Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atual: 

Ryzen 3 3100 

GA-AB350M-DS3H V2 (rev. 1.1)  

GTX 1660 super 

16GB RAM (2x8) 3000 MHz

Primeiro pensei em um R5 3600.  

Mas o R5 5600 está mais barato e tem uns combos com B450 B550 e A520 que parecem mais custo-benefício. 

Dilemas:

B550 acho que é da Biostar e tem PCI 4.0. Mas eu iria preferir uma placa um pouco melhor (com esquema de dissipador, RGB, FAN). Mas ai já extrapola o orçamento. 

B450 e A520 tem PCI 3.0 e em um upgrade de GPU compatível com 4.0, poderia complicar, teria de trocar novamente a placa-mãe. 

R5 3600, seria uma solução mais lógica, mas em um futuro upgrade, precisaria trocar tudo. Com um R5 5600, poderia pelo menos manter a CPU ou também a MB (se for PCI 4.0). 

A GTX 1660 super, está ok e não penso em trocar no momento.  Se fosse fazer um upgrade seria para uma RTX 3060 ou similar no futuro. 

Ainda pensei em R5 3600 e colocar um watercooler para configurar um overclock "padrão" e assim dar uma sobrevida mais longa. 

Postado

Ryzen 5 3600 hoje em dia só se for usado ou da China pagando um valor bem em conta (peguei o meu por menos de R$850 ano passado quando no Brasil estava R$1.600). Na verdade você até conseguiria um resultado em jogos um pouco melhor do que ele com um Core i5 10400F, ontem vi custando R$750 na Pichau na promoção, mas normalmente custa menos de R$900, e é aqui no Brasil mesmo na caixa e com garantia. O problema é que não tem suporte a PCI-Express 4.0, diferente do R5 3600 (com a placa-mãe certa).

1 hora atrás, oliver zancul prado disse:

B550 acho que é da Biostar e tem PCI 4.0. Mas eu iria preferir uma placa um pouco melhor (com esquema de dissipador, RGB, FAN). Mas ai já extrapola o orçamento. 

B450 e A520 tem PCI 3.0 e em um upgrade de GPU compatível com 4.0, poderia complicar, teria de trocar novamente a placa-mãe. 

Placa-mãe Biostar nem em sonho, esquece essa parada aí, só pegue marcas como ASUS, MSI, Gigabyte e ASRock.

Sobre o PCI-Express, a única GPU que dá problema com isso é a RX 6500 XT, porque a AMD passou a perna em todo mundo vendendo uma placa de notebook como placa de computador, além das especificões de memória capada, ela também veio com PCI-Express capado em x4. Em nenhuma outra placa do mercado você verá a diferença de desempenho que você vê na RX 6500 XT comparando PCI-Express 4.0 e 3.0. O canal Peperaio Hardware fez um teste com a RTX 3050 nas duas revisões, e ainda fez o teste com PCI-Express 3.0 x4 (ela normalmente roda em x8), mesmo assim não deu uma diferença tão relevante assim. A diferença entre PCI-Express 3.0 x8 e 4.0 x8 ficou dentro da margem de erro.

R5 3600, seria uma solução mais lógica, mas em um futuro upgrade, precisaria trocar tudo. Com um R5 5600, poderia pelo menos manter a CPU ou também a MB (se for PCI 4.0). 

Não entendi essa parte. Ambos os processadores tem suporte a PCI-Express 4.0 com a placa-mãe correta, o 5600 também ficará limitado a 3.0 numa B450 ou A520. Você não poderá manter a placa-mãe em futuros upgrades, pois AM4 acabou de ser enterrado com o último processador que é o Ryzen 7 5800X3D. Ele não seria uma opção de upgrade muito interessante para o 5600 em jogos, você ganharia no máximo uns 15% de desempenho com isso, e daqui uns anos vai ser mais viável pegar um intermediário do momento do que pegar um 5800X3D (dependen do proceço).

Um exemplo disso é que quem tem um Core i5 9400F hoje ganha mais indo para um Core i3 12100F (que nem é um intermediário, é CPU de entrada) do que pegando um Core i7 9700F. O valor de investimento para CPU + MB é o mesmo do 9700F novo, e o 12100F oferece mais FPS nos jogos do que o 9700F, e o praticamente o mesmo desempenho multi-core devido as otimizações na nova arquitetura.

Ainda pensei em R5 3600 e colocar um watercooler para configurar um overclock "padrão" e assim dar uma sobrevida mais longa. 

