Ir ao conteúdo

Luminaria led piscando, outra levemente acesa, mesmo desligada

Ir à solução Resolvido por sobral_br,

Posts recomendados

Postado

Srs.,

Estou com problemas na iluminação do meu quarto e gostaria de sugestões para resolvê-lo.

Aparentemente tenho tensão induzida no circuito paralelo dos interruptores. Mas como resolver? Passar a fiação de novo? Talvez o fio de fase tá passando enrolado nos fios de retorno dentro do eletroduto ou os fios do paralelismo tão passando enrolados entre si e tá fazendo gerar essa tensão induzida?

não queria partir pra solução de colocar resistor ou capacitor no socket das lampadas... preferia corrigir esse problema de tensão induzida.

Isso acontece só no quarto. Já desliguei os disjuntores dos demais circuitos de tomada que passa junto desse circuito... o problema de piscar continua. É pau nesse circuito de iluminação mesmo.

225.gif?w=630

• Membro VIP
Postado

Olá amigo. é mesmo em função das proximidades dos fios. Tem a ver também com umidades e tal. O led acende com corrente baixa. Permita-me opinar que a melhor solução (teórica pois nunca testei) é mesmo colocar algo em paralelo com o soquete ok?. Mas se preferir trocar os fios, me conte o resultado ok? P.ex. um cabo manga image_2171.jpg duas vias usado como uma... a manga distancia as fases o que em teoria reduz a indução de uma pra outra. Também vale algum com uma capa bem grossa.. Na prática a teoria é outra

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, .if disse:

Olá amigo. é mesmo em função das proximidades dos fios. Tem a ver também com umidades e tal. O led acende com corrente baixa. Permita-me opinar que a melhor solução (teórica pois nunca testei) é mesmo colocar algo em paralelo com o soquete ok?. Mas se preferir trocar os fios, me conte o resultado ok? P.ex. um cabo manga image_2171.jpg duas vias usado como uma... a manga distancia as fases o que em teoria reduz a indução de uma pra outra. Também vale algum com uma capa bem grossa.. Na prática a teoria é outra

Show... estou pensando ainda na melhor solução.

Tudo indica que é tensão induzida pela fase nos fios do retorno devido a capacitância entre eles.

1) Trocar toda a fiação: custo alto e talvez não resolva... seria um teste... talvez com um isolamento de fio maior.

2) Inverter o fase com o neutro... resolveria o problema de tensão induzida nos retornos, porque só teria neutro nos eletrodutos dos interruptores, mas dependendo da qualidade da luminária, talvez até piore por ela vai estar sempre com a fase ligada nela.

3) Colocar o resistor em paralelo no socket pra descarregar a tensão induzida invés da lampada fazer isso. Trata o sintoma, mas não resolve o problema.

4) Desligar o paralelo dos interruptores... deixar ele simples e desativar o interruptor da cabeceira.

Se tiverem mais sugestões, eu agradeço.

• Membro VIP
Postado

Sim é capacitância entrefios mesmo.

1) sim .. mas uma melhor isolação não significa necessariamente menor capacitância

2) acho que não resolve pois ainda haveria a capacitância

3) discordo pois resolveria o problema sim. A causa sempre existirá não só no circuito da lâmpada mas na casa toda.

4) desde que resolva a questão da capacitância entre fios.. o que me leva à...

Uma opção seria um interruptor indireto bem perto da lâmpada. algo como um relé, contator ou daquele sonoff wifi ou algo do gênero. .. pra evitar o "retorno".

Mas seja lá o que fizer vai ficar mais dispendioso do que uma simples carga mínima adicional.. ou se não ... use lâmpada incandescente mesmo

• Solução
Postado

@.if Então... segue alguns comentários:

3) Entao, no caso em questão acontece só no quarto. Eu olhei ontem e cara... tem tanto fio naquela caixa de passagem que não é brincadeira. Certeza que e isso... eletrodutos sobrecarregados de fio gerando corrente induzida nos fios de retorno de neutro.

Resumo da ópera:

Tinha 3 interruptores paralelos para 3 lâmpadas diferentes (luminaria geral, fita led da sanca, e luminaria spot do corredor).

Desativei 2 interruptores paralelos da cabeceira da cama (luminaria geral e led da sanca), deixei eles com ligação direta somente no interruptor perto a porta (desativei o da cabeceira).

Mantive o interruptor paralelo apenas para o spot do corredor.

Problema parcialmente resolvido! Agora esse spot do corredor é o único que pisca, mas somente quando a luminária geral tá acesa (visto que energiza a fase da luminária que por sua vez excita a tensão induzida nos outros fios). Vou manter assim! Agora com tudo apagado, nada pisca nem brilha no escuro. Esposa feliz dormindo no breu absoluto!

O certo seria eu tirar toda a fiação fora e passar de novo. Tem muito fio lá que não vai pra lugar nenhum... o morador antigo tinha uns interruptores e tomadas na outra parede, então os eletrodutos tão cheio de fios que nem estão sendo utilizados e contribuem para encher os eletrodutos e induzir tensão nos retornos de fase.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...