Ir ao conteúdo

Driver do vídeo integrado Vega 8 do Windows Update causando problemas

Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Postado

Olá caros amigos, já peço desculpa se estiver no lugar erro.

Venho pedir algumas orientações para saber se o problema que está ocorrendo tem solução.

A questão é a seguinte, eu uso a Vega 8 do meu processador(vide aba Meu PC), e quando instalo o driver, depois de um tempo aparece uma att do Windows Update que tem relação com o driver de vídeo, e é só instalar e para de vez.

Já fiz um tópico relatando isso anteriormente, mas já faz tempo, e não tinha achado o que causava o problema, agora, parece que sei.

O tópico em questão é esse.

O erro continua sendo o mesmo, só que agora o aviso da caixinha vem em PT-BR.

Notei o erro depois de instalar o advanced micro devices, inc. - display - 30.0.13014.8, que sempre é solicitado a instalação pelo Update do Windows, mesmo configurando no DDU que não quero o Update atualizando driver da Vega.

Vi que tem como reverter isso do driver e depois não pediria mais para instalar, mas meu medo é fazer isso e dar problema em outro canto, como no exemplo que já deixarei abaixo.

Um tempo atrás tive problemas para rodar o League of Legends, em um final de semana ao abrir partida o jogo simplesmente não iniciou, e não é falta de att já que não dá pra jogar sem estar atualizado, tinha o aviso de driver para atualizar, foi só atualizar e que por sinal era esse mesmo citado, e pronto, resolveu.

Ai fica o X da questão, isso tem solução ? Ou será sempre assim de instalar o driver da Vega 8, instalar esse outro e o launcher da vega não abrir mais ?

Eu particularmente não ligo se o launcher da Vega não abre, está funcionando perfeitamente, eu só atualizei o driver hoje para ver se é ele que causa outro problema, mas não creio que tenha relação.

O driver da Vega instalado é o mais recente disponibilizado Adrenalin 22.3.2 Optional data 24/3/2022, nunca tive problemas com drivers Adrenalin.

Postado

@Phoenyx Geralmente está vindo ambos juntos pelo pacote da Radeon Vega, e acabo não baixando ele a parte.

Mas acredito que vale a pena procurar para testar, e se necessário re-instalar o driver da Vega para testar.

Falando em driver de chipset, antigamente não via isso ocorrendo, mas pegava o driver do site da ASUS.

• Membro VIP
Postado

@Elder Nauvirth Eu prefiro ir no site do fabricante do dispositivo. Ou seja, AMD, Realtek, Intel, etc, pois dependendo da idade da placa os integradores (que fabricam a placa) não mais atualizam o seu site. Única coisa que pego ali é BIOS mesmo, o resto faço tudo por fora.

Postado

@Phoenyx Sempre é mesmo uma boa ir no site do fabricante do próprio driver.

No meu caso só pego alguns no site da fabricante da placa-mãe, como por exemplo o driver de Áudio, a versão que tenho é a 6.0.9050.1, por sinal a ultima lançada no site do fabricante para essa mesma placa, e por sinal eu guardo os arquivos .rar dos drivers, para caso precise formatar o pc, ai já não tem que baixar tudo de novo.

É estranho por só o de vídeo está dando problema, enquanto os demais não são afetados, e é o unico que baixo no site do fabricante mesmo.

Ainda tenho o instalador da Vega guardado que vai substituir uma outra versão de instalador que tenho que é da versão anterior do driver.

@Phoenyx Fiz o teste, peguei o driver de chipset.

Fiz da seguinte forma: Desinstalei o da Vega 8, reiniciei, fiz isso pra sair aquele de vídeo que deu o problema, depois que reiniciei o pc, instalei o da Vega, reiniciou de novo, instalei o do chipset.

Depois de instalar o do chipset reiniciei de novo. Driver da Vega não abriu o launcher depois de instalar, e ainda quebrou o link no menu iniciar, MAS, não resolve, depois de ir no Windows update e colocar para procurar att, que já iria fazer de qualquer forma sozinho mesmo, voltou o mesmo driver que dá o problema.

Unica coisa que mudou no Windows Update foi a lista de drivers opcionais, que agora só ficou o Envision Peripherals, Inc. - Display - ENV LCD1971w que é relacionado ao meu monitor, mas mesmo sem instalar nunca deu problema antes.

Do driver de Chipset instalei tudo que tinha disponivel, coisa relacionado a energia GPIO, e afins, deu umas  4 ou 5 opções.

Esqueci de citar, mas quando fui instalar o driver da Vega, coloquei a opção Only driver.

Consegui resolver, foi meio chatinho do jeito que fiz, mas foi.

Fiz todo esse processo:

53 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Fiz da seguinte forma: Desinstalei o da Vega 8, reiniciei, fiz isso pra sair aquele de vídeo que deu o problema, depois que reiniciei o pc, instalei o da Vega, reiniciou de novo, instalei o do chipset.

Quando abriu o instalador do driver da Vega selecionei a opção Driver Only, para ir só o driver mesmo.

Depois de reiniciar quando terminou tudo, deixei instalar aquele driver que dava o problema.

Ai o negócio pega agora.

Abri de novo o instalador do driver da Vega 8, e coloquei na opção Full.

Quando voltou, já não tinha resolvido outros pepinos que apareceu e não precisou mais instalar aquele driver que dava o problema.

Resumo, instalar driver da Vega e chipset, se der problema, re-instala o da Vega sem tirar mesmo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...