Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A GTX 550TI é bem superior.

Vejo falaram que as GPUs da linha GT basicamente servem apenas para "dar" vídeo, pois são extremamente fracas.

Sobre o VRAM, ele basicamente serve para definir qualidade de textura, sombra, tamanho da resolução e etc.

VRAM tem sua importância, porém o que deve levar em consideração é o chip gráfico... Onde a GTX 550TI é bem superior ao GT 430.

Postado
23 minutos atrás, Uca Senjü disse:

Galera, estou com uma GT430 2GB e uma GTX 550Ti 1GB.

Qual dessas é melhor? E porque?

Me disseram que a GTX é a melhor do que a GT, mesmo sendo com 1GB a menos.

Alguém poderia me explicar?

A série GTX, no geral conta com arquitetura mais recente, o que possibilita rodar jogos e outros programas gráficos com mais eficiência, aproveitando melhor as tecnologias mais recentes, como o DirectX por exemplo. Estas e outras informações você pode ver aqui:

Note que, nas especificações de clock, taxa de transferência das memórias, versão de PCIe suportada, etc., há mudanças evolutivas conforme a evolução das placas. Então, mesmo com menos VRAM, a GTX 550 TI é mais rápida e tem suporte a tecnologias mais atuais se comparada à GT 430.

Para mais informações, seguem anexos os dados das duas placas abaixo para análise.

imagem_2022-06-01_181350412.png

imagem_2022-06-01_181432025.png

imagem_2022-06-01_181458062.png

16 minutos atrás, Shelby_ disse:

A GTX 550TI é bem superior.

Vejo falaram que as GPUs da linha GT basicamente servem apenas para "dar" vídeo, pois são extremamente fracas.

Sobre o VRAM, ele basicamente serve para definir qualidade de textura, sombra, tamanho da resolução e etc.

VRAM tem sua importância, porém o que deve levar em consideração é o chip gráfico... Onde a GTX 550TI é bem superior ao GT 430.

Isso que o @Shelby citou explica bem o que eu linkei acima.

• Curtir 2
Postado
5 minutos atrás, Uca Senjü disse:

@Shelby_  Tipo, meu processador, tem 2GB de Vram.

Somando com a da placa de vídeo, ficam 3GB de Vram, conta ?

Não entendo muito ainda sobre GPUs

Captura de Tela (51).png

A VRAM das placas não é somada, porque a VRAM da placa integrada é compartilhada com a RAM do PC, enquanto a VRAM da GPU dedicada não é, por isto que chamamos de "placa de vídeo dedicada". Porque ela não é compartilhada com a RAM do PC, sendo específica, ou "dedicada", a rodar aplicações gráficas.

Além do mais, quando se trata de jogos, o jogo usa ou a placa integrada ou a dedicada. Isto fica configurado no menu do jogo, ou, caso não haja uma opção para seleção, é possível configurar pelo painel da NVIDIA. Isto significa que, se você colocar um jogo para rodar usando a memória dedicada da placa NVIDIA, o jogo usará apenas o 1GB de VRAM da GTX 550 TI e ignorará os 2GB de VRAM da placa integrada, pois ela não está sendo utilizada.

Postado

VRAM é uma coisa e RAM é outra.

A VRAM é destinada exclusivamente à performance das placas de vídeo.

O que vejo acontecer é quando o uso da VRAM ultrapassa, o sistema utiliza uma parte da RAM como “plano B”.

Postado
2 minutos atrás, Shelby_ disse:

VRAM é uma coisa e RAM é outra.

A VRAM é destinada exclusivamente à performance das placas de vídeo.

O que vejo acontecer é quando o uso da VRAM ultrapassa, o sistema utiliza uma parte da RAM como “plano B”.

