Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Sou inexperiente em eletrônica, mas sempre disposto a aprender, e a procura de alguém disposto a ensinar. ☺️

Estou tentando calcular o valor do resistor a ser ligado em série com a bobina de um relé, mas estou tendo dúvidas e dificuldades. Trata-se de um relé que tem 2 bobinas, uma para armar e outra pra desarmar, mas para efeitos de aprendizagem creio que estudar uma só delas é suficiente. Tenho dificuldades em entender partes do datasheet.

O datasheet do relé está no

link https://datasheet.octopart.com/DS2Y-S-DC12V-Panasonic-datasheet-7264745.pdf

O relé que tenho é o de 24VDC (modelo DS2Y6-SL2-DC24V).

Vamos às perguntas:

1) na primeira tabela da pg 2 diz que a tensão máxima da bobina é 16,8VDC. Porque então o modelo é de 24? Isso é comum?

2) Qual é a diferência entre “Pick-up voltage (max)” e “Dropout-volgate (min)”? Qual tensão dentro dessa faixa devo usar, ou devo tentar me aproximar? Claro que depende da disponibilidade da fonte.

2) A corrente na bobina, indicada na mesma tabela, é de 8.3mA. Se tivéssemos apenas o resistor eu saberia calcular, mas como tem o indutor me complicou. Entendo que a corrente será máxima quando o indutor estiver “carregado” (campo magnético 100% formado), logo, o resistor eu devo calcular sem considerar o indutor. Esse pensamento está correto?

3) Na primeira tabela da pg 1, coluna da esquerda tem “Coli (polarized)” tem as potências. Minha dúvida é: porque tem uma potência só pro modelo 46V? Posso assumir 180mW para o meu caso? Para calcular o valor do resistor em série, devo calcular pela corrente nominal de operação (8,3VDC) e a tensão de alimentação, ou devo calcular com base nessa potencia da primeira tabela (pg1)?

4) Os polos das bobinas não trazem informação de qual é o positivo e qual o negativo. No meu raciocínio, isso deveria ser importante porque a diferença seria entre a bobina atrair ou repelir os contatos. Onde estou errando?

Obrigado por qualquer ajuda.

• Curtir 1
Postado

1. Existe uma margem de tolerância. 16,8V é a tensão mínima para operar.

2. Pick-up é a tensão de operação e drop-out a de desoperação.

3. Não precisa de resistor se alimentar dentro das faixas indicadas. É corrente contínua, não tem indutância, apenas a tensão reversa na comutação.

4. A potência do modelo 48V é diferente dos demais.

5. Pode ser que tenha um modelo que tenha polaridade, Mas o relé opera ao aplicar tensão e desopera ao retirar a tensão da bobina. E existe um modelo com 2 bobinas, uma para "set" e outra para "reset". Tem memória, mantém o estado mesmo com a tensão ausente.

Panasonic-DS2Y-S-DC12V-datasheet.pdf

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!