Ir ao conteúdo

Como saber se meu PC é compatível com Wi-Fi 5GHz?

Ir à solução Resolvido por Shelby_,

Posts recomendados

Postado

Oi, eu tava montando um PC aqui e queria saber se meu PC pode pega Wi-Fi 5G, e se não puder,  como que eu faço para pegar Wi-Fi 5G.

Postado

Na verdade é 5Ghz, pois é frequência de rede.

E como nosso amigo disse, tem MB com suporte nativo e a sua não tem esse suporte.

Se não me engano, essas MB com Wifi integrado só tem suporte pra 2,4Ghz (Não tenho certeza).

Se quiser, terá que comprar uma placa de rede.

Mas terá que procurar uma que tenha suporte para 2,4Ghz e 5Ghz.

• Curtir 1
Postado

Frequência 2,4 e 5Ghz é apenas para WIFI.

Não tem nada a ver com o cabo.

Se for utilizar internet no seu PC pelo cabo de rede, não tem com o que se preocupar.

Postado

@Shelby_ e que é assim a operadora falo que extrair o máximo da internet tem que ser 5g wife e o modern está perto do dispositivo ou com um cabo, e isso que eu tô querendo dize

• Solução
Postado

Vamos lá.

Sempre que utilizar cabo de rede, estará extraindo toda a potência da internet contratada.

Se seu PC está perto do roteador/Modem... Utilize cabo, é a melhor forma de se conectar.

Sobre o WiFi, temos 2 frequências.

A 2,4Ghz (Velocidade até 150Mbps) tem um maior alcance porém menor velocidade, e a 5Ghz (Velocidade até 1Gbps) tem uma maior velocidade porém menos alcance.

Alguns dispositivos como celular, tablet e etc, não tem suporte para rede 5Ghz, que é a frequência onde terá a maior velocidade.

Resumindo:

Dê sempre preferência a utilizar internet via CABO, deixe para usar WiFi apenas em Celulares, Smart TV, Tablets e etc.

• 2 anos depois...
Postado

Contratei um provedor novo de internet, instalaram hoje, plano de 300mb, fiz testes em sites diferentes no meu pc que a conexão é cabeada e todos deram entre 80-90mb, falei com o atendente e ele me disse que teria que testar no 5g, faz sentido isso? porque pra mim cabeado é p ser 100% de potência

Screenshot_9.png

Screenshot_8.png

Postado

@Shelby_ Já há tempos se usa também a frequência de 6ghz...

Em 16/04/2022 às 18:27, Shelby_ disse:

Sempre que utilizar cabo de rede, estará extraindo toda a potência da internet contratada.

Não é o caso. 

A conexão é entre o PC e o roteador. NADA tem a ver com a internet. Se desligar o cabo da internet vai ver que tudo continua conectado igualzinho na sua rede local.

Por outro lado pode ter acesso perfeito à rede local e não conseguir acessar a internet.

Em 16/04/2022 às 17:42, Visitante disse:

Wi-Fi 5G,

Isso não existe. O marketing cria esses monstros... 5G é um padrão de telefonia celular. 5Ghz é uma frequência de wifi, uma das 3 em uso hoje, 2.4 5 e 6 GHz

43 minutos atrás, Vitur_ disse:

falei com o atendente e ele me disse que teria que testar no 5g, faz sentido isso? porque pra mim cabeado é p ser 100% de potência

Não faz sentido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...