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Galera, ultimamente meu pc com Windows11 tem reiniciado sozinho.

Não é pico de uso, pois desde que apresentou problema, tenho monitorado.

 

Já limpei memória RAM, troquei o SSD, bootei o pendrive novamente pra formatar, mas sempre retorna o mesmo problema.

 

Alguém já passou por isso ou tem alguma opinião sobre ?

Postado

@Th0rynn A Microsoft tem uma possível correção, não custa tentar.

 

O Passo 3 é para Intel, mas se quiser verificar se tem, não custa nada tentar.

 

Passo 1:

Atualize os drivers do seu dispositivo

Problemas com drivers são as principais causas das falhas no sistema , oriento que acesse o site da fabricante do seu dispositivo e efetue a instalação de todos os drivers disponíveis para o seu sistema instalado.

 

 

Passo 2:

Desinstalar o antivírus.

O antivírus pode interferir nas funcionalidades do sistema, com a intenção de analisar se essa é a causa raiz desse problema, será necessário remove-lo.  

  • Pressione as teclas Windows + R, digite appwiz.cpl e clique OK;
  • Encontre na lista o antivírus que você está utilizando; 
  • Clique com o botão direito do mouse em cima do programa e na opção Desinstalar; 
  • Reinicie o computador.

Seu sistema não ficará desprotegido pois o Windows tem um sistema de segurança próprio que habilita automaticamente assim que reiniciar o computador.

 

 

Passo 3 (Desconsidere pois o seu é AMD):

Desabilitar o dispositivo Intel(R) Management Engine Interface

  • Na área de trabalho, pressione as teclas Windows + X e selecione Gerenciador de Dispositivos;
  • No Gerenciador de Dispositivos, expanda Dispositivos de sistema;
  • Procure pelo driver Intel(R) Management Engine Interface;
  • Com botão direito, selecione o driver e clica em Desabilitar Dispositivo
  • Tente desligar o computador.

 

 

Passo 4:

Desabilitar a Inicialização Rápida

  • Aperte os botões "Windows + R", digite: PowerCFG.CPL  e aperte "Enter";
  • Localize o item “Escolher a função do botão de Energia” ao lado esquerdo da tela;
  • Clique para alterar configurações não disponíveis no momento;
  • Dentro do Grupo Configurações de Desligamento, desmarque a caixa Ligar Inicialização Rápida;
  • Clique para salvar as alterações.

 

 

Passo 5:

Fix-it de correção de dispositivos e componentes de hardware

(Esse pode não funcionar o download, desconsidere também)

Oriento que utilize a ferramenta de correção dos dispositivos e componentes de hardware, basta acessar o link, fazer o download, executar e avançar até finalizar a verificação.

Localizar e corrigir problemas com dispositivos e componentes de hardware

 

 

Passo 6:

Comandos de reparo no sistema, para corrigir falhas de dlls durante a atualização e a recuperação da imagem do sistema

  • Pressione as teclas Windows+X;
  • Selecione a opção Prompt de Comando (Admin);
  • Agora dentro do prompt de comando, digite dism.exe /online /cleanup-image /restorehealth;
  • Espere até o fim do processo, reinicie o computador e faça o teste novamente.
  • Após reiniciar , dentro do prompt de comando, digite sfc /scannow;
  • Espere até o fim do processo, faça o teste novamente.

 

 

Passo 7:

Utilizar o comando chkdsk /f /r para verificar se não há nenhuma trilha danificado em seu HD ou outro dano a ser reparado

  • Pressione as teclas Windows+X;
  • Selecione a opção Prompt de Comando (Admin);
  • Agora dentro do prompt de comando, digite  chkdsk /r /f e aperte Enter.
  • Se solicitado em algum momento, digite "s" (sim) e pressione enter para prosseguir. Leia atentamente as informações do prompt. Verá que uma verificação no disco foi agendada para próxima inicialização do Windows.
  • Reinicie o Windows para que seja efetuado o procedimento.  

 

Passo 8:

Ferramenta de verificação e reparo do Windows

Execute o Fix-it para verificar e reparar o sistema, fique tranquilo, não vai apagar arquivos ou desinstalar aplicativos.

Acesse: Ferramenta de reparo

Clique para fazer o download, procure o arquivo na pasta de downloads, clique com botão direito no arquivo e execute como administrador.

No site possui o passo a passo de como fazer.

 

Se nenhuma funcionar, pode ser incompatibilidade com algo do Windows 11, recomendo testar o Windows 10 que ainda é superior ao 11.

 

Se no Windows 10 também estiver assim, é algum componente do computador.

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