Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde pessoal.

Solicito a ajuda dos nobres amigos para entender um circuito eletrônico de acionamento dos bicos injetores de um modulo ECU.

Esse modulo apareceu para min para tentar um reparo nos injetores 1 - 4 

identifiquei os mosfets acionadores na placa, onde existem 2, um para acionar os cilindros 1 - 4 e outro para os cilindro 2 - 3 

onde que pela pinagem do modulo os bicos são alimentados com 12v diretamente neles e os mosfets fazendo a comutação do negativo, conforme esquema abaixo linha vermelha

16474593131476019712086423583021.jpg.a050381ae5fa873c4528ac0c7dd235c1.jpg

Infelizmente não consegui uma identificação boa nos mosfets originais parece algo tipo 0283 M K15

IMG_20220322_164252.thumb.jpg.62375fc3fbdda5afb44347fed4b55254.jpg

Segue abaixo esquema do circuito

1647944473299.jpg.d7972146a197b003ee86862aef901bdf.jpg

O sinal vem de um chip ( 04891 delco 466)

Agora a pergunta... 

Por que o gate e o Source compartilham o mesmo sinal?? o source não deveria ser um negativo.

a saida do dreno para os bicos esta do outro lado da placa essa saida com o componente azul (3322) volta para o mesmo chip(delco 466) que não faço ideia para que seja

Segue abaixo algumas medições feitas com o osciloscópio medidos diretamente das pontas do mosfet

1526503848_gateesource.thumb.jpg.7428657a89ae2baaf95b8e1dfb49449a.jpg

285009971_chipedreno.thumb.jpg.33e8b30678bc99da09b71c8491e2b237.jpg

Esse sinal do dreno q estou achando estranho... acredito que esteja com problema também.

Outra duvida 

Se eu usar um mosfet ir3705z (q é o que eu tenho aqui) puxar um negativo novo só para ele ,usar o sinal do gate original e o dreno jogar para os bicos injetores.?

Tenho um outro tópico no forum,  onde uma outra injeção usa esses mosfets (ur3705z) seria só copiar o esquema de ligação

Postado
10 horas atrás, Tiago Camana disse:

Por que o gate e o Source compartilham o mesmo sinal??

Não compartilham. O sinal chega ao gate pelo resistor de 30R. 

O capacitor ali é apenas um filtro, a corrente não passa por ele. 

o source não deveria ser um negativo.

Provavelmente é, mas tem um componente ali no meio, provavelmente um indutor que também serve como filtro, mas com outro objetivo. 

a saida do dreno para os bicos esta do outro lado da placa essa saida com o componente azul (3322) volta para o mesmo chip(delco 466) que não faço ideia para que seja

Algum tipo de retorno, dessa forma o chip consegue saber se o circuito está funcionando corretamente. 

Esse sinal do dreno q estou achando estranho... acredito que esteja com problema também.

Se a ponteira negativa do osciloscópio está no negativo do circuito e a ponteira + está no dreno é assim mesmo. 

Se eu usar um mosfet ir3705z (q é o que eu tenho aqui) puxar um negativo novo só para ele ,usar o sinal do gate original e o dreno jogar para os bicos injetores.?

Provavelmente não funciona. 

Mas vai funcionar se simplesmente colocar no lugar do outro que estiver ruim. 

Postado
13 horas atrás, Renato.88 disse:

Não compartilham. O sinal chega ao gate pelo resistor de 30R. 

O capacitor ali é apenas um filtro, a corrente não passa por ele. 

Provavelmente é, mas tem um componente ali no meio, provavelmente um indutor que também serve como filtro, mas com outro objetivo. 

Algum tipo de retorno, dessa forma o chip consegue saber se o circuito está funcionando corretamente. 

Se a ponteira negativa do osciloscópio está no negativo do circuito e a ponteira + está no dreno é assim mesmo. 

Provavelmente não funciona. 

Mas vai funcionar se simplesmente colocar no lugar do outro que estiver ruim. 

Não identifiquei onde você diz que teria uma indutor, seria onde esta em vermelho ??1647944473299.jpg.d7972146a197b003ee86862aef901bdf.jpg.f5c8ea056a1975f4a3d49f0f74684f0b.jpg

Se caso for, a trilha para ali... não tem componente do outro lado e a trilha não segue do outro lado também,

Por isso achei estranho e criei esse post... 

Postado

@Renato.88  Boas novas... identificado melhor a placa encontrei da onde vem o negativo para o source... existe uma trilha no meio da placa entre as camadas(nunca tinha visto )... sim chega negativo no Source.

troquei os mosfets e vou fazer novos testes volto para dizer como ficou..

Grato

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!