Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados,

Comprei um plano de 350 MBit da Claro NET, mas a internet não passa dos 100MB no Speed Test by Ookla. Minha placa de rede é TP Link 100/1000 e Cabo de rede cat 6e. Já pedi um técnico por duas vezes, e eles dizem que o problema é no meu PC.

Inclusive, estão me cobrando uma das visitas por não terem identificado problemas na infra deles. Eles alegam que a conexão via Wi-Fi pelo celular está atingindo os 350MBit e isso prova que não existe problemas na infra ou no modem. 

Qual a possibilidade do problema ser no meu hardware? Acredito que CPU, HD e memória RAM não tem efeito no desempenho da rede. 

Grato.

• Membro VIP
Postado

Então, resta apenas testar com outro aparelho, um notebook, TV Box, etc que seja gigabit.

Se manter a velocidade de 100 Mbit, pode ser alguma configuração no modem. Outro que ocorre é caso o cabo esteja sendo compartilhado com correntes altas, a interferência reduz a velocidade.

• Curtir 1
Postado

@Augusto Broda Creio então que os técnicos tinham razão.

Bem provável que seja algo na Placa de Rede.

Não manjo muito disso, ai me limito aqui a lhe ajudar.

Mas faça o que foi recomendado, tente pegar um notebook emprestado (caso não tenha) apenas para testar e ter 100% de certeza que seja algo com sua placa de rede.

Postado

Boa noite, antes de comprar, uma placa de rede peça para um amigo seu levar um notebook para testar a sua rede, é a melhor opção antes de comprar algo, se caso não der certo, tente usar um Linux que roda no pendrive e refaça os testes, se navegar e bater a velocidade é o seu sistema, terá que atualizar ou formatar, valeu.

Postado

@Antonio CarlosInstalei o Linux Ubuntu num pendrive e fiz os testes pelo speed test da Ookla. Os resultados foram:

Ping 8ms

Download 235 Mbps

Upload 41 Mbps

Baixei o Speed test para Desktop no Windows e os resultados foram bem mais próximos da velocidade nominal:

Ping 8ms

Download 328 Mbps

Upload 49,9 Mbps

Não entendi o porquê dessa diferença de velocidade nos dois ambientes - WEB e Desktop. Afinal, qual velocidade é a verdadeira?

Grato

Postado

Boa tarde, bem vi aqui e mostrou uma melhora, isto mostra que a banda da internet realmente chega um pouco na margem do seu provedor que eles oferecem, olha faça mais teste em horários onde a sua internet tenha mais instabilidade, apesar do provedor não ser fibra deve ser par metálico, sempre terá estes desequilíbrios de altos e baixos na sua internet. Faça o seguinte, baixe um arquivo grande 1 gigabyte ou mais tanto no Linux como no Windows, para saber se a velocidade está batendo o calculo é este:

Plano da sua operadora oferecido para você:

em bytes será 350 bits / 8 bits = 43,75 Megabyte de dados na teoria

Observação: depende do local onde está fazendo este download, se for em outro país não vai bater, só se for direto do servidor deles ok, pode até bater.

Outro exemplo, por lei quem for fornecer internet, terá que garantir 80% da velocidade paga pelo o direito do consumidor

exemplo 350 x 80% = 280 mega

Outra coisa, tem um site aqui para ajudar ainda mais, sobre o seu problema:

https://brainwork.com.br/2010/06/21/testando-a-rede-com-o-iperf-gerador-de-trfego/

Observação 2: se não estiver satisfeito com os serviços, mude de provedor e procure provedores com fibra, e compre um bom roteador para navegação de sua internet

https://melhorescolha.com/internet-banda-larga/?gclid=Cj0KCQiAmpyRBhC-ARIsABs2EAp_XblmsZNsj3MXfhkxtXQwXBxU7PO2xiTi_MmQlxS_qk3GQf2oEZUaAtGcEALw_wcB

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Augusto Broda disse:

@Antonio CarlosInstalei o Linux Ubuntu num pendrive e fiz os testes pelo speed test da Ookla. Os resultados foram:

Ping 8ms

Download 235 Mbps

Upload 41 Mbps

Baixei o Speed test para Desktop no Windows e os resultados foram bem mais próximos da velocidade nominal:

Ping 8ms

Download 328 Mbps

Upload 49,9 Mbps

Não entendi o porquê dessa diferença de velocidade nos dois ambientes - WEB e Desktop. Afinal, qual velocidade é a verdadeira?

Grato

A velocidade pode ser diferente porque podem ter sido utilizados servidores diferentes, outro é que dependendo do horário o "cable" pode estar sendo compartilhado, então a velocidade pode ser menor.

Postado

Olá, dwatashi

As velocidades foram medidas num mesmo momento por diversas vezes e se mostraram bem diferentes. Com relação ao cable, não tenho outros dessktops na rede além do meu.

Grato pela informação.

• Membro VIP
Postado

@Augusto Broda o "cable" que me refiro é a tecnologia, pois a Claro/NET utiliza o DOCSIS (Cable Modem). Neste tipo todos os clientes utilizam uma mesma via de internet, então se por exemplo, na região estiver ocorrendo maior uso, a velocidade medida pode ser menor, e a latência maior.

É um dos "defeitos" da Claro/NET quando a região distribui acessos grandes em determinada região, existe saturação e problemas diversos ocorrem. Um meio deles minimizarem esse efeito é usar a franquia, consumiu x eles reduzem a velocidade.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...