Ir ao conteúdo

GPU indo a 0% de uso resultando no jogo congelar.

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, montei meu pc novo recentemente e estou experienciando congelamentos de tela jogando Valorant, CSGO e Motorsport Manager. Hoje, monitorei o uso de CPU e GPU via MSI Afterburner e percebi que sempre que ocorre os congelamentos a placa de vídeo vai pra 0% de uso (ou perto disso). O que mais me intriga é o fato de que em outros jogos, alguns até mais pesados para GPU, isso não acontece.

Drivers atualizados diretamente dos sites das fabricantes e temperaturas abaixo dos 60ºC.

Alguém sabe o que pode ser?

Jogos que a tela congela:
CSGO, Valorant e Motorsport Manager.

Jogos que já testei e não experienciei congelamentos:
The Crew 2, LoL, GTA 5, Rainbow Six.

Config:

Ryzen 5 2600

B450 Aorus M

GTX 750 (único componente que não troquei)

Memórias NETAC 2x8gb 3200MHz

XPG Pylon 550W

Postado

Montei meu pc e ficou desse mesmo jeito, para resolver eu fui nas configuraçoes do msi e ativei essa opção e passou a usar a gpu

image.thumb.png.6ded81489f1fbd65b7a7575d8c3afcf4.png

Ativar monitoramento unificado do uso da GPU, funcionou pra mim testa ai

• Curtir 1
Postado

A GPU cair a 0% na maioria das vezes é indício de problemas de temperatura nela ou no processador, também pode ser algum problema relacionado com instabilidade na memória RAM. Como estão as temperaturas dos seus componentes durante os jogos?

Postado

@GuilhermeGB GPU e CPU abaixo dos 60ºC. Imaginei que poderia ser RAM pois estava com algumas telas azuis no windows relacionadas a memória, contudo, fiz o teste de memória do windows e não deu erro nenhum, fora que as telas azuis pararam.

• Solução
Postado
4 minutos atrás, teixeira2 disse:

@GuilhermeGB GPU e CPU abaixo dos 60ºC. Imaginei que poderia ser RAM pois estava com algumas telas azuis no windows relacionadas a memória, contudo, fiz o teste de memória do windows e não deu erro nenhum, fora que as telas azuis pararam.

Você usa o XMP dessas memórias para 3200MHz, certo? Já tentou desativar?

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Então tanto processador quanto a placa de vídeo estão abaixo dos 60ºC, certo?

Sim

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Esse seus jogos estão instalados em HD ou SSD?

Todos no HD. Já verifiquei a saúde dele, está como saudável.

Postado
1 minuto atrás, teixeira2 disse:

Sim

Todos no HD. Já verifiquei a saúde dele, está como saudável.

Certo. Todos os três jogos com problema possuem requisitos bem baixos para rodar, menos até que GTA V e The Crew 2, o que leva a crer que o problema de desempenho não é exatamente causado pela placa de vídeo. CS:GO e Valorant mesmo são dois jogos que o pessoal costuma rodar numa taxa de FPS bem elevada, e isso pesa muito mais no processador, o que também pode forçar um pouco na RAM. Faça algum teste de estresse no processador e verifique se encontra algum problema de estabilidade.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Problema na memória RAM, pelo visto. 

Testei com CPU + FPU + Ram e deu falha. Isolei ambos e apenas a RAM apresenta falha.

Infelizmente comprei elas pelo Ali, é para ter garantia, só não sei como funciona e se é possível acionar.

image.png.5cbf2fdea2384cb41117426b363bfce9.png

Edit:

Desativei o XMP e coloquei os MHz no auto, agora tá rodando em 2666. Aparentemente ficou estável.image.png.14b07085832933c3521670561b9c08ee.png

Postado
3 horas atrás, teixeira2 disse:

@GuilhermeGB Problema na memória RAM, pelo visto. 

Testei com CPU + FPU + Ram e deu falha. Isolei ambos e apenas a RAM apresenta falha.

Infelizmente comprei elas pelo Ali, é para ter garantia, só não sei como funciona e se é possível acionar.

image.png.5cbf2fdea2384cb41117426b363bfce9.png

Edit:

Desativei o XMP e coloquei os MHz no auto, agora tá rodando em 2666. Aparentemente ficou estável.image.png.14b07085832933c3521670561b9c08ee.png

Sim, por isso pedi pra você testar sem XMP, às vezes ele não funciona de forma estável, varia muito de conjunto pra conjunto. Pode ser qualquer coisa aí, problema na própria memória RAM, problema com a versão da BIOS da placa-mãe, ou limitação do próprio processador, pois alguns Ryzen mais antigos não conseguiam rodar RAM em frequências muito altas de forma estável.

Postado
2 minutos atrás, teixeira2 disse:

@GuilhermeGB Infelizmente não resolveu 100% do meu problema. Os congelamentos diminuíram, e muito, mas ainda ocorrem. Dá pra dizer que o problema é na ram? Se for, vou tentar trocar/ver sobre a garantia.

Infelizmente não dá pra dar 100% de certeza, você teria que ter outra RAM para testar a confirmar. Hoje mesmo aqui no fórum estamos tentando resolver o problema de outro usuário com Ryzen 5 5600X, RTX 3050 e 2x8GB 2666MHz da Crucial com problemas de pequenos congelamentos no CS:GO também. Ainda não descobrimos a causa, mas eu estou achando que o problema está no jogo e não no hardware.

• Curtir 1
  • 6 meses depois...
Postado

Ola galera.... Se ainda tem alguém que ta olhando aqui... To com problema similar mas eah ao contrario... Se deixo meu PC ligado parado ele vai pra 0% e congela... Mas se eu deixar algum jogo aberto ele não congela nunca mas se eu fecho o jogo em questão de segundos ele congela a imagem... alguém com alguma ideia?

Intel(R) Xeon(R) CPU E5-2670 v3 @ 2.30GHz   2.30 GHz

16,0 GB de ram 3200 

Windows 11 Pro (Mesmo no Windows 10 causa isso)

GTX 1060 6GbVram PNY

NVMe(win) // SSD // HD  

Comprei tudo novo na Ali mas ta com esse problema e ja passou do tempo que posso fazer a disputa e ninguem me responde lá

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...