Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou precisando urgentemente da ajuda de vocês! 

Tenho um PC com um módulo de memória RAM de 8gb da XPG 3200 MHz apenas. Ele opera a uma tensão de 1,2v ~ 1,35v. Eu estou pra comprar outra memória RAM, como não consegui arranjar uma idêntica, estou tentando pegar a mais semelhante possível.

Gostaria que vocês me respondessem se uma memória de 1,2v ~ 1,35v, trabalharia bem com uma memória que tem praticamente a mesma configuração, entretanto, a uma tensão de 1,35v ~ 1,4v. Vou mandar os modelos das duas memórias pra vocês compararem e dizerem se terá problemas.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/19394/memoria-DDR4-xpg-gammix-d20-8gb-3200mhz-gray-ax4u32008g16a-ctg20

https://www.terabyteshop.com.br/produto/17935/memoria-DDR4-xpg-gammix-d10-8gb-3200mhz-cl16-black-ax4u32008g16a-sb10

SE PUDEREM, ME AJUDEM, POR FAVOOOOR!!!! AGRADEÇO!❤️

Postado

É o seguinte, toda memória RAM DDR4 trabalha por padrão a 1.2V, porém a maioria delas vem com perfil XMP (Extreme Memory Profile), que é basicamente um perfil para overclock certificado pelo fabricante. Quando você aplica o XMP na BIOS, a memória passa a operar em uma tensão mais alta, e essa tensão depende do modelo da memória e da frequência. Esse é apenas um dos motivos pelo qual não é boa ideia misturar memórias diferentes, às vezes você tem um pente que fica estável até 1.35V em 3200MHz, já o outro precisa de 1.4V pra chegar nessa mesma frequência, então os dois não vão conseguir trabalhar juntos em 3200MHz, você vai ter que ajustar manualmente uma frequência menor que funcione bem para as duas. Pode ser que você consiga usar as duas juntas em 1.35V a 3200MHz, mas só dá pra descobrir na prática.

• Curtir 1
  • Triste 1
Postado

@GuilhermeGB Estava pensando nisso realmente. Você acha que seria melhor eu pegar uma de outra marca com a tensão igual? Falo isso porque não tem mais a minha memória disponível no mercado. 

38 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

É o seguinte, toda memória RAM DDR4 trabalha por padrão a 1.2V, porém a maioria delas vem com perfil XMP (Extreme Memory Profile), que é basicamente um perfil para overclock certificado pelo fabricante. Quando você aplica o XMP na BIOS, a memória passa a operar em uma tensão mais alta, e essa tensão depende do modelo da memória e da frequência. Esse é apenas um dos motivos pelo qual não é boa ideia misturar memórias diferentes, às vezes você tem um pente que fica estável até 1.35V em 3200MHz, já o outro precisa de 1.4V pra chegar nessa mesma frequência, então os dois não vão conseguir trabalhar juntos em 3200MHz, você vai ter que ajustar manualmente uma frequência menor que funcione bem para as duas. Pode ser que você consiga usar as duas juntas em 1.35V a 3200MHz, mas só dá pra descobrir na prática.

Nesse caso, o que seria então a função da tensão 1,35v descrita na memória XPG D20 que diz ser 1,35v ~ 1,4v? Se elas trabalham por padrão a 1,20v e supostamente precisaria de 1,4v para operar em 3200 (frequência nominal) por que tem indicando a tensão 1,35 também pelo fabricante?

Postado
15 minutos atrás, José de Souza18 disse:

@GuilhermeGB Estava pensando nisso realmente. Você acha que seria melhor eu pegar uma de outra marca com a tensão igual? Falo isso porque não tem mais a minha memória disponível no mercado. 

Nesse caso, o que seria então a função da tensão 1,35v descrita na memória XPG D20 que diz ser 1,35v ~ 1,4v? Se elas trabalham por padrão a 1,20v e supostamente precisaria de 1,4v para operar em 3200 (frequência nominal) por que tem indicando a tensão 1,35 também pelo fabricante?

É um pouco complicado entender exatamente em que situação essas tensões seriam usadas. Eu pesquisei aqui e vi que a maioria das memórias são feitas para operar a 1.35V no XMP, ou seja, as duas devem operar juntas a 1.35V 3200MHz, talvez o 1.4V do modelo D20 só queira dizer que ela tem uma margem para overclock manual, pois na teoria o modelo D10 é mais simples que o D20, e fica no limite de 1.35V.

Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

É um pouco complicado entender exatamente em que situação essas tensões seriam usadas. Eu pesquisei aqui e vi que a maioria das memórias são feitas para operar a 1.35V no XMP, ou seja, as duas devem operar juntas a 1.35V 3200MHz, talvez o 1.4V do modelo D20 só queira dizer que ela tem uma margem para overclock manual, pois na teoria o modelo D10 é mais simples que o D20, e fica no limite de 1.35V.

Entendi. Você recomendaria que eu pegue essa? Correção: acabei de ver que essa memória também esgotou hahahaha! não tem nenhum problema eu pegar outra memória, desde que ela seja igual a minha em frequência, tensão, capacidade e CL, correto? Com a marca sendo a única diferença?

COMO POR EXEMPLO ESSA  AQUI:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/16834/memoria-DDR4-geil-orion-edicao-amd-8gb-3200mhz-gray-gaog48gb3200c16bsc

Postado
10 horas atrás, José de Souza18 disse:

Entendi. Você recomendaria que eu pegue essa? Correção: acabei de ver que essa memória também esgotou hahahaha! não tem nenhum problema eu pegar outra memória, desde que ela seja igual a minha em frequência, tensão, capacidade e CL, correto? Com a marca sendo a única diferença?

COMO POR EXEMPLO ESSA  AQUI:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/16834/memoria-DDR4-geil-orion-edicao-amd-8gb-3200mhz-gray-gaog48gb3200c16bsc

É a pior memória do sistema é quem manda, se você pegar uma com timing pior, a sua memória vai se ajustar a ela, se você pegar uma com timing melhor, a memória nova vai se ajustar a sua. Existem outros fatores mais importantes nas combinações de memória que vão além do timing e frequência, por isso sempre recomendam que você já compre um par de memórias iguais no começo. Esse vídeo aqui explica com mais detalhes:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...