Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E ai galera, beleza?

Novamente uma dúvida quanto ao upgrade que estou fazendo.

Fiz um bem bolado e peguei uma Ryzen 5 5500 por R$550 e duas memórias de 8gb/3200mhz por R$330.

O problema que me falaram que vou ter que atualizar a BIOS da minha placa-mãe para suportar a série 5500 porque minha placa-mãe é a ASUS A320M-K Prime.

Quanto a isso tudo bem, já estou até vendo vídeos de como fazer e tal, mas a dúvida vem a seguir:

Para atingir os 3200mhz das memórias eu vou precisar fazer overclock nelas? É perigoso dar problema fazer o overclock para 3200mhz? Se eu não fizer o overclock elas vão funcionar em quantos MHz (se é que vão funcionar)?

É melhor pegar uma placa-mãe nova? Qual? *não muito cara.

Agradeço a atenção desde já.

Postado

Sim, terá que atualizar a BIOS para que sua MB tenha suporte para o Ryzen 5000 (BIOS v.6042).

E sobre a RAM, sua MB suporta RAM de até 3200Mhz... basta ativar o XMP/D.O.C.P na BIOS para que suas RAMs funcionem em 3200Mhz.

• Curtir 2
Postado
37 minutos atrás, Marcus V. Espíndola disse:

Para atingir os 3200mhz das memórias eu vou precisar fazer overclock nelas? É perigoso dar problema fazer o overclock para 3200mhz? Se eu não fizer o overclock elas vão funcionar em quantos MHz (se é que vão funcionar)?

Só entrar na BIOS e ativa o Perfil XMP para rodar em 3.200mhz.  

Não é perigoso pois o XMP é um "overclock" padronizado pelo próprio fabricante, quando ativa o perfil automaticamente ele já calibra os timing e tensões para os valores necessários.

Vai ter que ativar e ver como se comporta, se tiver instabilidades ou tela azul[algo que pode acontecer] vai ter que setar elas manualmente em 3000mhz e ver como se comporta, mas no geral deve funcionar sim sua MB suporta até os 3200mhz tranquilo.

O 5500 consta na lista de suporte da sua MB

https://www.ASUS.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/PRIME/PRIME-A320M-K/HelpDesk_CPU/  só precisa atualizar a BIOS para a versão que oferece o suporte.

Todavia, se tiver grana para uma MB nova manda bala, B450 ou B550 seriam boas pedidas.

• Curtir 2
  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...