Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Esta bateria:

9v-brasil.jpg.7b659b6babf260bfb87d50e894fb64b9.jpg

Estava guardada num saquinho plástico justo, hermético. Era usada de tempos em tempos. Talvez tivesse 1 ano de ativação.

Segue com tensão útil, e vazando.

Na Internet eu acabo de ler que o vazamento das pilhas alcalinas seria um pó branco, mas com esta bateria trata-se de um líquido transparente.

Na Internet também se encontra que pilhas não conectadas a carga não vazam. Mas esta vazou!

Alguém explica?

O unico datasheet que encontrei refere-se a uma irmã dela:

9v-ds.jpg.f70f1f520b6d2ca3197a3640ea5450ec.jpg

6LF22XWA.pdf

Na Internet se diz que pilhas alcalinas tem como eletrólito uma solução salina de hidróxido de potássio ou hidróxido de sódio.

O presente documento informa zinco e dióxido de manganês, como composição.

Não houve choque mecânico. Eu vinha com a sensação ótica dela estar "gorducha". O líquido retirou a pintura onde tocou.

Eu gostaria de entender a especificidade desse produto.

• Curtir 1
Postado

Não é sensação ótica, elas incham mesmo, vazam e, mesmo com carga, devem ser descartadas, pois há risco de explosão ou incêndio.

O pó branco que falam é o hidróxido de potássio, mas ele é altamente solúvel, assim como o hidróxido de sódio, que na verdade não são pó, mas uma estrutura cristalina, que dissolve até no contato com a umidade do ar. Por isso vaza em estado líquido.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
20 minutos atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

há risco de explosão ou incêndio

Explodir ou incendiar do nada, sem nem estar conectada a nada? Nunca ouvi falar disso.

• Membro VIP
Postado

O vazamento é um sintoma das baterias descartáveis, penso que em parte isso ocorre pelo mesmo motivo que os capacitores, os materiais envolvidos na construção não possuem "qualidade" para manter as baterias sem problemas.

Tanto que se você comprar pilhas Duracell fabricadas na china, apesar delas terem vida alta (em média são 7 anos de durabilidade para alcalinas), pode verificar que muitas vezes elas vazam antes do período de garantia. Eu comprei no passado um pack com 8 ou 12 para usar nos controles, acabei precisando apenas de 4. Como elas vazaram no período da garantia de fábrica, entrei em contato eles me enviaram um pack novo.

Hoje, não muda muito as marcas, eu tenho Rayovac, Duracell, como no seu caso Panasonic Alcalinas. Todas ocorrem esse problema.

Como o uso era esporádico, provavelmente usar uma comum pode ser interessante.

(Tem o menor custo e penso que para este uso, devem vazar menos. Pelo menos é o que percebo quando uso baterias no termômetro e multímetro. Testei recarregáveis de lítio (True 9v) e Ni-Mh (8,4v) e não tive mais problemas com baterias, mas as boas baterias são meio caras. Se bem que nessas eu comprei da China, custaram 2x o valor de uma bateria alcalina no mercado.)

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Não estou mais só..Tenho muitos controles com pilha. uma alcalina de um controle meu vazou.. mas só umedeceu. A 1ª coisa que pensei.. china ...

38 minutos atrás, dwatashi disse:

pilhas Duracell fabricadas na china,

Mas pra este tópico ser útil pra comunidade, há algo a se fazer? você tem alguma ideia?

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado

@.if eu evito de usar pilhas alcalinas nos controles, porque já vi casos em que vazam e o estrago é pior que as comuns. (Nas comuns vaza e tem uma corrosão no terminal, nas alcalinas quando vaza as vezes tem mais líquido, migra pra um CI e já era controle)