Bem desnecessário, Water Cooler em processador intermediário apresenta resultados pouca coisa acima de um Air Coolers intermediário, e você pegaria no mínimo R$200 a mais pra isso. Veja aí, o Air Cooler Gammaxx 400 V2 custa menos de R$130, o Water Cooler Sangue Frio 240 custa R$350-400 (sendo um dos WC mais custo-benefício).

1597256415_gammaxx400v2r53600.thumb.png.69a85d55f22d91f72598025b036822d5.png

Eu uso meu 3600 com o Gammaxx 400 V2, já fiz OC para 4.5GHz 1.28V só pra testes e ainda segundou a menos de 85ºC. Normalmente uso travado a 4.0GHz 1.08V e o pico de temperatura é entre 60-65ºC, lembrando que moro numa região quente.

• Curtir 3
Postado

Sim, entendi. 

O socket está condenado e então o upgrade futuro será geral.  O R5 3600 não compensa pelo valor.   O PCI 3 e 4 não tem muita diferença na prática, considerando upgrade de GPU com suporte a 4.

Então o R5 5600 + A520 seria uma boa opção?  Com o cooler padrão ou Gammaxx 400 V2? 

E ai ainda dá para um upgrade de GPU, antes de partir para o novo socket 

Postado
1 minuto atrás, oliver zancul prado disse:

Sim, entendi. 

O socket está condenado e então o upgrade futuro será geral.  O R5 3600 não compensa pelo valor.   O PCI 3 e 4 não tem muita diferença na prática, considerando upgrade de GPU com suporte a 4.

Então o R5 5600 + A520 seria uma boa opção?  Com o cooler padrão ou Gammaxx 400 V2? 

E ai ainda dá para um upgrade de GPU, antes de partir para o novo socket 

Exatamente. O 5600 com A520 é uma boa, o cooler padrão dele é suficiente pra jogos, pois nem os mais pesados vai chega a estressar totoalmente o processador, mas seria uma boa mudar o cooler pra ficar mais tranquilo. Também é essencial que você tenha um gabinete bem ventilado, frente aberta em mesh. Ventoinha tem que ter pelo menos a traseira para tirar o ar quente, mas seria bom se usasse umas quatro, duas na frente pra trazer ar frio, uma atrás e uma em cima, as duas tirando ar quente.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB  O meu gabinete é ok, tem 3 fan na frente e 1 atrás.  Nunca tive problema com temperatura no setup atual.   Dá para colocar 2 em cima, talvez eu coloque 

A dúvida agora ficou entre A520 e B450  

Pelo que eu vi a A520 levaria o R5 5600 de boas,  mas não vai permitir overclock no futuro e também não aguenta as CPU mais fortes dessa geração.

Com uma B450 abre a possibilidade de num futuro tentar extrair o máximo dessa ou outra CPU, dando uma sobrevida maior. 

Postado
5 minutos atrás, oliver zancul prado disse:

Pelo que eu vi a A520 levaria o R5 5600 de boas,  mas não vai permitir overclock no futuro e também não aguenta as CPU mais fortes dessa geração.

Overclock em CPU Ryzen resulta em no máximo 10% de ganho na melhor das hipóteses, mas o aumento de temperatura e consumo de energia são muito maiores, eu mesmo já comprovei, não vale a pena. E como eu já mencionei antes, não existe nenhum upgrade viável para um 5600 dentro da própria plataforma AM4, mas uma boa A520 ainda aguenta tranquilamente um Ryzen 7 5700X.

Quantidade maior de núcleos não vai traz ganho para jogos no momento e isso não deve mudar tão cedo. Programar games para funcionar com paralelismo de CPU tem suas limitações, então nem um processador 6/12 como o 5600 tem seu potencial explorado ao máximo pelos games que temos agora. Uma das coisas que faz os jogos rodarem melhor é a melhoria no número de instruções executadas por ciclo (IPC), e isso só acontece de uma geração pra outra, portanto só verá saltos consideráveis de desempenho fazendo um upgrade geracional (AM4 já chegou na última geração).

• Curtir 1
Postado

@oliver zancul prado

A sua AB350-M DS3H vai receber atualização de BIOS para suportar Ryzen 5000 e portanto não haveria necessidade de voce ter que gastar comprando outra placa-mãe. 

Aliás, as A320m da Gigabyte até já receberam essa atualização da BIOS, provavelmente é questão de semanas para a sua B350 receber tambem...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!