Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um aparador de grama elétrico de 220v, e todas as minhas tomadas são de 110v. Sei que dá pra comprar um transformador, mas como estou aprendendo a trabalhar com eletrônica, gostaria de saber se existe uma maneira de alterar manualmente o aparelho para que funcione a 110v.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

você pode ligar algo em série com ele.

1 hora atrás, Lucas Kosloski disse:

aprendendo a trabalhar com eletrônica

neste caso, este algo deve ser de mesma resistência do motor .. em teoria: google divisor de tensão resistivo. Como na prática não se pode medir a resistência do motor, você pode tentar algo com mesma potência em série.

1 hora atrás, Lucas Kosloski disse:

aprendendo a trabalhar com eletrônica

Não muito seguro.. aguarde seu momento.. mas um dimmer também tem potencial pra controlar a potência do motor (dc universal) 127 em 220

Ah sim.. como rebobinar o motor é inviável e usar autotrafo é óbvio d+ - por isso te descrevi as dicas acima - te dou outra opção: usar um simples diodo em série: na teoria ele não deixa passar a metade da senoide o que proporciona ao motor - um dispositivo parrudo que não tá nem aí com a qualidade da energia -,  metade da potência e metade da tensão média. Mas claro, na prática não faça se não se sentir a vontade.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Em aparelhos movidos a motor sem chave seletora, só rebobinando o motor para que seja possível operar a 110 volts. Fora isso, só com transformador.

• Curtir 1
Postado

@Lucas Kosloski    esse cortador de grama usa um motor elétrico , e o que você quer fazer é transforma-lo para 110 volts ,  e para isso precisa modificar as bobinas internas dele , ou o que seria mais fácil construir um transformador que altere a rede de 110 para 220 ,  um transformador  ,  ou você pode também , liga-lo em 110 mesmo que vai funcionar , porém com menos da Metade da força normaL dele .

Postado