Eu uso pilhas comuns (principalmente nos controles de ar-condicionado, por causa do display) e nos outros recarregáveis Ni-Mh (boas como eneloop, keep originais) ou LiFePo4. O problema das recarregáveis de Ni-Mh é que a tensão é menor que as pilhas comuns, então para os controles com display ele fica claro para ler, mas para os outros ele funciona normal por aqui. (Uma recarga a cada 6 meses, se considerar o controle que usa todos os dias) a LiFePo4 tem a vantagem da tensão ser similar a do par, mas a capacidade fica menor porque 1 AAA LiFePo substitui 2x Comuns, essas eu uso em todos os controles. (Mas nos controles do ar condicionado, eu tenho que ficar carregando a cada 3 meses... por causa da baixa capacidade. E não é bom deixar nos controles que usa pouco, porque essa que tenho não possui proteção, então se fica com carga baixa durante muito tempo ela morre, não carrega mais ou quando carrega ela fica com capacidade mais baixa ainda)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
52 minutos atrás, .if disse:

uma alcalina de um controle meu vazou.. mas só umedeceu.

É basicamente o que aconteceu com a minha bateria. Como que suou pelo pescoço.

30 minutos atrás, dwatashi disse:

a LiFePo4 tem a vantagem da tensão ser similar a do par, mas a capacidade fica menor porque 1 AAA LiFePo substitui 2x Comuns

Mostre-nos isso aí...

São tamanhos diferentes e você adapta?

1 hora atrás, dwatashi disse:

Como o uso era esporádico, provavelmente usar uma comum pode ser interessante.

Para essa decisão importa mais a corrente que é puxada.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Para essa decisão importa mais a corrente que é puxada.

Qual a corrente? Pode ser que utilizar as de Lítio descartáveis, semelhante a que usamos nos detectores de fumaça. Elas duram bemm mais que as alcalinas, se pensar na manutenção (subir uma escada, abrir, trocar, etc) valem muito a pena. Mas só usei das Energizer.

As lítio (True 9v) geralmente tem proteção, então dependendo da corrente pode não ser interessante. (A capacidade gira em torno de 300 mAh, essas de 1000mAh são tudo falsa, fuja!)

As de Ni-Mh podem suportar um inrush maior, mas tem menor capacidade. (A que tenho tem 200 mAh, acho salvo engano)

Vou tirar umas fotos da LifePo4 e posto depois.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@Luís Roberto C. da Silva , o que eu li a respeito é que geram hidrogênio, estufando e vazando. Mas nenhum relato de incendiarem ou explodirem sozinhas. Pelo contrário, um site que salientava a importância do descarte correto mencionava que os riscos se originam em ocorrências mecânicas tais como esmagamentos.

Update

@Luís Roberto C. da Silva

Outro site que fala da importância do descarte correto de pilhas e baterias, refere a umidade como um agente de ignição. Então nesse sentido a recomendação é embalá-las em plástico resistente.

Note-se que sobre a geração de chamas "em repouso", menções parecem se resumir aos tipos contendo lítio ou metal-hidreto.

• Membro VIP
Postado

Mais dias se passaram, poucos, o suficiente para ver a bichinha muito mais sangrada, no saco plástico; agora sim, como um mel amarelado — forma que eu já conhecia.

A propósito, eu sai tirando todas as AA e AAA alcalinas dos controles remotos (IR) que encontrei. Suas tensões estavam excelentes! Quase intactas.

Observarei uns dias, pois quero achar "comuns" de qualidade inquestionável, que casem bem nessa baixa demanda de corrente. Suspeito que vou acabar reatando com "as amarelinhas". É mesmo objetivo que não tenham energia demais...

Trocar alcalina de marca excelente por comum de marca peba também não dá!

Update

Porém, não é simples julgar as marcas das "comuns" encontráveis. Olhar apenas se o rótulo tem uma baixa resolução de impressão, e valorizar demais isso, parece-me temerário. Afinal, grandes fabricantes de TV e de ar-condicionado fornecem seus caros produtos com pilhas de aspecto xing-ling.

Eu li em algum lugar que essas pilhas de Zinco eram protegidas contra vazar justamente mediante mercúrio e/ou chumbo e/ou cámio. Mas hoje é moda de sustentabilidade que nenhum desses três metais sejam empregados. Tudo quanto é pilha faz a propaganda de não tê-los. Esse cenário lhes sugere que vazarão mais?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!