Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Tenho uma placa ASUS am4 da primeira geração, b350-f rog strix e pelo que andei lendo por aí existe ou vai existir um update de BIOS que dará o suporte aos Ryzen 5000, só não consegui confirmar isso no site do fabricante pois não aparece na lista de CPUs suportados e nem qual BIOS que permitiria isso e se for o caso se dá pra fazer o upgrade pra última versão da BIOS. Devo estar com a BIOS original pois nunca tive problemas (tirando um pouco do suporte da memória que não roda 3200mhz). Também uso um Ryzen 5 1600 e se possível não gostaria de perder o suporte, tem gente falando que pode perder suporte com update ou mesmo estragar a placa-mãe porque não tem como fazer downgrade.

Alguém já testou esse upgrade de BIOS ou seria melhor esperar mais pra ver se saí uma versão oficial da ASUS para as b350? Até agora só vi gente com x370. Seria um grande salto para atualizar o CPU, que seja um Ryzen 5 5600 que agora está num bom preço se considerar a performance.

Obrigado!

Postado
16 minutos atrás, Massaromiamoto disse:

e pelo que andei lendo por aí existe ou vai existir um update de BIOS que dará o suporte aos Ryzen 5000,

Infelizmente não. Tem algumas B350 que realmente tem o suporte para os R5 5XXX, mas o problema da sua é que a EPROM da BIOS  tem só 128Mb e precisa de 256Mb para caber.

Mas qual sua VGA? um R5 1600 toca tranquilamente a maior parte das VGA médias, até uma RTX 2060 pe.

O único problema é o suporte do W11 pelo que eu saiba.

• Curtir 1
Postado
19 minutos atrás, PedraX disse:

O único problema é o suporte do W11 pelo que eu saiba.

Se for essa razão, por que essa frescura? Se o Windows 10 está servindo muito bem para você, fique nele por um bom tempo. Ou migre para sistema operacional diferente, como Linux. Por enquanto, não há nenhuma razão para usar o Windows 11 hoje.

Postado
2 horas atrás, Joao531 disse:

Se for essa razão, por que essa frescura? Se o Windows 10 está servindo muito bem para você, fique nele por um bom tempo.

Colega, com quem falou? Comigo? Eu já migrei para o W11, a pergunta era outra, não era sobre o W10.E seja mais polido aquí no Forum !

Postado

@Massaromiamoto Pelo que eu vi nesse site, essa placa-mãe suporta os processadores de até Ryzen 5 3600. O Windows 11 suporta os processadores AMD de Zen+, Zen2 e Zen3.

1 hora atrás, PedraX disse:

Colega, com quem falou? Comigo? Eu já migrei para o W11, a pergunta era outra, não era sobre o W10.E seja mais polido aquí no Forum !

Não é com você, é com autor do tópico, foi mal, deveria ter corrigido meu post, que mancada minha! 😳 Estava só querendo mostrar sua parte para aquele autor caso a placa-mãe dele não ter suporte com Windows 11.

Postado

@PedraX Mas no caso onde você tem essa informação ? Eu vi o pessoal comentando de algumas versões b350 que funciona, agora pouco achei um link aqui mas não sei se é o caso, gostaria descobrir alguém que realmente tenha tentando e conseguido... ou não. 

Segundo o que vi para as x370 é a mesma AGESA para ASUS : https://rog.ASUS.com/motherboards/rog-strix/rog-strix-b350-f-gaming-model/helpdesk_bios

Questão quem vai ser o corajoso para testar esse update, no canal do Locker ele fez o update de uma ASRock x370 taichi e deu certo mas realmente não divilgou testes. Achei um cara na gringa que testou hoje algumas x370 e segundo ele b350, mas não disse qual modelo exatamente, inclusive já com o novo r7 5800x3d:

Postado
3 minutos atrás, Massaromiamoto disse:

@PedraX Mas no caso onde você tem essa informação ? Eu vi o pessoal comentando de algumas versões b350 que funciona, agora pouco achei um link aqui mas não sei se é o caso, gostaria descobrir alguém que realmente tenha tentando e conseguido... ou não. 

