Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguém sabe me explicar o que um pc precisa pra dar vídeo? Por exemplo, tenho um pc DDR4 com um Ryzen 3 3200g com gráfico integrado, preferi comprar uma apu em vez de uma placa de vídeo. Me disseram q sem um processador com vídeo integrado e sem uma placa de vídeo o pc n daria vídeo, mas já vi pcs com placas mãe DDR3 e DDR2 sem os dois e darem vídeo, e isso seria vídeo "onboard". Mas a questão é q já ouvi dizerem q o fato de ter uma saída VGA ou HDMI n significa q a placa tem vídeo onboard, então como faço pra saber se a placa-mãe tem vídeo onboard ou não? 

Postado

O vídeo "onboard" nunca é na placa-mãe... só em alguns notebooks é assim. É sempre na CPU. A placa-mãe só disponibiliza um meio de comunicação externa para esse vídeo na CPU.

Postado
9 minutos atrás, Fabricio4965 disse:

Mas a questão é q já ouvi dizerem q o fato de ter uma saída VGA ou HDMI n significa q a placa tem vídeo onboard, então como faço pra saber se a placa-mãe tem vídeo onboard ou não? 

 

requisito pra placa-mãe ter vídeo onboard é ter as saidas de vídeo, senao como você vai conectar um monitor numa placa q so tenha saidas usb e outras q não sejam destinadas a essa finalidade?

 

o vídeo onboard é oriundo do processador como foi dito.. se a placa-mãe não tiver nenhuma saida de vídeo, ai realmente por mais q você até use um processador com vídeo integrado nada vai adiantar..

  • Curtir 1
Postado
25 minutos atrás, Fabricio4965 disse:

mas já vi pcs com placas mãe DDR3 e DDR2 sem os dois e darem vídeo, e isso seria vídeo "onboard".

Naquelas épocas algumas placas mãe geravam o vídeo,  como por exemplo com um amd phenom II x4 840  que não possuía vídeo integrado e quem gerava o vídeo era a placa-mãe.  Quando o cidadão adicionava uma Gpu o vídeo partia dela ao invés da MB.      Mas esse era um caso das placas mães antigas que ofereciam este suporte.

 

Hoje em dia já praticamente[se não literalmente] não existe mais, ou o Processador gera o vídeo com Gpu integrada, ou precisa de uma Gpu dedicada pra isso,  a placa-mãe apenas oferece o suporte para dar saída de vídeo caso o processador gere vídeo.  

Então como você pode usar uma B660 tanto para um 12400[com vídeo] quanto 12400F[sem vídeo] as placas mãe todas vem com essa disponibilidade das saídas de vídeo, afinal não tem como prever qual tipo de processador o usuário irá colocar, essa é a jogada.  

 

Qualquer suporte a mais que a placa-mãe ofereça o fabricante irá deixar claro nas especificações, basta o usuário buscar e se ater dessas informações e escolher um modelo que melhor lhe atenda.

  • Curtir 1
Postado

Na verdade o termo "onboard" ("na placa" em português) vem da época em que o chip gráfico vinha direto na placa-mãe. Isso já não acontece em plataforma mainstream há mais de 10 anos, atualmente só existe vídeo integrado via processador, mas nem todos os processadores possuem vídeo integrado. O 3200G é um dos que possuem.

 

O pessoal diz que a placa ter saída de vídeo não significa que ela dá vídeo é justamente porque depende de um processador com vídeo integrado para isso. Se você colocar um processador sem vídeo integrado nesse tipo de placa-mãe, as saídas de vídeo simplesmente não terão utilidade.

  • Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!