Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Hoje quando fui fazer a limpeza do pc notei que no encaixe onde ficar a entrada dos conectores da placa estava com sinais fortes de oxidação e tenho medo de se espalhar pela placa de vídeo e seus parafusos e fazer queimar, existe algum produto para limpeza ou algum jeito de evitar essa oxidação? Não moro perto de praia, mas onde moro esta chovendo bastante.

vd1.thumb.jpg.dd50202c8ebc06312db4f0853f113590.jpgvd2.thumb.jpg.0461466705b6e90236cc68e66bc7aee3.jpg

v3.thumb.jpg.8d5bfe138ecc0da446e8a0206ea8d9b6.jpg

vd4.thumb.jpg.daa2bf48daa5fd896ac4704655baaeef.jpg

Na imagem bom aparentemente não esta oxidado por dentro da placa, talvez os parafusos, eu tenho esse produto limpa contato mas não sei se ele é indicado para oxidação.

Postado
4 minutos atrás, Bruno Mendonça Andrade disse:

Pode usar limpa-contato sem medo. Mas acho que o mais eficiente seria Álcool isopropílico e uma boa escovada nesse espelho ai.

eu sou bem medroso pra essas coisas hhahaha. Não tem problema em passar esse álcool nessa entrada ai não né? tipo queimar a porta HDMI por exemplo e a escovada é com o uso de álcool? sera q tem algum vídeo no you tube ensinando?

Postado

Pra tirar isso é só com isopropanol, lembrando, PRECISA ser o álcool isopropílico.

Basta colocar álcool e passar a escova de forma leve.

2 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

eu sou bem medroso hhahaha. Não tem problema em passar esse álcool nessa entrada ai não né?

O isopropílico não tem problema.

• Curtir 2
Postado

@C.R.E.A.M. Álcool isopropílico não tem problema, ele não danifica hardware, inclusive é muito usado em locais que fazem manutenção em informática, tanto que pode ser usado para limpar todas as placas que tem em um pc, celular, vídeo game, monitor, TV, DVD, rádio, home theater e afins.

O problema mesmo é usar qualquer tipo de álcool.

Se você tiver o isopropílico em especifico, pode jogar ele na GPU sem medo de danificar e sem medo de escorrer para a PCB da placa de vídeo, não vai danificar, e ele seca rápido.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Pepse disse:

Pra tirar isso é só com isopropanol, lembrando, PRECISA ser o álcool isopropílico.

Basta colocar álcool e passar a escova de forma leve.

O isopropílico não tem problema.

5 horas atrás, Bruno Mendonça Andrade disse:

@C.R.E.A.M. Sim, SÓ isopropílico é 99,9% álcool, menos que isso contém água na composição e pode piorar.

É só ser delicado com a escova, o álcool pode tacar a vontade  e dar alguns minutos para secar (evapora bem rápido).

5 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@C.R.E.A.M. Álcool isopropílico não tem problema, ele não danifica hardware, inclusive é muito usado em locais que fazem manutenção em informática, tanto que pode ser usado para limpar todas as placas que tem em um pc, celular, vídeo game, monitor, TV, DVD, rádio, home theater e afins.

O problema mesmo é usar qualquer tipo de álcool.

Se você tiver o isopropílico em especifico, pode jogar ele na GPU sem medo de danificar e sem medo de escorrer para a PCB da placa de vídeo, não vai danificar, e ele seca rápido.

Obrigado a todos, vou procurar esse alcool e comprar, pesquisei rápido na net e vi varios modelos, inclusive uns com 100% e 70% mas acredito que o ideal e comendavel seja esse 99,8%, né?

alc.thumb.jpg.7fb852388670eac554c85a8bb8906e00.jpg

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Não sei quanto aos requisitos elétricos, mas existe um produto ácido chamado Ferrox, para uma remoção química de ferrugem em peças metálicas.

Atente que limpar o próprio produto pincelado certamente faz parte do problema.

Concorrente, a Vonder também  tem o seu "Removedor de ferrugem", o que é  diferente de um "Convertedor de ferrugem" (por exemplo, o TF7).

Eu não faço ideia das consequências de tentar usar tais produtos no contexto do tópico.

• Curtir 1
Postado

@C.R.E.A.M. Se o seu problema é somente retirar a ferrugem dos espelhos pintados de preto. 

A primeira coisa a ser feita é desmonta-los da placa de vídeo, é simples de retirar. 

Basta soltar os parafusos na porta DVI, algumas placas tem parafusos segurando o espelho através do dissipador ou da própria placa, mas nada complicado. 

Com o espelho fora, pode passar o produto que achar melhor pra retirar a ferrugem e/ou inclusive fazer uma nova pintura. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Renato.88 disse:

Se o seu problema é somente retirar a ferrugem dos espelhos [...] é simples de retirar [...] pode passar o produto que achar melhor

Boa ideia! Era por esse lado estético que eu tava vendo.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Renato.88 disse:

@C.R.E.A.M. Se o seu problema é somente retirar a ferrugem dos espelhos pintados de preto. 

A primeira coisa a ser feita é desmonta-los da placa de vídeo, é simples de retirar. 

Basta soltar os parafusos na porta DVI, algumas placas tem parafusos segurando o espelho através do dissipador ou da própria placa, mas nada complicado. 

