Ir ao conteúdo

Acer Nitro 5 com i5-7300HQ com uso alto de processador mesmo em tarefas simples

Ir à solução Resolvido por Ghesla,

Posts recomendados

Postado

Boa noite.

Tenho um Nitro 5 (AN515-51-50U2), o qual possui um CPU i5 7300HQ. Fiz dois upgrades nele, sendo a instalação de um SSD M.2 (WDS240G2G0B-00EPW0) e a troca da RAM nativa por 32GB (2x16) 2400MHz CL15 (KF426S16IB/16). Uso o Windows 10 Pro.

Meu problema é o fato de que o CPU sempre está com uso excessivo.

Hoje formatei o notebook, e a primeira coisa que fiz, antes mesmo de instalar qualquer driver ou baixar atualizações foi verificar no gerenciador de tarefas o uso do CPU, e sempre está muito mais alto do que deveria.

Após instalar os drivers e atualizações do Windows, em alguns testes, percebi que, sem nenhum programa aberto, com tudo "largado", o CPU fica com, em média, 4% de uso, mas, ao apenas mexer o mouse, sobe drasticamente para 20-30% de uso, e novamente cai para 4% em 2 segundos após eu parar de mexer o mouse.

Não sei o que pode ser que esteja causando isso, mas gostaria de resolver.

Obrigado.

Postado

@Eduardo E. Ghesla Normal, o windows indica o percentual do uso, mas não mostra o clock que o CPU esta rodando, tipo o CPU quando ocioso baixa o clock pra um valor bem baixo, pra reduzir o consumo e no caso de notebooks evitar gerar calor desnecessário

Em alguns CPUs o clock abaixa ate os 800Mhz, dai "mexer o mouse" pode consumir 20% do CPU que ta rodando 800Mhz, ou 5% do mesmo CPU quando rodando a 3.2Ghz...

Mas logo que você abra uma aplicação o CPU "sente" que ta sendo mais exigido e sobe o clock pra acompanhar.

Postado

@F4b10 O problema é que, quando estou usando literalmente qualquer coisa, o processador sobe pra 100% e funciona muito mal. 
Por exemplo, estou jogando League of Legends, o FPS do jogo apresenta em média 145, mas a sensação é de 20, vejo o gráfico e está em 100% de uso. 

Isso afeta literalmente quase tudo que eu faço no computador.

Postado

@Ghesla vê nas configurações de energia, se o plano de energia estiver em baixo desempenho o CPU vai manter o clock baixo por mais tempo, também observe se o clock do CPU sobe conforme ele vai sendo exigido ou se para em algum clock intermediário mais baixo.

Postado

@F4b10 o plano tá em alto desempenho, não mudou nada quando fiz a alteração.

E o clock tá sempre mais alto, mesmo quando o PC tá ocioso, média de 3GHz.

Além disso, nesse dois anos que tenho ele, nunca ficou com uso alto assim. O que eu estou em dúvida é sobre o upgrade da RAM, que fiz faz pouco tempo. 

Acabei de pensar nisso, hoje à noite vou trocar a RAM pela factory e vou testar mais uma vez.

Postado

Fiz o teste. Removi as duas RAM de 16GB e coloquei a original, de 8GB. Não mudou absolutamente nada. O processador continua gargalhando.

Postado

@Ghesla Que resolução você joga? se o note suportar rode em full HD pois resoluções baixas as vezes põe mais carga no CPU enquanto com uma resolução mais alta a GPU passa a trabalhar mais, embora pra esses jogos teu processador deveria rodar fácil.

Outra coisa é olhar as temperaturas, se o Processador estiver esquentando acima de 90~100°C ele começa a baixar o clock sozinho pra segurar a temperatura

Postado

@F4b10 sempre em Full HD, caso o computador não aguente, eu baixo a qualidade de texturas, e etc, mas nunca baixo a resolução.

Quanto à temperatura, vou dar uma olhada pra ver a média, mas acho improvável que seja isso. Posto o resultado assim que possível.

Eu li nos fóruns algo sobre atualização de BIOS, será que pode resolver algo? Não queria fazer sem ter certeza pelos riscos.

Postado

@Ghesla Acho difícil uma atualização de BIOS resolver, talvez uma atualização nos drivers, e no caso da Intel por conta das falhas de segurança meltdown e specter, teve foi patch de correção que acabavam reduzindo o desempenho.

• Solução
Postado

Aparentemente resolvi o problema.

Fiz dois procedimentos ao mesmo tempo.

O primeiro foi ter baixado o Software próprio da Intel de instalação de drivers. O segundo, e mais provável, foi ter reduzido o desempenho mínimo do processador no painel de controle, de 100% pra 5%. Logicamente o fato de ter reduzido isso foi o que resolveu a questão de estar sempre no máximo o processador, mas o que me incomodava era o fato de que as coisas eram lentas demais, e isso aparentemente resolveu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...