada.. Esses "estados C" ("C-States" na BIOS) são níveis de economia de energia.. Mais alto o número, maior o nível de economia.. É mais usado e válido em notebooks, onde consumo é algo muito importante, pra bateria..

• Curtir 1
Postado

@RS Faria ah sim, é porque eu to suspeitando da minha placa-mãe estar reiniciando o pc, vi uns posts aqui falando sobre desativar essa opção, ai se o pc não reiniciasse mais é porque seria um problema de vrm da placa-mãe

Postado
7 minutos atrás, JoãoPauloJP disse:

ah sim, é porque eu to suspeitando da minha placa-mãe estar reiniciando o pc, vi uns posts aqui falando sobre desativar essa opção, ai se o pc não reiniciasse mais é porque seria um problema de vrm da placa-mãe

Com o processador sem fazer nada?? Não tem muito sentido.. VRM daria mais problema, justamente em carga, onde a CPU é mais exigida e, por consequência, o VRM..

Bom, tu pode testar e ver o que acontece.. Provavelmente, sua CPU deve ficar o tempo todo no clock base, invés de variar conforme a carga nele..

Postado

@JoãoPauloJP

O VRM é a parte da placa-mãe, que alimenta o processador.. Essa parte destacada na foto

2017030715544708_big.png

Isso alimenta os núcleos da CPU e os subsistemas do processador (controlador de RAM, controlador PCI-EX)..

Se ele for simples demais e/ou não possuir dissipação sobre seus componentes, dependendo do processador usado, pode haver superaquecimento nessa parte, redução de clock e eventuais desligamentos.. Se seu PC tiver desligando em carga, com a CPU sendo muito usada, faria sentido.. Mas, você veria quedas de clock na CPU, antes..

• Curtir 1
Postado

@RS Faria sim o processador e acabou de reiniciar aqui comigo quando dei alt tab no jogo, fiquei com hwmonitor aberto e chegou em um pico de 93 graus, já troquei pasta térmica e instalei o air cooler de novo, apertei bem todos os parafusos e não resolveu 

Postado
2 minutos atrás, JoãoPauloJP disse:

sim o processador e acabou de reiniciar aqui comigo quando dei alt tab no jogo, fiquei com hwmonitor aberto e chegou em um pico de 93 graus

????

OK.. Se você sabe onde tá o problema, porque não tá resolvendo ele???

Postado

sim é um gammaxx 400, meu pc é bem refrigerado, tem 6 fans, 3 na frente jogando ar pra dentro, duas em cima jogando ar pra fora e uma na traseira jogando ar pra fora também, isso que eu to achando estranho era pra esse aircooler dar conta de refrigerar bem, eu instalei ele 4 vezes já todas trocando pasta termica e apertei o máximo ele no processador

Postado

@JoãoPauloJP

O MCE é uma função onde, o clock da CPU é igualado ao Turbo Boost máximo da CPU.. O Turbo Boost escalona o clock, com o números de núcleos, sendo usado em certa tarefa.. Como mostrado na tabela abaixo

Sem-t-tulo.png

Mais núcleos sendo usados, menor o Turbo Boost.. O MCE ignora isso e iguala todos os núcleos, ao Turbo de 1 núcleo.. Aí, você tem a CPU toda, operando em 4.6 GHz, o que impacta consumo e temperatura.. 

• Curtir 1
  • 2 anos depois...
Postado

Venho do futuro pra dizer que essa conversa de 3 anos atrás foi extremamente útil !! Meu i5 12400f novo estava batendo altas temperaturas sem nada rodando, e com qualquer jogo rodando, seja ele qual fosse, ele batia 100º graus cravado. Já estava extremamente triste pensando em todo o trabalho e gasto que eu teria para ter que lidar com essa questão energética. Porém acabei esbarrando com esse tópico, e no fim das contas era só o Intel Boost ligado na BIOS 🤡

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...