Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

[Dúvida]

Eu tenho um notebook e quero comprar uma memória RAM de 8gb e estou em duvida qual seria melhor pois tenho 2 pentes de 2gb um é DDR3 e o outro DDR3L, para essa nova de 8gb qual seria o melhor tipo DDR3 ou DDR3L? Qual das duas obtém melhores resultados? 

01.png

02.png

• Curtir 1
Postado

Cara... se sua maquina funciona com DDR3 (sem L) isso quer dizer que o outro pente DDR3L simplesmente está recebendo mais tensão do que ele precisa pra funcionar.  Como a maquina é então nativa DDR3, ela é um pouco mais antiga... e a primeira coisa que eu faria é confirmar que de fato suporta pentes de 8Gb.

O ideal seria comprar pente DDR3... porque não tem como você saber se o novo pente vai se comportar bem com a tensão a mais que a placa-mãe vai mandar. Uma coisa que vai perceber é muito mais fácil achar pentes DDR3L de 8Gb do que DDR3.

• Membro VIP
Postado
Em 06/05/2022 às 13:52, ocarlosrs disse:

[Dúvida]

Eu tenho um notebook e quero comprar uma memória RAM de 8gb e estou em duvida qual seria melhor pois tenho 2 pentes de 2gb um é DDR3 e o outro DDR3L, para essa nova de 8gb qual seria o melhor tipo DDR3 ou DDR3L? Qual das duas obtém melhores resultados? 

01.png

02.png

Bom dia bem vindo.

É fundamental passar o restante da configuração do computador ou equipamento quando se abre um tópico, e ambas memórias DD3 ou DDR3L tem o mesmo desempenho.

Eu estou chutando que seu notebook usa um i3 ou i5 ou até mesmo um i7 de segunda ou terceira geração, e todos esse processador suportam os dois modelos de DDR3.

95% dos notebooks possuem um ou dois slot de memória, então no seu caso você teria que remover uma das memórias de 2Gb para colocar a de 8Gb e no fim você ficaria com 10Gb de memória (2Gb DDR3L + 8Gb DDR3L).

Eu pegaria 8Gb DDR3L porque se por acaso um dia ou outro apareça um notebook para vender que utilize um i5 de quarta geração, você não teria problema se você quiser usar seu pente de 8GB DDR3L.

Repare o link abaixo os processadores de 4ª geração só suportam DDR3L.

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000007393/processors.html

Postado

@ocarlosrs DDR3 trabalha com tensão até 1,5v. DDR3L trabalha com 1,35v.   L=low

Mas isso não vai fazer diferença no desempenho de um notebook.

Essa diferença de memórias no seu notebook provavelmente alguém já fez a adição de um pente de Ram e não prestou atenção pra escolher um pente similar. Olhando suas prints um dos pentes é 1333mhzDDR3 e o outro 1600mhzDDR3L.

Inclusive terá que olhar no notebook se uma das memórias não é soldada na placa-mãe. 

Se as duas forem módulos removíveis,  o mais recomendado pra você seria comprar 2x4gb 1600mhz ao invés de apenas 1x8.  dessa forma ao menos ficaria com um dual channel aí. 

Também antes de comprar pente de 8gb verifique as especificações da placa-mãe e processador e suportam pentes de 8gb.  Já peguei notebook de 3ª geração onde suportava apenas 4gb por módulo.

Segue a recomendação acima e compre DDR3L, para ter uma margem de reaproveitamento possível.

Em 06/05/2022 às 14:51, W46n3r disse:

se sua maquina funciona com DDR3 (sem L) isso quer dizer que o outro pente DDR3L simplesmente está recebendo mais tensão do que ele precisa pra funcionar.

na na ni na não, é só você olhar no cpu-z dele que ambos os pentes funcionando cada um com sua tensão, não tem nada forçando aí, estão funcionando dentro de sua respectiva capacidade.

• Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, Alex Weiss disse:

@ocarlosrs DDR3 trabalha com tensão até 1,5v. DDR3L trabalha com 1,35v.   L=low

Mas isso não vai fazer diferença no desempenho de um notebook.

Essa diferença de memórias no seu notebook provavelmente alguém já fez a adição de um pente de Ram e não prestou atenção pra escolher um pente similar. Olhando suas prints um dos pentes é 1333mhzDDR3 e o outro 1600mhzDDR3L.

Inclusive terá que olhar no notebook se uma das memórias não é soldada na placa-mãe. 

Se as duas forem módulos removíveis,  o mais recomendado pra você seria comprar 2x4gb 1600mhz ao invés de apenas 1x8.  dessa forma ao menos ficaria com um dual channel aí. 

Também antes de comprar pente de 8gb verifique as especificações da placa-mãe e processador e suportam pentes de 8gb.  Já peguei notebook de 3ª geração onde suportava apenas 4gb por módulo.

Segue a recomendação acima e compre DDR3L, para ter uma margem de reaproveitamento possível.

na na ni na não, é só você olhar no cpu-z dele que ambos os pentes funcionando cada um com sua tensão, não tem nada forçando aí, estão funcionando dentro de sua respectiva capacidade.

Correto, as memória DDR3L trabalham com as duas tensões de 1.35v e 1.5v.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...