Ir ao conteúdo

HD com bad block como usar

Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Postado

Olá,

Meu HD Externo 1000 GB da Samsumg modelo M3 Portable está em estado critico (Sei que ele vai parar de funcionar qualquer dia e vou perder todos os dados salvo nele. Vou salvar vídeos que posso perder sem nenhum problema).

O HD está formatado sem nenhum arquivo salvo.

Meu Objetivo:

Quero salvar vídeos nos espaços saudáveis desse HD (Só consegui enviar 56,1 GB de arquivos. Depois disso não consigo enviar/salvar mais nada). Qual procedimento devo fazer?

Observação:

Usei o programa HDD Regenerator para remover Bad Block, mas toda vez que chega em 4,92% no Mode Repair o programa para de funcionar.

Imagem1 (Saúde do Disco):

Imagem1.thumb.jpg.1f074a5cd8ca413384d449ab7b930ee3.jpg

Imagem2 (Visualizar Bad Block):

Imagem3.thumb.png.b150f67bb3fa8190b382d60c101ee64c.png

Imagem3 (HDD Regenerator para Remover Bad Block):

Imagem5.jpg.2ced44f4be63db1e8f43e651229eae77.jpg

Postado
23 minutos atrás, Tom BR disse:

Meu Objetivo:

Quero salvar vídeos nos espaços saudáveis desse HD (Só consegui enviar 56,1 GB de arquivos. Depois disso não consigo enviar/salvar mais nada). Qual procedimento devo fazer?

Observação:

Usei o programa HDD Regenerator para remover Bad Block, mas toda vez que chega em 4,92% no Mode Repair o programa para de funcionar.

HD Regenerator não "remove" bad block (nenhum programa é capaz disso), apenas marca os setores defeituosos para não serem usados. O Windows já faz isso nativamente em certa medida. Com mais de 38,5% dos setores defeituosos, eis aí o espaço que está "faltando".

• Curtir 1
Postado

Olá, obrigado por responder.

Meu conhecimento em informática é bem básico. 

No HD Tune Pro diz que tem 38,5% de "Damaged Blocks" isso significa que 61,5% está OK para uso (Cor Verde) ?

Observação:

Os primeiros teste que fiz usando O HD Tune Pro os "Damaged" já aparecia no começo. Depois que eu fiz o Zero Fill nesse HD pelo próprio HD Tune Pro o "Damaged" só começou aparecer na terceira linha.

Imagem6.jpg

Postado
8 minutos atrás, Tom BR disse:

No HD Tune Pro diz que tem 38,5% de "Damaged Blocks" isso significa que 61,5% está OK para uso (Cor Verde) ?

No print que mostra 38,5% danificado o scan não terminou, os blocos cinza ao final não foram escaneados. Dificilmente todo o resto estaria ok, então a porcentagem danificada deve ser maior. Quando um HD já tem tantos setores danificados, há altíssima probabilidade de ter problemas crônicos (mecânicos, no circuito lógico, etc), então não há como garantir nem mesmo que os setores não apontados como defeituosos estejam ok pra uso. Seria um caso diferente se fosse como o @Math.Pi apontou, uma pequena porcentagem danificada e que não aumenta com o passar do tempo (e, mesmo nesses casos, pode ser que o HD já se torne imprestável).

• Curtir 2
Postado

Certo isso eu entendi. Meu HD está em estado muito critico e vai para de funcionar qualquer dia.

Mas eu gostaria de saber se é possível usar as partes saudáveis desse HD para salvar vídeos que posso perder sem nenhum problema?

Postado
15 minutos atrás, Tom BR disse:

Olá, obrigado por responder.

Meu conhecimento em informática é bem básico. 

Observação:

Os primeiros teste que fiz usando O HD Tune Pro os "Damaged" já aparecia no começo. Depois que eu fiz o Zero Fill nesse HD pelo próprio HD Tune Pro o "Damaged" só começou aparecer na terceira linha.

