Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou querendo fazer o aterramento da tomada que usarei pra usar um computador. Puxar o fio do terra e conectar em uma haste de cobre no solo é o suficiente?

Qual o tamanho e o diâmetro ideal da haste? Vejo muita gente reclamando de hastes na internet que são aço pintado de cobre. Isso interfere?

E uma segunda dúvida, posso puxar o fio do terra de todas as tomadas do quarto pro mesmo aterramento?

Postado
39 minutos atrás, Alan Sales disse:

Estou querendo fazer o aterramento da tomada que usarei pra usar um computador. Puxar o fio do terra e conectar em uma haste de cobre no solo é o suficiente?

Uma haste é o suficiente para um quarto  ,a instalação dependa da umidade do solo , se sua região for de solo úmido uma haste de de 1,5 metro esta bom ,se for seca recomendo no mínimo 2 metro.

42 minutos atrás, Alan Sales disse:

Qual o tamanho e o diâmetro ideal da haste? Vejo muita gente reclamando de hastes na internet que são aço pintado de cobre. Isso interfere?

Faça uma pesquisa nas casas de materiais de construção da sua região para comprar hastes e fios de cobre ,  haste de 10mm esta bom , o problema nem sempre é a qualidade mas usar poucas haste para a casa .

54 minutos atrás, Alan Sales disse:

E uma segunda dúvida, posso puxar o fio do terra de todas as tomadas do quarto pro mesmo aterramento?

Normalmente um eletricista usa um único aterramento para toda a casa , um bom aterramento se usa 3 hastes com uma distancia de 3 metros um do outro , usando um fio de cobre de no mínimo 4 mm²  , recomendo instalar DPS  no quadro de distribuição da casa para evitar queima de aparelhos. 

Postado
46 minutos atrás, Alan Sales disse:

@EDrosso Nirvana dps seria um dinjuntor? 

Não é disjuntor , ele é um dispositivo que quando um raio ou uma queda de energia acontece na rede de energia ,ele desvia a alta tensão que iria queimar  algum aparelho para o aterramento , a imagem dele esta nesse link .

A instalação é fácil mas recomendo alguém que tenha conhecimento .

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...