Com o espelho fora, pode passar o produto que achar melhor pra retirar a ferrugem e/ou inclusive fazer uma nova pintura. 

Minha placa é essa aqui

https://br.evga.com/products/product.aspx?pn=04G-P4-1357-KR

Não sei se esse espelho solta se derem pra vocês analisarem nas fotos se esse espelho se solta.

Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

@C.R.E.A.M. As fotos não ajudaram muito, mas pode ter certeza que sai. É tudo parafusado. 

Não costumam usar arrebites nessas peças. 

Muito obrigado por essa dica, acredito que se desparafusar essa parte onde eu marquei na foto eu possa remove-la e limpa-la sem desencaixar a placa de vídeo da placa-mãe será? 

JEAzD2w.jpg

Postado
1 hora atrás, C.R.E.A.M. disse:

acredito que se desparafusar essa parte onde eu marquei na foto eu possa remove-la e limpa-la sem desencaixar a placa de vídeo da placa-mãe será? 

Esse, os dois do DVI e provavelmente mais dois na parte de baixo da placa. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@C.R.E.A.M. Remove esse parafuso marcado, e os dois espaçadores que tem ao lado da porta DVI.

Veja ali o DVI, tem tipo dois parafusos nas laterais, um em cada lateral, precisa remover também.

Depois disso o espelho sai.

Se ficar preso, veja se tem mais algum parafuso como dito pelo amigo @Renato.88 .

Pelo que vi em uma foto, não teria mais nenhum parafuso além desses 3.

7445-pcb-front.jpg

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, Renato.88 disse:

Esse, os dois do DVI e provavelmente mais dois na parte de baixo da placa. 

2 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@C.R.E.A.M. Remove esse parafuso marcado, e os dois espaçadores que tem ao lado da porta DVI.

Veja ali o DVI, tem tipo dois parafusos nas laterais, um em cada lateral, precisa remover também.

Depois disso o espelho sai.

Se ficar preso, veja se tem mais algum parafuso como dito pelo amigo @Renato.88 .

Pelo que vi em uma foto, não teria mais nenhum parafuso além desses 3.

7445-pcb-front.jpg

Espaçadores seria esses que marquei de azul? Se sim, como remove eles? da pra remover com chave estrela?

srhURwK.jpg

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

Espaçadores seria esses que marquei de azul? Se sim, como remove eles? da pra remover com chave estrela?

Afrouxa com um alicate e termina de tirar com os dedos. 

• Obrigado 1
Postado
21 horas atrás, Renato.88 disse:

pode passar o produto que achar melhor pra retirar a ferrugem e/ou inclusive fazer uma nova pintura. 

Mesmo porque tinta não enferruja. Se aparecem pontos de oxidação, isso é porque há pontos - por mínimos que sejam - em que a base de metal está exposta ao ar, à umidade.

Se estética não for um imperativo, depois de removidos os pontos de oxidação dá para dar uma demão de zarcão, por exemplo, ou qualquer outra substância que impeça o ar de atingir o material ferroso, do fundo, ainda que por micro furos.

Nunca usei mas já ouvi que Semorin é bom para tirar ferrugem de qualquer coisa, não só de tecido. O argumento é que esse produto combina com o óxido de ferro transformando-o em algum sal e água... Também já ouvi falar que WD40 também dissolve ferrugem mas preserva o metal, mesmo que não seja para desengripar. Mas é bom testar antes.

• Curtir 1
Postado

Lembrei agora... substâncias químicas, por mais fluídas que sejam, não apenas podem conter coisas que afetem o metal e não a oxidação mas também podem não alcançar focos de oxidação muito pequenos ou que estejam por baixo da proteção, geralmente uma tinta, porque suas moléculas são relativamente grandes. Mas elétrons são bem pequenininhos e entram em tudo que é lugar.

Claro que nos pontos em que a ferrugem já atingiu, não tem como repor o metal. Ele já virou óxido de metal. Mas se deixar esse óxido ali, até que não tenha mais oxigênio nenhum nele, ele continuará oxidando metal à sua volta, que está em contato com ele.

Por isso é importante livrar-se do óxido antes de cobrir o metal com alguma proteção líquida.

Se não me engano o professor @MOR uma vez falou algo sobre como proteger a ponta do ferro de soldar sem ser com tinta, mas sim com eletrólise (ou algo parecido)...

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

depois de removidos os pontos de oxidação dá para dar uma demão de zarcão

Se for para pintar, antes de tudo eu usaria um "convertedor de ferrugem" (ex.: TF7).

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

se deixar esse óxido ali, até que não tenha mais oxigênio nenhum nele, ele continuará oxidando metal à sua volta, que está em contato com ele

A ideia do convertedor é neutralizar esse processo.

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

substâncias químicas, por mais fluídas que sejam, [...] podem não alcançar focos de oxidação muito pequenos [...] Mas elétrons são bem pequenininhos e entram em tudo que é lugar.

Por isso que a melhor "pintura" para peça nova ou bem preparada é a eletrostática.

Pintar com aerosol (spray), ou "banhar", já é menos ruim do que pincelar...

Apesar de que também existem ninquelamentos, zincagens e outras opções de acabamentos interessantes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!