Imagem6.jpg

Aparentemente não eram bad blocks e sim erros lógicos que o HD Tune corrigiu no zero fill. Deixa aqui a imagem do SMART desse HD para avaliarmos.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Tom BR disse:

Olá,

Meu HD Externo 1000 GB da Samsumg modelo M3 Portable está em estado critico (Sei que ele vai parar de funcionar qualquer dia e vou perder todos os dados salvo nele. Vou salvar vídeos que posso perder sem nenhum problema).

O HD está formatado sem nenhum arquivo salvo.

Meu Objetivo:

Observação:

Imagem1 (Saúde do Disco):

Imagem1.thumb.jpg.1f074a5cd8ca413384d449ab7b930ee3.jpg

Imagem2 (Visualizar Bad Block):

Imagem3.thumb.png.b150f67bb3fa8190b382d60c101ee64c.png

Imagem3 (HDD Regenerator para Remover Bad Block):

Imagem5.jpg.2ced44f4be63db1e8f43e651229eae77.jpg

Tenta passar pra nuvem os arquivos mais importantes e já providencia outro. Esse já era.

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, RonaldoDuarte11 disse:

Tenta passar pra nuvem os arquivos mais importantes e já providencia outro. Esse já era.

Olá,

Obrigado pela resposta, mas eu já sei que esse HD vai parar de funcionar a qualquer momento.

Esse HD está formatado e vazio. Quero salvar vídeos nele (Posso perder esses dados sem nenhum problema).

O objetivo desse tópico é outro:

"Usar o espaço saudável desse HD com Bad Block".

Postado
3 minutos atrás, Tom BR disse:

Olá,

Obrigado pela resposta, mas eu já sei que esse HD vai parar de funcionar a qualquer momento.

Esse HD está formatado e vazio. Quero salvar vídeos nele (Posso perder esses dados sem nenhum problema).

Esse HD não vai parar de funcionar. Isso que aconteceu pode ter sido devido a mau contato nos cabos que estavam conectados nele.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Esse HD não vai parar de funcionar. Isso que aconteceu pode ter sido devido a mau contato nos cabos que estavam conectados nele.

Mas você sabe me explicar conforme eu escrevi no início do tópico:

- O HD tem 1000GB, eu formatei ele, mas só consegui enviar 56,1GB e depois disso não consigo enviar mais nada.

O problema desse HD não é os Bad Blocks?

Postado
15 minutos atrás, Tom BR disse:

Mas você sabe me explicar conforme eu escrevi no início do tópico:

- O HD tem 1000GB, eu formatei ele, mas só consegui enviar 56,1GB e depois disso não consigo enviar mais nada.

O problema desse HD não é os Bad Blocks?

O problema eram os falsos bad blocks mas

eles foram corrigidos quase todos no zero fill.

O HD voltou ao normal mas veja lá onde encaixou esse HD externo senão volta a dar problema.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Tom BR disse:

Olá,

Se o HD vai parar de funcionar a qualquer momento, não vejo por que continuar a utilizá-lo, melhor adquirir um HD novo e salvar os vídeos nele.

• Curtir 1
Postado

Olá, RonaldoDuarte11

Já tenho outros HD e SSD de reserva.

Meu objetivo é usar essa HD com problema para salvar vídeos que posso perder sem nenhum problema.

Porém só estou conseguindo salvar nesse HD um total de 56,1GB, mas o HD é de 1 Tera.

Dúvida:

Devido a quantidade de Bad Blocks o HD agora só tem 56,1GB de espaço saudável? O restante foi danificado 100%?

Postado
1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

@Tom BR

Depois que usou o HD Tune zero fill esse teu disco passou a ter 100% de capacidade livre ou 1TB.

Eu primeiro formatei o HD pelo Windows de forma rápida e depois só consegui enviar 56,1GB arquivos.

Pelo Zero Fill aconteceu a mesma coisa (só consegui enviar 56,1GB arquivos).

Postado
2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Tom BR

Está na garantia para que possa trocar por outro ?

Caso não esteja na garantia, consegue tirar com facilidade esse HD de dentro do case para usar ele como HD interno  ?

Não tem garantia.

Já fui orientado a não abrir esse modelo de HD. Ele é muito sensível a sujeira. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...