Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estava no site da AMD vendo as especificações do processador Ryzen 7 5800X3D que será lançado semana que vem, e vi algo que me deixou em duvida.image.thumb.png.cd9698c5d63650814dabb0856384087f.pngimage.thumb.png.0e9bb859fac0e77894d2566980cc3881.png

Por exemplo, se eu usar 2 modulos de memória RAM a velocidade maxima deles deverá ser de 3200mhz e se usar 4 modulos devo comprar modulos com velocidade inferior? Não entendi muito bem essa tabela.

Fonte da imagem:https://www.amd.com/en/product/11576

• Confuso 1
Postado

Amigo, isso aí se refere aos valores nativos de frequência que a controladora de memória do processador suporta. A estabilidade para segurar maiores clocks diminui quando você usa quatro módulos de memória, por isso a AMD deixa como garantia um valor menor. Mas não quer dizer que você fica limitado a isso, com overclock manual ou XMP você pode alcançar valores maiores, assim como você também não fica limitado a apenas 3200MHz com dois módulos.

Essas especificações são a mesma desde a 3ª geração, que foram os primeiros processadores AMD a suportarem nativamente DDR4-3200. Mas antes disso, os processadores mais antigos já conseguiam pegar 3200MHz ou mais com overclock, e os modelos mais novos de processador também passam com muita facilidade o valor padrão de 3200MHz ativando XMP ou fazendo overclock manual. O "sweet spot" hoje é 3600MHz devido ao preço x desempenho oferecido pelos pentes vendidos no mercado.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Wellin039 disse:

@GuilhermeGB Show!

Vou montar um setup novo e provavelmente utilizarei 4x8Gb. Agora com a sua resposta vou investir em 4x8gb 3600mhz. Tks meu jovem

Se você realmente precisa de 32GB, a melhor opção seria 2x16GB. Você até poderia conseguir 4x8GB 3200MHz, mas 4x8GB 3600MHz pode ser mais difícil, principalmente considerando que você vai ser uma das primeiras cobaias do 5800X3D, o chip não vai estar tão refinado no começo. O processo de fabricação de chips costumam amadurecer com o tempo, e com isso vem melhores capacidades de overclocking e undervolting, por exemplo.

Não lembro bem qual era o processador (era um Ryzen) e qual frequência de RAM o cara usava, mas já vi aqui no fórum um usuário que conseguia usar de boa duas memórias na frequência padrão delas com XPM ativado, mas com os quatro pentes que ele tinha comprado o PC fica instável com a frequência padrão, só ficava estável diminuindo o clock.

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado

Bom, mudei todo o novo setup. E compreendi melhor sobre memórias. Como não sou nada intimo de Overclock e Undervolt vou fazer um arroz com feijão mesmo.

R7 5800X

2x 16Gb 3600mhz

1tb SSD NVMe >5000mb

RTX 3070ti ou 3080 (se o preço ajudar)

Fonte Cooler Master 750w 80 plus

ASUS TUF B550m

e juntar um VR Pico Neo 3 ao meu Logitech G27 para jogar feliz da vida meus simuladores

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...