Ir ao conteúdo

não consigo entender SSD clonado.

Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos!

Então, eu tenho um SSD de 120GB que eu fiz a clonagem com um Docking para um SSD de 240GB, mas ai depois que eu fiz o boot, o computador só tinha os 120GB utilizáveis e mais +/- 114GB não alocado, porém eu não consigo aumentar/estender pelo Gerenciador de Disco, que mostra a opção apagada e nem o CMD que os comandos dizem que não tem esse espaço ou erro parecido... 

Não queria formatar e passar tudo manualmente por que iria demorar demais.

Postado

@FCordis Boa tarde,

É por essas coisinhas que sou totalmente contra clonagem de discos. Uma formatação limpa em todos os casos garantem o funcionamento correto dos componentes e sistema.

Mas estimando o porque você não consegue estender o volume, deve haver algum espaço alocado entre o disco C e o espaço não alocado, consequentemente não é possível estender. Até é possível, mas através de programas auxiliares. 

• Curtir 1
Postado

@PedraX tentei formatar ele como NFTS também direto pelo Gerenciador de Disco, tentei alocar com no Disco C com esse espaço em Disco D, tentei deixar em RAW

@gustavoomt Concordo, eu também prefiro a formatação.... é que eu faço estágio em TI em uma empresa e um funcionário precisaria trocar o SSD de 120GB pra 240GB, meu supervisor disse pra fazer pela Docking Station por que é bem mais rápido... porém a demora era melhor ter formatado mesmo hahah....

O estranho é que a metade do Disco não tá alocada, eu até consigo alocar em Disco D mas eu queria juntar tudo, por que é um SSD só.

Postado

@FCordis você não consegue expandir por conta dessa partição de 515MB, pra você conseguir expandir alguma partição, elas precisam ser "vizinhas". Igual falei, é possível expandir através de aplicativos, mas tenho preconceito com essas práticas. 

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, FCordis disse:

@Marcos FRM Foi por uma Docking Station, coloca o SSD base e o SSD alvo pra receber os arquivos.

Ahh, esses docks automatizados são burros, pois costumam fazer cópia bit-a-bit, sem entender o particionamento nem muito menos as estruturas dos sistemas de arquivos. Um bom programa aproveitaria o espaço livre, redimensionando uma ou mais partições, como este, que é o melhor para a tarefa desde 1998:

ghost_detalhes.png.5201415aecb402d1ad4a917fc6b79578.png

Com ferramentas ruins, fica mais complicado...

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Tem que mover a partição de 512 MB para a direita, depois redimensionar a partição de 111 GB para ocupar o espaço livre que sobrar. Um live CD/USB com o GParted deve conseguir fazer isso.

• Obrigado 1
Postado
30 minutos atrás, FCordis disse:

mas eu queria juntar tudo, por que é um SSD só.

Se já montou a partição e formatou, acho que se deletar novamente vai conseguir juntar.

• Membro VIP
Postado

Depende do programa de clonagem, lembro que quando troquei meu HD para outro maior, consegui fazer sem problemas porque ele não engessava as partições.

Neste caso não tem como "estender" a partição, porque tem uma no meio. Aí teria que tentar estender a partição intermediária, e depois reduzir para colocar no fim do disco.

Alguns programas de partição até conseguem fazer o que deseja, mas para este processo é necessário pagar pois é uma função extra. (Ele clona a partição para o fim do disco e depois estende, mas tem um porém, nem sempre funciona 100%)

• Curtir 1
Postado

Já tive um problema similar quando fiz upgrade do meu HD para SSD, no caso eu tinha uma partição pequena no meu HD só para o Windows e alguns programas, clonei ela pro SSD mas ainda ficou um espaço sem ocupar. Não consegui agrupar por causa de uma partição intermediária, então tive a ideia genial de exclui-la, pois vi que era apenas uma partição para recuperação do sistema (pra mim não faria diferença pra nada). Foi só reiniciar para o Windows dar pau na hora do boot, tive que formatar do zero porque já tinha apagado os dados originais do HD.

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...