Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um aparador de grama elétrico de 220v, e todas as minhas tomadas são de 110v. Sei que dá pra comprar um transformador, mas como estou aprendendo a trabalhar com eletrônica, gostaria de saber se existe uma maneira de alterar manualmente o aparelho para que funcione a 110v.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

você pode ligar algo em série com ele.

1 hora atrás, Lucas Kosloski disse:

aprendendo a trabalhar com eletrônica

neste caso, este algo deve ser de mesma resistência do motor .. em teoria: google divisor de tensão resistivo. Como na prática não se pode medir a resistência do motor, você pode tentar algo com mesma potência em série.

1 hora atrás, Lucas Kosloski disse:

aprendendo a trabalhar com eletrônica

Não muito seguro.. aguarde seu momento.. mas um dimmer também tem potencial pra controlar a potência do motor (dc universal) 127 em 220

Ah sim.. como rebobinar o motor é inviável e usar autotrafo é óbvio d+ - por isso te descrevi as dicas acima - te dou outra opção: usar um simples diodo em série: na teoria ele não deixa passar a metade da senoide o que proporciona ao motor - um dispositivo parrudo que não tá nem aí com a qualidade da energia -,  metade da potência e metade da tensão média. Mas claro, na prática não faça se não se sentir a vontade.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Em aparelhos movidos a motor sem chave seletora, só rebobinando o motor para que seja possível operar a 110 volts. Fora isso, só com transformador.

• Curtir 1
Postado

@Lucas Kosloski    esse cortador de grama usa um motor elétrico , e o que você quer fazer é transforma-lo para 110 volts ,  e para isso precisa modificar as bobinas internas dele , ou o que seria mais fácil construir um transformador que altere a rede de 110 para 220 ,  um transformador  ,  ou você pode também , liga-lo em 110 mesmo que vai funcionar , porém com menos da Metade da força normaL dele .

Postado

Não sei se ajuda nem se está certo mas uso um secador de cabelo como soprador. Esse secador tem chave para selecionar 110v/220v. Curioso abri e encontrei apenas um diodo 1N4007, lá...

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
31 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Não sei se ajuda nem se está certo mas uso um secador de cabelo como soprador. Esse secador tem chave para selecionar 110v/220v. Curioso abri e encontrei apenas um diodo 1N4007, lá...

Os secadores de cabelo usam motores dc de 12V. A enorme resistência fica em série com o motor e permite que ele funcione em 110 ou 220V dependendo do valor dela. 

2 horas atrás, devair1010 disse:

ou você pode também , liga-lo em 110 mesmo que vai funcionar , porém com menos da Metade da força normaL dele .

Sim, pode. Mas se ficar usando por muito tempo o motor queima facilmente, pois vai ficar travando e isso aquece as bobinas. 

2 horas atrás, .if disse:

você pode ligar algo em série com ele.

Ele quer o contrário, subir a tensão. O motor que é de 220V. 

3 horas atrás, Lucas Kosloski disse:

Tenho um aparador de grama elétrico de 220v, e todas as minhas tomadas são de 110v. Sei que dá pra comprar um transformador, mas como estou aprendendo a trabalhar com eletrônica, gostaria de saber se existe uma maneira de alterar manualmente o aparelho para que funcione a 110v.

Existe uma ideia gambiarra:

Se você retificar e filtrar a tensão da sua tomada, a tensão sobe para uns 170VDC. 

Se seu cortador de grama usar motor universal, vai funcionar bem perto do que é quando está ligado em 220Vac. 

Se o motor dele for do tipo indução esse sistema não funciona, se ligar queima o motor. 

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, Renato.88 disse:

Ele quer o contrário, subir a tensão. O motor que é de 220V. 

Puts... nem prestei atenção :oops:

10 minutos atrás, Renato.88 disse:

retificar e filtrar a tensão da sua tomada, a tensão sobe para uns 170VDC. 

Boa... Já fiz isso pra um ferro de soldar que esquentava pouco. ... Ele até azulou com ponte 1n4007 + 100uF/250 😁

Pro caso do garoto capacitor e diodos + parrudos

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, .if disse:

Pro caso do garoto capacitor e diodos + parrudos

Sim. Pode Até ser aquelas pontes KBPC5010 que vendem por aí, elas são meia boca porém o motor não consome os tais 50A e nem 1000V rotulados nela. 

Capacitor pode ser aqueles usados em televisão velha, geralmente de 330uF/400V. Pode usar uns dois ou três deles em paralelo. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...