Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso deixar um SSD já com windows 10 instalado pra ser usado em outra máquina, é possível fazer isso ? se poderem mandar algum vídeo, não vou utilizar na máquina que irei deixar pronto com o windows 10, será outra máquina que no momento da instalação do windows 10 não vai estar comigo.

Postado

Idealmente você precisa instalar diretamente na maquina ou pelo menos instalar usando a mesma placa-mãe, até para fazer a instalação de drivers e etc.

Você pode tentar instalar só com o SSD conectado em qualquer PC, mas correria o risco do sistema ficar instável. E você provavelmente não vai conseguir instalar os drivers da placa-mãe.

Tem algumas opções de BIOS que podem fazer com que o SSD nem funcione em outro PC, se o mesmo não tiver suporte. Como por exemplo, instalar usando a controladora AHCI ligada, mas se o outro PC não tiver suporte - o que acontece com processadores muito antigos - o PC vai direto para tela azul.

• Membro VIP
Postado

Sim, ele vai ser reconhecido em qualquer máquina, o problema é quando você muda para um sistema muito diferente do seu, como entre Intel e AMD ou com muitas gerações de diferença, nesse caso há uma boa chance de alguns aspectos ficarem corrompidos, mas é facilmente corrigido com uma restauração.

Postado

@MrNobody Então isso pode não dar certo correto ? eu iria deixar esse SSD pronto com windows 10 pra ser usado em uma placa-mãe X99 mas o pc que vou usar pra deixar o SSD pronto é AM4.

@Bruno Mendonça Andrade O trabalho vai ser feito em uma placa-mãe AM4 pro SSD ser usado em uma placa-mãe X99, não da certo ? não achei nenhum vídeo sobre isso.

Postado

@Johnathan Nascimento Se tratando de uma X99 - que são MB construídas a partir de outras MBs - o risco de instabilidade pode ser ainda pior.

Se for um SSD NVMe, não há garantia nem de que vá funcionar em uma X99 e preferiria usar os SATA mesmo. E muito possivelmente a pessoa que recebeu esse SSD vai ter que mexer na BIOS.

Mas da para instalar em outra maquina, só não há garantia de que vá ficar estável.

• Membro VIP
Postado

O que custa instalar o Windows do zero, fala pra mim?

Não tem pendrive, é isso? Qualquer barraca por aí você pega um de pelo menos 8GB e pronto.

Postado

@MrNobody É SSD SATA mesmo, eu tentaria deixar o windows 10 pronto nesse SSD com o formato compatível com a placa-mãe se for 32 ou 64 bits, ai a pessoa apenas instalaria o windows com esse SSD sem usar pendrive bootavel e se fosse corrompido ele faria a restauração.

@Phoenyx Estou com preguiça pra te explicar, mas obrigado.

• Haha 1
Postado

É importante frisar que a partição de boot deve estar no disco que você irá colocar no outro computador.

Quando você tem mais de um disco instalado no computador, e em algum desses discos há uma partição de boot já existente, o Windows coloca os dados EFI do bootloader nesse disco, e deixa o outro no qual você está instalando o sistema apenas para a partição de dados, logo, ao colocar esse outro disco em outro computador, não haverá dados do bootloader para o sistema iniciar.

De resto, deve ser ok. Eu imagino que a chance de incompatibilidades não seja tão alta quanto estão dizendo, até porque o sistema consegue instalar/reparar os drivers necessários automaticamente.

Caso tenha o desejo de fazer isso recomendo que use alguma distribuição Linux. A troca de plataformas será muito, muito, mais otimizada e sem problemas do que no Windows.

• Curtir 1
Postado

@Johnathan Nascimento Não é o correto, mas funcionar funciona. Faz a instalação do windows,  configure somente o necessário.  

De preferência sem conexão com internet para não precisar ficar logando em conta de microsoft.

Após o sistema iniciado, se precisar instalar mais algum software por pedido da pessoa, instale e só. 

Desligue e desconecte.  

Deixe que o restante das coisas a pessoa faça por conta no outro computador. [como drivers e coisas do tipo]

Recentemente tive que fazer uma dessas "gambiarra" em uma das minhas maquinas e funcionou normalmente, apenas removi os drivers de vídeo do antigo e instalei os novos.   [para o meu uso não tive problemas]

Saiu de um mini pc com intel e foi pra um amd Athlon 200ge.

É uma coisa a se fazer em ultimos casos, mas fique ciente que possíveis erros/bugs podem acontecer, se não tiver nada é brinde.

• Curtir 1
Postado

Essa conversa toda não faz o menor sentido.Fazer o Windows funcionar é uma coisa, mas vai ativar a licença? Ou é só gambiarra para usar por um mês?

Uso Windows faz muito tempo e migrei várias vezes o HW, nunca tive problemas em trocar a plataforma. De AMD( no tempo do Sempron) a i5, depois i7, depois para Ryzen. Mas minha licença é BOX original.

As licenças da Microsoft atualmente ficam atreladas ao hardware e podem até ser assinadas digitalmente. Portanto, se for uma licenças dessas, pode até bootar, mas não vai ativar.

Pelo tempo que leva para instalar, acho melhor mesmo instalar do zero usando pendrive.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@PedraX Na verdade as licenças digitais Microsoft ficam sim atreladas ao hardware, mas quando você troca de placa-mãe (ela que dá o BO) basta entrar na sua conta e resetar o sistema.

• Curtir 1
Postado

Definitivamente o Windows 10 tem como grande vantagem sobre o 7 a reconfiguração automática ao inicializar em qualquer outra máquina, sem qualquer corrupção e atualizando os drivers automaticamente, online. Mas como já disseram, se houver diferenças significativas no hardware (mais moderno ou poderoso), não vai ativar mesmo. Nem tentando atrelar à conta Microsoft na opção "alterei meu hardware".

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...