Segundo o que vi para as x370 é a mesma AGESA para ASUS : https://rog.ASUS.com/motherboards/rog-strix/rog-strix-b350-f-gaming-model/helpdesk_bios

Questão quem vai ser o corajoso para testar esse update, no canal do Locker ele fez o update de uma ASRock x370 taichi e deu certo mas realmente não divilgou testes. Achei um cara na gringa que testou hoje algumas x370 e segundo ele b350, mas não disse qual modelo exatamente, inclusive já com o novo r7 5800x3d:

Eu acredito que pode ser esse tipo de gambiarra que aquele Youtuber fez. Pois de acordo com o site, sua placa-mãe suporta de até Ryzen de 3ª geração.

Postado

Ok. Mas a questão é que pode até ter aplicado uma BIOS não homologada, mas isso será feito sem garantia alguma do fabricante. Só as CPUs da lista, mas caso alguém queira arriscar...

Diga a VGA q você tem. Isso balizará a necessidade ou não do upgrade de HW. E quanto ao clock da RAM, é limitação do R5 1600 mesmo. Ele não pega 3200Mhz, mas a diferença é mínima.

do site AMD:

Connectivity

Versão do PCI Express

PCIe 3.0 x16

Tipo de memória

DDR4

Canais de memória

2

Velocidade máxima da memória

Up to 2667MHz

https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-Ryzen-5-1600

E quanto á informação, isso foi dito no lançamento da série 5xxx, e a justificativa foi o tamanho dessa Eprom da BIOS, embora já tenha visto alguns modelos B350 com 128Mb que deram o suporte, por coincidência, os mais caros.Vai saber....

Postado

@PedraX Realmente mas o pessoal tem comentado que as versões mais novas do Ryzen tem melhor suporte a memória, o que seria mais um ganho. A questão realmente é ser o cobaia de uma BIOS beta porque pela lista oficial não vai aparecer mesmo, pelo que entendi, BIOS beta realmente é por sua conta e risco. 

Eu no momento não preciso de um CPU melhor pra jogos porque tenho uma 1060 6gb mas estou esperando cair um pouco mais os preços fazer um upgrade mas ou eu faço os dois juntos ou faço o CPU primeiro, se não for o caso preciso trocar a MB para uma com suporte aos 5000 ou mudar para Intel (o que eu acho que não compensa ainda). Seria mais fácil saltar pro 5000 e pegar uma Nvidia RTX 3060 pra cima, se baixarem os preços. Isso enquanto o dólar ta favorável porque nunca se sabe.

valeu pelas dicas. Vou continuar pesquisando porque sempre aparece um corajoso, minha placa é boa, a única coisa não vai ter suporte realmente é o PCIe 4.0 mas esse não é diferencial ainda... e DDR5 só pra alguns anos.

• 8 meses depois...
Postado

Funciona, estou usando um Ryzen 9 5950x não deixei ele tão em stock assim, a b350 rog strix f gamimg tem bastante fases e vrms, além e claro dos dissipadores dos mesmos.

Coloquei um water cooler aio 360mn. Dexei o processador em 4.6 GHz   testei as temperaturas fica entre 75 a 80 graus estressando no aida 64, estressando 939828682_temperaturahojetaaltacuiabataquenteetocommuitom.thumb.jpg.e267145c0fadc481355cd0c146ebcfe2.jpgem stock undervolting tensão1.1v 3.4ghz as temperaturas ficam na casa dos 60 a 65 é assim mesmo processador parrudo. 

Só não vi as temperaturas das fases nas vrm, mas ta dando para colocar a mão nos dissipadores. Só uma ressalva a BIOS quando eu dei o upgrade veio overclocada, a tensão do processador estava em 1.45v vcore, o bixo estava batendo 90 graus sem usar qse nada, ta um meio bugadinha tem que fuçar depois da att e ficar de olho no hw monitor.... Não esquece de um bom cooler dual torre 6 piper ou water. 

Segue uma imagem da temperatura ai, também mostra o processador hoje está muito alta aqui ta quente, foi ate bom mostrar hora de trocar a pasta termica.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...