É bom esclarecermos a ele que, no caso das placas integradas, uma parte da RAM já fica reservado para a VRAM da placa. No caso de um PC com Ryzen 5600G e 8GB de RAM, por exemplo, apenas 6 dos 8GB de RAM serão utilizáveis, pois 2GB estarão separados para a VRAM da placa integrada Vega 7. Se, ainda assim, o uso de VRAM ultrapassar, ou, no caso das dedicadas, caso ultrapasse o limite de VRAM, aí pode acontecer isso daí mesmo.

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, Uca Senjü disse:

@Shelby_  Tipo, meu processador, tem 2GB de Vram.

Somando com a da placa de vídeo, ficam 3GB de Vram, conta ?

Não entendo muito ainda sobre GPUs

Captura de Tela (51).png

Isso aí quer dizer que sua placa de vídeo tem capacidade de usar até 2GB da sua memória RAM como auxiliar para a memória de vídeo, no entento, a memória RAM do PC tende a ser muito mais lenta que a memória de vídeo, fora as latências para comunicação, então acaba que seu desempenho é prejudicado quando você ultrapassa o limite de 1GB dedicado e começa a usar a memória RAM para auxiliar.

Postado

@GuilhermeGB

Ah sim entendi agora.

Como meu objetivo é apenas o league of legends, creio que não haverá problemas com 1GB

Estou vendo que meu FPS tem caido uns 5 minutos após iniciar o jogo.

De 350 vai pra uns 150, o que poderia ser?

Postado
18 minutos atrás, Uca Senjü disse:

@GuilhermeGB

Ah sim entendi agora.

Como meu objetivo é apenas o league of legends, creio que não haverá problemas com 1GB

Estou vendo que meu FPS tem caido uns 5 minutos após iniciar o jogo.

De 350 vai pra uns 150, o que poderia ser?

Podem ter diversas causas, uma delas pode ser problema de temperatura no processador ou placa de vídeo.

Postado

@GuilhermeGB

Meu processador se mantem sempre em 41ºC

Porém a placa de vídeo ta subindo muito a temperatura, pra 80ºC só com o lol

Aumentei a velocidade da Fan pra 100% mas mesmo assim, continuo com a queda de FPs, e a temperatura em 75ºC

Postado
4 minutos atrás, Uca Senjü disse:

@GuilhermeGB

Meu processador se mantem sempre em 41ºC

Porém a placa de vídeo ta subindo muito a temperatura, pra 80ºC só com o lol

Aumentei a velocidade da Fan pra 100% mas mesmo assim, continuo com a queda de FPs, e a temperatura em 75ºC

75-80ºC ainda é uma temperatura OK, desde que não passe disso. A GTX 550 Ti usa a arquitetura Fermi, muito famosa por esquentar um pouco acima do normal. Uma coisa importante que você ainda não mencionou, qual é o modelo da sua fonte?

Postado

Fortrek é uma marca que faz produtos genéricos e de baixa qualidade, eu particularmente recomendaria troca-la assim que possível.

E sobre o que perguntei, você utilizou o DDU para limpar os drivers da sua GPU antiga?

Postado

@Shelby_ Não, na verdade não sei o que é, sou leigo sobre esses assuntos.

Sobre a Fortrek, peguei na promoção da Kabum, por 99,00, eu tinha uma Fonte bomba de 30R$ 230W

Consegui reduzir a temperatura da placa, agora fica em torno de 44ºC

Porém ainda estou com essa queda bruta de FPS

DDU Seria o Display Drive Uninstaller?

Postado

Sempre que é feito a troca de GPU, é necessário desinstalar os drivers da GPU antiga através do DDU.

Assim evitará qualquer tipo de conflito de drivers que possa gerar ao utilizar a nova GPU.

Possa ser que isso seja a causa da queda de FPS. (Há uma chance, mas não irei afirmar).

Baixe o DDU (Display Driver Uninstaller) e desinstale todos os drivers existentes.

Após isso, baixe o driver da sua GPU diretamente do site da NVIDIA.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...